Na estrutura orgânica da RMTC estão dispostos os principais agentes públicos e privados que respondem pelos serviços, a saber:
As concessionárias privadas acham-se vinculadas à prestação dos serviços na RMTC por força dos Contratos de Concessão celebrados em 25/03/2008, derivados da Concorrência CMTC nº 01/2007, estando todas as empresas, inclusive a estatal Metrobus, submetidas, ainda, aos termos do Regulamento Operacional aprovado pelo art. 3º da Deliberação CDTC-RMG nº 60, de 27/11/2007, e demais atos normativos baixados pela CDTC-RMG e pela CMTC.
ESTRUTURA DA REDE
A RMTC abrange, na forma da lei de sua instituição, o município de Goiânia e mais 18 municípios que formam o seu entorno, cuja área territorial somada é de 6.576 km².
Dos 19 municípios atendidos pela RMTC, destacam-se cinco deles, todos conturbados: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianira. Nestes municípios residem 2.345.734 habitantes, representando 93% do total de habitantes dos municípios constituintes da RMTC.
A RMTC é formada por cerca de 3 (três) centenas de linhas de ônibus, com um modelo de ampla integração físico-tarifária entre elas, estruturada através de 21 terminais de integração e pontos de conexão eletrônica, distando os locais de integração em média 600 metros de qualquer residência, o que possibilita o atendimento de qualquer desejo de viagem, para qualquer destino em toda a RMG, pagando-se uma única tarifa integrada, fato este pioneiro no Brasil.
INFRAESTRUTURA
O sistema viário que serve de berço à operação dos serviços da RMTC, abrangendo trechos de linhas urbanas e trechos de linhas intermunicipais de características urbanas (linhas semiurbanas), é 99% revestido de pavimentação asfáltica, e suporta razoavelmente bem o tráfego compartilhado de veículos de transporte individual e coletivo.
O viário está hierarquizado com vias secundárias, nos bairros periféricos, por onde circulam os ônibus das linhas alimentadoras; vias arteriais por onde trafegam os ônibus das linhas de eixo; e rodovias, que são percorridas pelos ônibus das linhas semiurbanas. Não há diferenciação de revestimento asfáltico por tipo de vias.
O conjunto de centenas de milhares de pessoas que usam, diariamente, o transporte público coletivo é o principal cliente das vias públicas. Os ônibus usam cerca de 2,6 mil quilômetros da rede viária na região metropolitana de Goiânia, mas apenas cerca de 36 km tem alguma prioridade para o coletivo (corredor exclusivo ou preferenciais). Os ônibus do transporte público coletivo percorrem, mensalmente, cerca de 200 voltas ao redor da terra.
Nesta extensa malha viária, são nas vias arteriais que estão inseridos corredores de transporte público coletivo, dentre os quais se destacam: Corredor Estrutural Leste-Oeste, desenvolvido na Avenida Anhanguera; Corredor Estrutural Norte-Sul, desenvolvido nas avenidas Goiás, 84, 90, 4ª Radial e Rio Verde; Corredores das avenidas 85, T-7, T-9, T-63, Universitária, Mutirão, dentre outros.
Em toda a rede são cerca de 8.375 pontos de parada de ônibus para embarque e desembarque de passageiros. A grande maioria dos pontos de ônibus necessita de instalações ou reforma dos abrigos.
Como infraestrutura de apoio à operação, as concessionárias contam com 8 instalações de garagens, cuja área somada é de 251.528 m². São 3 (três) garagens da empresa Rápido Araguaia (111.424 m²); 2 (duas) garagens da HP Transportes (64.104 m²), e 1 (uma) garagem da Viação Reunidas (15.000 m²), 1 (uma) garagem da Cootego (21.000 m²) e 1 (uma) garagem da Metrobus (40.000 m²).
POLÍTICA DA QUALIDADE DO REDEMOB. CONSÓRCIO
O RedeMob Consórcio, como desenvolvedor de soluções e serviços que promovam o transporte público coletivo de qualidade, para satisfação dos clientes e perenidade do negócio, assume o compromisso de implementar e manter seu Sistema de Gestão da Qualidade de maneira a assegurar:
Versão:5. Data: 13/06/2022.