Perguntas e Respostas (FAQ)

1. Como identifico o código do ponto em que realizo embarque/desembarque?

No aplicativo SiMRmtc, acesse o Menu – Início, com o GPS ativado, o aplicativo identifica sua localização no mapa, você pode escolher visualizar os pontos entre 250m, 500m e 1 km de distância da sua localização. Na tela aparecem alguns ícones, o “P” são os pontos próximos, ao clicar nele aparece o número do ponto, endereço e quais linhas atendem este local. Pelo site, na opção "Localize pontos de parada", insira o nome da Rua ou Bairro e faça a busca.

2. É possível saber os horários em tempo real dos ônibus da linha que desejo viajar?

Sim. Ao clicar na linha desejada o aplicativo mostra informações dos dois próximos veículos, clicando em cima do horário é possível ver o deslocamento, em tempo real, do ônibus (isso para quando a indicação estiver disponível). Caso ela não esteja, será mostrado o tempo programado para a viagem. O mesmo acontece quando a busca pela informação é feita através do site, na opção “Horários em tempo real”.

3. Como me informo sobre o trajeto de uma determinada linha?

Digite o número da linha no campo "Visualize sua linha" que se encontra no site https://www.rmtcgoiania.com.br. Feito isso, aparecerá uma tela com o mapa da linha simplificado. Você também pode clicar no ícone "Trajeto via Satélite" para visualizar o trajeto através do Google Maps. No App SiMRmtc, coloque sua localização e o destino, serão apresentadas sugestões de trajetos, horários de saída dos veículos e os tempos de viagens.

4. Como me informo sobre a freqüência de horário de uma determinada linha?

Digite o número da linha no campo "Visualize sua linha" que se encontra no site https://www.rmtcgoiania.com.br como explicado acima. Em seguida clique no ícone "Tabela de Frequência" para a consulta. No App SiMRmtc, faça a busca pelo número do ponto para saber os horários de cada linha.

5. Como identifico a linha que devo embarcar de acordo com o meu destino?

Informe a origem e destino do trajeto no campo "Planeje sua viagem" no site https://www.rmtcgoiania.com.br ou no App SiMRmtc e escolha sua rota.

6. O que é o I-Center e como posso utilizá-lo?

Acesse o link https://www.rmtcgoiania.com.br/sim/icenter e saiba tudo sobre o I-Center.

7. Como devo proceder para registrar uma reclamação, sugestão de melhoria ou um elogio sobre assuntos relacionados ao transporte público coletivo?

Entre em contato com o Call Center Rmtc, número 0800 648 2222. Acesse o link https://www.rmtcgoiania.com.br/sac para informações quanto aos horários de atendimento

8. Como posso manter-me informado de alterações de linhas, trajetos, horários, ou até mesmo de notícias da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo?

Consulte o nosso Blog através do link https://www.rmtcgoiania.com.br/blog/ e nele você encontrará o campo Notícias da Rede, que contém todas as informações relacionadas a mudanças de horários e trajetos, além claro de relevantes notícias sobre o transporte público coletivo.

Segurança

1. Como é feita a segurança dos usuários do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana?

O RedeMob Consórcio desde o ano de 2014 firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás no sentido de compartilhar com os órgãos de segurança acesso em tempo integral das imagens geradas pelas câmeras de vigilância instaladas em todos os Terminais de Integração e em veículos do transporte coletivo. Ainda por meio desta parceria, o RedeMob Consórcio possui assento e profissional alocado no Cento Integrado de Inteligência e Comando e Controle - CIICC da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Por meio da parceria com os órgãos de segurança pública, foi instalado em cada veículo do transporte coletivo em operação um botão de pânico, que após pressionado aciona a viatura de polícia mais próxima do ônibus para um o rápido atendimento da ocorrência.

É importante destacar que em matéria de segurança pública, nossa Constituição Federal prevê que: “ A segurança pública, dever do Estado, é direito e responsabilidade de todos.

2. Dentro dos terminais, como funciona a segurança?

O RedeMob Consórcio possui cerca de 600 câmeras instaladas em todos os Terminais de Integração da RMTC e 2.000 câmeras instaladas em veículos do transporte coletivo, tudo isto operada por meio de uma central de monitoramento. A central de monitoramento também está interligada ao Cento Integrado de Inteligência e Comando e Controle - CIICC da Secretaria de Segurança Pública do Estado, garantindo assim uma rápida ação dos órgãos de segurança.

3. O que é o Batalhão de Terminais?

Em 2018 o Estado de Goiás criou o denominado Batalhão de Terminais, grupamento especializado no patrulhamento ostensivo dos Terminais, contando com mais de 140 policiais dedicados a este patrulhamento. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de ocorrências criminais em terminais, apresentou queda de 79% no acumulado entre os anos de 2017/2018, após a criação do Batalhão de Terminais. O Batalhão de Terminal já realizou mais de 13 mil abordagens e recapturou 108 foragidos, foram registradas mais de 581 apreensões de drogas e oito apreensões de armas de fogo. Isso é algo inédito no Brasil.

4. Existem programas que são utilizados em momentos mais complicados, como dia de jogos com torcidas organizadas?

Sim. Sempre antes de eventos grandes, como jogos de futebol, a Polícia Militar e os profissionais do RedeMob Consórcio fazem reunião para definir estratégias de segurança. O reforço quanto a efetivo de Policiais nos principais Terminais é algo que sempre acontece. Também é oferecido as torcidas organizadas ônibus exclusivos com destino ao local do jogo afim de evitar que haja aglomerações nos Terminais.

5. E para as mulheres, em relação a casos de assédios, como elas podem se sentir protegidas e como recorrer em situações constrangedoras?

A RMTC conta com canais de comunicação aos clientes para fazerem denúncias. Os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp (98591-8952); nossos profissionais lotados nos Terminais e Ônibus (Motoristas) também são orientados a dar assistência e apoio em casos de assédio e outros tipos de ocorrências.

6. Como devo proceder caso presenciar roubo, assalto, assédio sexual, violência ou vandalismo em um terminal?

Entre em contato com o WhatsApp da segurança, número (62) 9.8591-8952, você será atendido por profissionais trabalham em parceria com a SSP que irá direcionar uma viatura para o local.

Sitpass

1. Onde eu retiro o meu Sitpass Fácil?

O Sitpass Fácil poderá ser retirado em qualquer bilheteria Sitpass existentes nos Terminais de ônibus e nos mais de 1700 pontos de venda de recarga de créditos Sitpass localizados na Região Metropolitana de Goiânia. Para a retirada do Cartão, será necessária a apresentação do CPF acompanhado do RG ou apenas o RG se neste constar o número do CPF.

2. Haverá necessidade de cadastro para obter e utilizar o Sitpass Fácil?

No momento de retirar o seu Sitpass Fácil você deverá informar apenas o número do CPF acompanhado do RG ou somente o RG se neste constar o número do CPF.

3. Posso ter mais de um Sitpass Fácil?

Não. Cada usuário poderá ter apenas uma unidade do Sitpass Fácil. Em caso de roubo/extravio a nova via só será emitida após o cancelamento da via anterior.

4. Como solicitar uma nova via do Sitpass Fácil e qual o valor a pagar pela nova via?

O beneficiário do cartão deverá ligar 08006482222 solicitando o cancelamento da via anterior. Em seguida deverá dirigir-se a um ponto de venda de recarga para retirar sua nova via. O valor a pagar será igual a cinco tarifas vigentes

5. Existe um limite máximo de utilização diária do Sitpass Fácil?

Sim. O usuário poderá utilizar até oito viagens por dia, de acordo com a disponibilidade de créditos existente em seu Sitpass Fácil.

6. Os créditos não utilizados em meu cartão poderão ser reembolsados?

Sim. Basta ir à qualquer bilheteria existente nos Terminais de ônibus ou nos pontos de venda de recarga Sitpass para fazer o seu reembolso. O reembolso é feito somente para titular do cartão que esteja portando um documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH) e o CPF original.

7. Onde consigo ver o saldo do meu Cartão Sitpass Fácil?

O saldo do seu cartão poderá ser visto nos pontos de recarga automática, nos pontos de venda de recarga Sitpass e nos validadores do ônibus no momento do uso.

8. O Cartão Sitpass Fácil será aceito nas linhas semi-urbanas que atendem a Região Metropolitana de Goiânia?

O Cartão Sitpass Fácil poderá ser utilizado normalmente nas linhas semi-urbanas da Grande Goiânia.

9. Em caso de perda/roubo do Cartão Sitpass Fácil, os créditos contidos nele serão transferidos para a nova via?

Os créditos existentes no Cartão Sitpass Fácil serão disponibilizados para validação em 24 horas após a aquisição da nova via do cartão devendo o usuário dirigir-se a um dos Pontos de Venda, máquinas de autoatendimento, bilheterias ou validadores dos ônibus para a inserção dos créditos.

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