Informações Institucionais

MODELO INSTITUCIONALAtualizado em 07/02/2018

O serviço de transporte público coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), constituída pela capital do Estado de Goiás e 17 municípios do entorno que são ligados por interesses econômicos e sociais comuns, está organizado em uma rede de serviços denominada Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC.

A RMTC representa a atuação sistêmica dos agentes responsáveis pela prestação do serviço, com tratamento unificado das questões afetas aos deslocamentos da população pelos meios coletivos de transporte, em tudo aquilo que conforma um sistema de transporte, ou seja, na sua dimensão físico-espacial (vias, terminais, corredores); logística (linhas, trajetos, horários, meios e forma de integração); de modelo de operação e de acesso dos passageiros ao serviço (tarifas, forma de pagamento, forma de controle), assegurando a universalidade, a acessibilidade e a mobilidade da população servida pela Rede que abrange 18 municípios que formam a Região Metropolitana de Goiânia.

Na estrutura orgânica da RMTC estão dispostos os principais agentes públicos e privados que respondem pelos serviços, a saber:

  • Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC-RMG) - órgão colegiado que constitui o Poder Concedente, composto por representantes do Estado de Goiás, da Capital do Estado e dos municípios que compõem a RMG, responsável pela formulação das políticas públicas do setor;
  • Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) - empresa pública que ostenta o papel institucional de braço executivo da CDTC-RMG e que exerce a missão de entidade gestora pública da RMTC, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, o gerenciamento, o controle e a fiscalização tanto da operação como da infraestrutura do serviço;
  • Concessionárias - Rápido Araguaia Ltda., HP Transportes Coletivos Ltda., Viação Reunidas Ltda., Cootego (Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás), e a estatal Metrobus Transporte Coletivo S.A., responsáveis pela produção e execução dos serviços ofertados na RMTC;
  • RedeMob Consórcio - Unidade organizacional operacional integrada de todas concessionárias da RMTC para: (I) operação da Central de Controle Operacional (CCO); (II) prestação do Serviço de Informação Metropolitano (SIM); (iii) gestão dos Terminais e Estações da RMTC; e (iv) operação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica - Sitpass;
  • Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET) - entidade sindical representativa institucional das concessionárias e agente responsável pela gestão da arrecadação tarifária da RMTC.

As concessionárias privadas acham-se vinculadas à prestação dos serviços na RMTC por força dos Contratos de Concessão celebrados em 25/03/2008, derivados da Concorrência CMTC nº 01/2007, estando todas as empresas, inclusive a estatal Metrobus, submetidas, ainda, aos termos do Regulamento Operacional aprovado pelo art. 3º da Deliberação CDTC-RMG nº 60, de 27/11/2007, e demais atos normativos baixados pela CDTC-RMG e pela CMTC.

ESTRUTURA DA REDE

A RMTC abrange, na forma da lei de sua instituição, o município de Goiânia e mais 17 municípios que formam o seu entorno, cuja área territorial somada é de 6.576 km².

Dos 18 municípios atendidos pela RMTC, destacam-se cinco deles, todos conturbados: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianira. Nestes municípios residem 2.345.734 habitantes, representando 93% do total de habitantes dos municípios constituintes da RMTC.

A RMTC é formada por cerca de 3 (três) centenas de linhas de ônibus, com um modelo de ampla integração físico-tarifária entre elas, estruturada através de 21 terminais de integração e pontos de conexão eletrônica, distando os locais de integração em média 600 metros de qualquer residência, o que possibilita o atendimento de qualquer desejo de viagem, para qualquer destino em toda a RMG, pagando-se uma única tarifa integrada, fato este pioneiro no Brasil.

INFRAESTRUTURA

O sistema viário que serve de berço à operação dos serviços da RMTC, abrangendo trechos de linhas urbanas e trechos de linhas intermunicipais de características urbanas (linhas semiurbanas), é 99% revestido de pavimentação asfáltica, e suporta razoavelmente bem o tráfego compartilhado de veículos de transporte individual e coletivo.

O viário está hierarquizado com vias secundárias, nos bairros periféricos, por onde circulam os ônibus das linhas alimentadoras; vias arteriais por onde trafegam os ônibus das linhas de eixo; e rodovias, que são percorridas pelos ônibus das linhas semiurbanas. Não há diferenciação de revestimento asfáltico por tipo de vias.

O conjunto de centenas de milhares de pessoas que usam, diariamente, o transporte público coletivo é o principal cliente das vias públicas. Os ônibus usam cerca de 2,6 mil quilômetros da rede viária na região metropolitana de Goiânia, mas apenas cerca de 36 km tem alguma prioridade para o coletivo (corredor exclusivo ou preferenciais). Os ônibus do transporte público coletivo percorrem, mensalmente, cerca de 200 voltas ao redor da terra.

Nesta extensa malha viária, são nas vias arteriais que estão inseridos corredores de transporte público coletivo, dentre os quais se destacam: Corredor Estrutural Leste-Oeste, desenvolvido na Avenida Anhanguera; Corredor Estrutural Norte-Sul, desenvolvido nas avenidas Goiás, 84, 90, 4ª Radial e Rio Verde; Corredores das avenidas 85, T-7, T-9, T-63, Universitária, Mutirão, dentre outros.

Em toda a rede são cerca de 8.375 pontos de parada de ônibus para embarque e desembarque de passageiros. A grande maioria dos pontos de ônibus necessita de instalações ou reforma dos abrigos.

Como infraestrutura de apoio à operação, as concessionárias contam com 8 instalações de garagens, cuja área somada é de 251.528 m². São 3 (três) garagens da empresa Rápido Araguaia (111.424 m²); 2 (duas) garagens da HP Transportes (64.104 m²), e 1 (uma) garagem da Viação Reunidas (15.000 m²), 1 (uma) garagem da Cootego (21.000 m²) e 1 (uma) garagem da Metrobus (40.000 m²).

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