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Residencial Portinari e Mendanha ganham nova linha
A partir de uma antiga reivindicação dos moradores da Região Portinari e Mendanha a linha 702 foi criada e já está disponível para os clientes.
A partir de agora os moradores do Residencial Portinari e Residencial Mendanha, que eram atendidos apenas pela linha 307 que passava na avenida La Paz, contam com mais uma opção naquela região, a nova linha 702. Esse benefício, que liga os dois setores, Portinari e o Mendanha ao Terminal Goiânia Viva e imediações, conta com uma significativa redução no deslocamento até os pontos de ônibus. Além disso, diminuiu a demanda da linha 307 por compartilhar o mesmo percurso na avenida La Paz até o Terminal Goiânia Viva, proporcionando praticidade aos clientes daquela região.
A região Portinari e Mendanha contam com um crescimento socioeconômico promissor. A extensão da linha passa por bairros importantes da capital tais como: Setor Parque Industrial João Braz, Residencial Goiânia Viva, Solange Parque, Tropical Verde e outros. Também atende uma demanda indispensável para os cidadãos dessas regiões. Neste sentido cerca de 1500 pessoas são beneficiadas e contam, nos dias úteis, com 28 viagens diárias disponíveis.
A diarista Nilsa Mendes Galvão, de 43 anos, passageira da nova linha 702, elogiou o novo atendimento. “Essa nova linha melhorou muito para os moradores do setor, antes precisavam esperar na Av. La Paz com o risco de ser assaltados, além de esperar ônibus cheios. Agora, desembarcamos direto no Terminal Goiânia Viva agilizando nossas viagens, sejam elas para o trabalho ou escola” declarou a diarista.
Confira os horários disponíveis:
O Terminal Goiânia Viva, que hoje recebe os usuários das regiões Portinari e Mendanha, conta com uma estrutura capaz de receber com comodidade e satisfação seus clientes. O terminal possui sanitários limpos e acessíveis, coleta de lixo seletiva, lanchonete, atendimento de qualidade e segurança. O terminal ainda faz a integração disponibilizando linhas que vão para o Terminal Vera Cruz, Bandeiras, Parque Oeste e Terminal do Dergo.
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Benefícios da ligação Isidória – Padre Pelágio já são constatados
Nova linha 009 – Isidória/Padre Pelágio implantada com sucesso no último dia 19 já atende aos moradores e trabalhadores.
A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) implantou uma nova ligação às regiões Sul e Noroeste da capital, integrando os Terminais Padre Pelágio e Isidória. Essa linha tem o potencial de ser um dos mais importantes eixos de transporte da capital, beneficiando milhares de trabalhadores e moradores de importantes vias como Av. Castelo Branco, Av. Mutirão, Av. 85 e Av. T-63.
A linha 009 reduziu o tempo de transporte. O Sr Ly César, que diariamente vai do Isidória para o Padre Pelágio comenta que “o tempo gasto no trânsito ficou bem menor. Antes eu gastava de 50min a 1 hora do Terminal Isidória ao Terminal Padre Pelágio. Então, pra mim, ficou ótimo mesmo”, destaca o cliente Ly César sobre a nova linha 009. A RMTC atende com as 73 viagens dessa linha nos dias úteis a uma demanda de nossa capital e tem sido muito utilizada pelos clientes.
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Região Oeste ganha melhorias no Transporte Coletivo
Região Oeste ganha novas linhas e implantação de novas viagens, com o intuito de beneficiar milhares de cidadãos
A partir do próximo sábado, dia 19/09/2015, a integração das linhas com o Eixo Anhanguera no entorno das rodovias GO-060 (Goiânia/Trindade) e GO-070 (Goiânia/Goianira) será ampliada. Essas melhorias estão sendo feitas para atender às demandas dos clientes da Região Oeste. Essa ação é uma continuidade do projeto de fortalecimento do Eixo Anhanguera como espinha dorsal do sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia – projeto iniciado em setembro de 2014. Nove linhas serão criadas, com incremento de 151 viagens em dias úteis, 101 no sábado e 73 no domingo.
Nova infraestrutura de transporte na GO-070
Na GO-070, entre Goiânia e Goianira, a integração ao Eixo Anhanguera será feita através de três novos Pontos de Conexão planejados estrategicamente nas proximidades dos bairros Primavera, Triunfo e Cora Coralina. O modelo de ponto de conexão já é adotado desde 2002 na área sul.
Novas linhas foram criadas e se integrarão ao Eixo Anhanguera no Ponto de Conexão Triunfo, a saber: (356 – PC Triunfo / Res. São Bernardo / Res. Paineiras, 357 – PC Triunfo / Triunfo II / Res. Florença) e Cora Coralina (352 – PC Cora Coralina / Res. Planalto, 353 – PC Cora Coralina / Res. Paranaíba, 354 – PC Cora Coralina / Vl. Adilair II, 355 – PC Cora Coralina / Res. Limoeiro).
Além disso, foram ampliados os atendimentos das linhas 310 e 150 que integrarão ao Eixo Anhanguera pelo Ponto de Conexão Triunfo. A linha 599 – Primavera fará integração em um novo Ponto de Conexão na GO-070 – PC Primavera. Por fim, a Linha 214 – Brazabrantes integrará no Terminal Goianira.
Segundo o Diretor Geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, “Este é um projeto que trará melhorias efetivas na mobilidade, com aumento de 36% no número de viagens das linhas que atendem a região. Esse fato impactará positivamente na qualidade de vida de milhares de pessoas”, esclarece.
Devido a essas mudanças o cliente do entorno da rodovia GO-070 passa a também ter benefícios nos custos de tarifa. Ao embarcar nas linhas locais (150, 310, 352, 353, 354, 355, 356, 357, 599) o cliente deverá utilizar o Cartão Sitpass para liberar a catraca, mas a tarifa não será descontada do cartão. Ao entrar na linha 113 (Eixo Anhanguera) ao utilizar novamente o cartão, o cliente terá debitada a tarifa de R$ 1,65. Em diversos casos, essas viagens anteriormente eram feitas com o desembolso de R$ 3,30. Para garantir esse benefício, o cliente precisa adquirir o Cartão Fácil Sitpass, que é gratuito na primeira via, em um dos mais de 2 mil pontos de recarga disponíveis. Mais informações podem ser obtidas no www.sitpass.com.br ou aplicativo Sitpass.
Nova integração ao Eixo Anhanguera na GO-060
As linhas 137, 140, 141, 311, 324, 338, 344, 598, 701 e 703 farão sua integração no Terminal Vera Cruz, onde os clientes poderão integrar ao Eixo Anhanguera. Esta ação irá impactar positivamente no trânsito entre Vera Cruz e Terminal Padre Pelágio, além de contribuir com a implantação de novas linhas e atendimentos de milhares de pessoas na área Oeste.
Novo atendimento ao Residencial Portinari
Será implantada uma nova linha que ligará o Residencial Portinari ao Terminal Goiânia Viva (linha 702), uma antiga reivindicação dos moradores do Residencial Portinari e imediações. Com essa nova linha, haverá significativa redução no descolamento dos clientes de suas casas para o ponto de ônibus. Além disso, a demanda da linha 307 será aliviada dando mais conforto para os clientes daquela região.
Novo atendimento ao Padre Pelágio – Isidória
Será implantada uma nova linha ligando o Terminal Padre Pelágio ao Terminal Isidória (linha 009), passando pela Av. Castelo Branco, Av. Mutirão, Av. 85 e Av. T63. Essa linha ligará a área Oeste à área Sul, inclusive contemplando a integração com o futuro BRT Goiás Norte-Sul (obra em andamento). Esta linha reduzirá a integração no terminal Praça A, impactando positivamente na vida de milhares de pessoas.
Comunicação com os clientes
Todos os novos serviços e ajustes operacionais estarão sendo divulgados para os clientes, no período de 16 a 22/09/2015. A divulgação será realizada por dezenas de profissionais em locais estratégicos (terminais e pontos de conexão), além de informações eletrônicas nos terminais geridos pelo Consórcio. A divulgação contempla previsão dos horários de partidas dos veículos, dos percursos, da integração com o eixo anhanguera e das novas linhas e atendimentos.
Em caso de dúvidas, nos primeiros dias de implantação, a RMTC disponibilizará os seguintes canais de interação: pelo telefone 0800-648-2222 e o endereço de e-mail [email protected]. Para possíveis informações a Central de Atendimento Exclusivo funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O usuário poderá também ter mais informações via twitter.com/rmtcgoiania, facebook.com/rmtcgoiania.oficial e www.rmtcgoiania.com.br
Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC)
Gerência de Marketing e Relacionamento
Assessoria de Comunicação -
HP Transportes recebe o maior Prêmio do Setor de Transportes
A HP Transportes recebeu, em 01/09/2015, o Troféu Ouro do Prêmio ANTP de Qualidade, tendo alcançado a pontuação máxima, na categoria: Operadoras Urbanas Metropolitanas.
Em cerimônia de premiação foi realizada na noite 01/09/2015 a HP Transportes (HP) consagrou-se como a grande vencedora. O evento foi realizado em São Paulo durante o Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) sendo concedido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
A HP Transportes tem sonhado com esse prêmio há bastante tempo. Na edição passada, a empresa ficou com o Trofeu Prata. Naquele momento dois pensamentos pairaram na cabeça dos dirigentes e profissionais da HP, um orgulho de ser reconhecido e o enorme desejo se chegar mais longe. Para isso, um grande esforço foi empreendido a fim de reforçar as boas práticas e o chamado “Amor por Servir”. A gestão da empresa se preocupou em alinhar todos os seus profissionais na busca da excelência de prestação de serviços para o cliente. A Sra. Indiara Ferreira, Diretora Executiva da HP Transportes destaca que o ” Amor por servir e a melhoria contínua são princípios que motivam nossos os colaboradores no dia-a-dia, melhorar continuamente o serviço prestado é o nosso grande desafio, enfatiza”.
Para alcançar esse respeitado prêmio nacional, a HP Transportes foi analisada por uma comissão independente. Dentre os itens analisados estão: situação dos processos operacionais e de comunicação com a sociedade, relacionamento, comunicação e ambiente de trabalho dos profissionais, além da satisfação dos clientes. Esse prêmio incentiva as empresas o compartilhamento das melhores práticas, melhorando a prestação de serviços à sociedade
Embora esse prêmio seja fornecido para as empresas de transporte, os grandes beneficiados são os clientes, pois o objetivo das empresas que concorrem é melhorar seus processos.
Conheça os outros ganhadores
TROFÉU OURO:
- HP Transportes Coletivos (Goiânia/GO) – categoria Operadora Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana
- BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito e Belo Horizonte (Belo Horizonte/MG)– categoria órgão Gestor de Transportes Públicos
TROFÉU PRATA:
- Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande/PR) – categoria Operadora Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana.
- Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Porto Alegre/RS)– categoria Operadora Metroferroviária.
TROFÉU BRONZE:
- Medianeira Dourados Transportes Ltda (Dourados/MS) – categoria Operadora Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana.
- Rouxinol Viagens e Turismo Ltda (Contagem/MG) – categoria Operadora de Serviços de Fretamento.
Sobre o prêmio
De acordo com a ANTP, esse prêmio de Qualidade é um Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos. Ele é concedido e mantido pela ANTP desde 1995 a cada dois anos, tendo caráter institucional e de reconhecimento público.
A ANTP destaca que os critérios escolhidos para o Prêmio ANTP de Qualidade são fundamentados em nas melhores práticas e conceitos gerenciais de organizações de elevado desempenho. Eles são agrupados em um modelo de gestão orientado para a obtenção de resultados cada vez melhores. Esses critérios foram desenvolvidos com o objetivo de fornecer aos participantes uma referência de práticas de operação e gestão mundialmente reconhecidas.
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Diminui o número de pessoas que usam o ônibus como principal meio de transporte
Balanço da NTU indica queda de 2%, em um ano, no número de usuários em Goiânia e outras oito capitais
O número de passageiros que usam o ônibus como o principal meio de transporte diminui a cada ano e tem preocupado os transportadores. Dados da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) revelam que, entre 2013 e 2014, a movimentação mensal de pessoas caiu 2%.
O estudo foi baseado em nove capitais: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Segundo a associação, o número de passageiros passou de 389 milhões, em 2013, para 382 milhões, no ano passado, o que representa 300 mil pessoas a menos transportadas por dia.
De acordo com o presidente da NTU, Otávio Cunha, a queda na preferência pelo transporte público se deve, entre outros motivos, aos longos congestionamentos nas cidades. “As pessoas têm buscado velocidade nos deslocamentos. Como os ônibus ficam cada vez mais parados no trânsito, os passageiros acabam optando por migrar para outros meios que colaborem para a redução no tempo de viagem”, alerta o presidente, ao citar motocicletas e bicicletas como alternativas escolhidas.
A solução, segundo Cunha, é a priorização da infraestrutura de transporte público para que os ônibus deixem de disputar espaços com os automóveis, como a implantação de mais BRTs (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês), além de corredores e faixas exclusivas. No total, apenas 79 cidades brasileiras possuem algum desses sistemas, enquanto existem 419 projetos – em obras ou em operação – que totalizam mais de 3,2 milhões de quilômetros de extensão.
As faixas exclusivas de São Paulo, por onde só trafegam ônibus, são uma prova de como o investimento em transporte público pode melhorar a velocidade nas cidades, na avaliação da NTU. No corredor “23 de Maio” houve aumento de 21,7% na velocidade média, entre 2012 e 2013. Os veículos que circulavam a 13,8 km/h passaram a trafegar a 16,8 km/h.
Já uma pesquisa realizada no BRT do Rio de Janeiro revelou que o tempo de viagem é a principal vantagem apontada por 86% dos usuários. O índice de satisfação dos passageiros que utilizam o sistema ficou em primeiro lugar, ultrapassando, inclusive, metrôs e trens.
Além da redução no número de passageiros que optaram pelo ônibus, outros indicadores também caíram, segundo o estudo da NTU. Entre eles estão a quilometragem mensal produzida, bem como o índice de passageiros por quilômetro. A tarifa média das tarifas também teve redução de 2,5%. “Como a arrecadação das empresas diminuiu, o setor perdeu condição de investimento em novos veículos. A idade média da frota aumentou 4,5%, passando de 4,4 anos, em 2013, para 4,6 anos, em 2014”, ressalta Cunha.
O preço do óleo diesel também aumentou 3%, em média. A alta no valor do insumo, que representa 23% dos custos do setor, tem causado impactos negativos junto aos transportadores. “Historicamente o governo incentiva o uso do transporte individual. O preço da gasolina sobe menos que o do diesel utilizado no transporte público. Além disso, as desonerações dadas à indústria automobilística, com estímulo ao financiamento, geram concorrência desleal com falta de prioridade ao coletivo.”
Planos de Mobilidade
A falta de prioridade aos sistemas coletivos de transporte é um dado relevante da pesquisa. Apenas nove capitais do país apresentaram Planos de Mobilidade Urbana ao Ministério das Cidades.
O prazo estipulado pelo órgão venceu em abril e a não apresentação das propostas resulta em dificuldade de obter recursos para o financiamento de novos projetos. E não foram só as capitais que negligenciaram a necessidade de investimento em transporte público: apenas 0,04% dos municípios acima de 20 mil habitantes apresentaram planos.
Otávio Cunha acredita que o dado é preocupante e reflete a falta de profissionais do setor no Brasil. “Falta pessoal qualificado para isso. Hoje os municípios não têm estrutura. Eles têm que contratar consultorias para fazer os planos, que, via de regra, são muito caros. Não há recursos para pagar por esse serviço”, justifica o presidente da NTU.
Fonte: Agência CNT de Notícias
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