• RedeMob Consórcio recebe visita

    27/11/2015 Categoria: Esclarecimentos

    Representantes da SPTrans (São Paulo) conheceram o sistema utilizado para gerir o transporte coletivo metropolitano de Goiânia

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    Na tarde de ontem, 26, o RedeMob Consórcio recebeu a visita de representantes da SPTrans, empresa que gere o transporte coletivo de ônibus da cidade de São Paulo. Os visitantes conheceram todo o trabalho que é feito para garantir o deslocamento de cerca de 600 mil pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

    Eles também visitaram o Terminal Garavelo gerido pelo RedeMob Consórcio que possui câmeras de vigilância, vigilantes, serviço de informação sobre linhas e horários de viagens, lixeiras, bebedouros, espaço funcional seguro, acessível, limpo e bem iluminado, salas de apoio operacional confortáveis, área de conveniência, telefones públicos, caixa eletrônico e outros serviços que oferecem praticidade para quem passa pelo terminal.

    Os motoristas e todos os que trabalham no terminal usufruem de espaço adequado para o seu descanso e alimentação, com refeitório, copa e vestiários mobiliados para oferecer conforto e promover uma convivência saudável.

    Na Central de Controle Operacional (CCO), os visitantes puderam entender como funciona o sistema ITS4Mobility da Volvo, Goiânia é a primeira cidade no Brasil – e também na América Latina – a utilizar essa solução que devido ao gerenciamento mais eficiente dos ônibus permite rastrear toda a frota em tempo real e ter acesso à informações sobre tempo de viagem, pontualidade e quantidade de ônibus em cada rota.

    São essas informações que tornam o site da RMTC e o aplicativo SIMRMTC eficientes, proporcionando mais comodidade aos usuários do transporte coletivo. Através do APP o cliente tem acesso ao fale conosco, que permite contato com o Call Center da Rede, avaliar o serviço, planejar viagens, ativar alarmes e consultar os pontos de recarga do cartão Fácil Sitpass.

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  • Empresas de ônibus de Curitiba e região dizem que sistema entrou em colapso e podem demitir dois mil funcionários

    27/11/2015 Categoria: Esclarecimentos

    Viações alegam defasagem na tarifa técnica e problemas em relação à desintegração da RIT.  Trabalhadores podem fazer greve na próxima semana

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    Ônibus em Curitiba. Demissões podem motivar greve na próxima semana.

    ADAMO BAZANI

    O sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana – Sindimoc informou nesta quinta-feira, dia 26 de novembro de 2015, que recebeu o Ofício do Setransp, sindicato que representa as empresas de ônibus, comunicando que as companhias podem demitir cerca de dois mil trabalhadores nos próximos meses e que não possuem dinheiro para pagar o 13º salário deste ano, além de salários de dezembro e janeiro.

    As empresas de ônibus alegam dificuldades financeiras e dizem que o sistema entrou em colapso (ver nota abaixo). Elas apontam entre os principais motivos para a situação, o que consideram defasagem da tarifa técnica hoje em R$ 3,21, valor fixado no final de mês de setembro pela URBS Urbanização de Curitiba S.A.

    Os empresários de ônibus classificam como ideal o valor de R$ 3,40 e tentaram na Justiça reverter o quadro, sem êxito.

    Além disso, as empresas de ônibus se queixam do fato de a desintegração da RIT – Rede Integrada de Transporte ter trazido prejuízos financeiros sem as compensações pelas integrações entre as linhas metropolitanas e da capital Curitiba.

    A desintegração financeira da RIT – Rede Integrada de Transporte ocorreu após desavenças políticas entre o prefeito de Curitiba , Gustavo Fruet,  do PDT, e o governador do Paraná, Beto Richa , do PSDB. Há dez anos, um levantamento das próprias empresas de ônibus mostrava que as finanças da RIT deveriam ser ajustadas, mas enquanto prefeito e governador eram do mesmo partido, o problema foi empurrado para baixo do tapete. Depois que entrou no executivo municipal Fruet, opositor do partido de Richa,  ninguém mais quis esconder o rombo.

    Diante do quadro de ameaça de não pagamento e também de demissões, o Sindimoc deve fazer reuniões e assembleias nesta sexta feira para decidir se os motoristas e cobradores entram em greve.

    Se for respeitado o prazo de 72 horas,  a greve de ônibus pode começar na próxima terça feira 1º de dezembro, afetando quase dois milhões de passageiros na capital paranaense e cidades vizinhas.

    Na segunda-feira dia, 30 de novembro, o Ministério Público do Trabalho do Paraná – MPT-PR  vai receber os trabalhadores e representantes de empresas para tentar resolver o impasse e evitar as demissões.

    ACOMPANHE A NOTA OFICIAL DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS:

    Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informa:

    1. O sistema de transporte entrou em colapso. A razão é o persistente descumprimento do contrato pelo poder concedente – problema que vem sendo apontado pelo Setransp há vários meses.  
    2. Esse não cumprimento causa desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão, entendido da seguinte maneira: a tarifa técnica atual (R$ 3,21) paga às empresas não cobre os custos da operação. 
    3. Para evitar a situação a que se chegou, as empresas buscaram incansavelmente o diálogo com a Urbanização de Curitiba (Urbs) na definição da tarifa técnica deste ano, requisitando o valor justo à luz do contrato. Para isso, apelaram até para a mediação do Ministério Público (MP). 
    4. No entanto, a Urbs, além de ter divulgado uma tarifa técnica insuficiente para o sistema funcionar, só definiu o valor no fim de setembro, SETE MESES depois do vencimento da data-base (26 de fevereiro). A situação é tão absurda que, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Curitiba é a única capital brasileira cuja tarifa cobrada do usuário (R$ 3,30) é maior do que a repassada às empresas (R$ 3,21). 
    5. Além disso, a desintegração do sistema de transporte no início deste ano levou a uma queda do número de passageiros, que, somada ao aumento dos custos, desequilibrou também a rede metropolitana. 
    6. Agora, no fim de 2015, com seu caixa deteriorado, as empresas se deparam com as seguintes contas:

      30 de novembro – pagamento da primeira parcela do 13º salário;

      Quinto dia útil de dezembro – pagamento da folha e encargos;

      20 de dezembro – pagamento da segunda parcela do 13º e do vale;

      Quinto dia útil de janeiro – pagamento da folha e encargos.

       

    7. Diante desse cenário e da falta de recursos, as empresas enviaram ofício ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) informando que o 13º não será pago integralmente no dia 30 de novembro e que todas as demais contas mencionadas acima poderão sofrer atrasos. Foi também comunicado ao Sindimoc que,  para se normalizar o pagamento de salários e demais benefícios trabalhistas em 2016, evitando os atrasos que geraram diversas paralisações no ano de 2015, será necessário o desligamento de 2 mil colaboradores, já que a remuneração paga pelo Poder Público é bastante inferior às despesas do sistema. 
    8.  As empresas lamentam profundamente ter que cogitar esse tipo de medida, mas infelizmente o sistema foi levado a ponto de não ter alternativa. Ou as empresas reduzem imediatamente despesas ou muito em breve entrarão em processo de falência, comprometendo o emprego de mais de 15 mil trabalhadores.
    9. Todas as medidas judiciais possíveis estão sendo tomadas pelas empresas, em caráter de urgência, para que as autoridades públicas sejam obrigadas a cumprir com suas responsabilidades e restabelecer imediatamente o equilíbrio financeiro do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, e esperamos que em breve tenhamos uma solução definitiva para esse impasse.

    Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

  • Motorista é reconhecido por postura no trabalho

    26/11/2015 Categoria: Esclarecimentos

    Profissional tem o hábito de conversar com passageiros antes da viagem e recebe elogios dos clientes

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    Na tarde de ontem, 25, foi gravada uma reportagem pela PUC TV com um dos nossos motoristas, o Sr. Roberto Rufino. O tema abordado foi o comportamento gentil dos profissionais com os clientes. Ele ficou reconhecido depois que um usuário do transporte coletivo gravou um vídeo que mostra o profissional conversando com os passageiros, se apresentando como motorista e desejando uma boa viagem a todos.

    Rufino trabalha há pouco menos de um ano no transporte coletivo, e relata que quando começou a trabalhar decidiu não ser mais um, ele queria fazer a diferença na vida das pessoas. “Eu gosto de ser bem tratado, hoje só se fala de ódio e guerra, então eu vejo que a população é muito carente de pessoas que sejam gentis e educadas”, pontua.

    De acordo com ele, os passageiros reagem muito bem à sua iniciativa e quando chegam ao terminal elas descem do ônibus e vão até a porta da frente para cumprimentá-lo e pedem que ele continue plantando gentilezas, “eles dizem que se sentem bem em viajar comigo”, diz. Rufino relata inclusive, que chega a ganhar presentes de clientes que ficam encantados com a sua postura.

    O motorista diz se sentir muito feliz e se emociona com o reconhecimento que recebe dos clientes, para ele é importante cada um fazer a sua parte. Ele orienta aos colegas que sejam cordiais pois, dessa forma também serão bem tratados. Ele sugere aos passageiros que sejam pacientes com os motoristas e lembra que dirigir um veículo grande exige muita habilidade.

    Antes de serem contratados pelas empresas, os profissionais passam por treinamento teórico e prático, depois de iniciarem suas atividades os treinamentos acorrem no mínimo uma vez por semestre. No treinamento teórico, entre outras coisas, é abordado o relacionamento com o cliente e a forma como o motorista se comporta no exercício da sua função.

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  • Jeitinho brasileiro: síntese do país que condena o governo, mas aceita “pular” algumas regras

    24/11/2015 Categoria: Esclarecimentos,Projetos e ações

    Pequenas corrupções nunca são malvistas pela população em geral, mesmo sabendo que alguém terá de pagar a conta no final

    Marcos Nunes Carreiro, Jornal Opção.

    Eixo Anhanguera, 11h08 da manhã do dia 18 de novembro de 2015. O ônibus do transporte coletivo para na plataforma e os passageiros começam a descer. O homem desce e interrompe a sua trajetória para observar o local por alguns minutos. Ainda não é horário de pico, então não há muitas pessoas entrando ou saindo do veículo biarticulado, embora já seja possível sentir que o fluxo começa a aumentar.

    Há algumas pessoas passando a catraca, mas nenhuma delas compra o bilhete no guichê da plataforma, mas com um dos ambulantes que vendem os ingressos ali. Um deles, um jovem, sequer compra a passagem. Chega com um copo na mão, aparentemente contendo um suco de abacaxi com hortelã e o equilibra sobre a grade com uma habilidade ímpar, mas é o próximo movimento que impressiona o observador: o garoto segura na grade e salta a catraca.

    A fiscal da Metrobus — empresa responsável pelo transporte público naquela linha — é também uma jovem. Talvez ela se sinta incapaz de forçar o rapaz a comprar um bilhete e por isso apenas o vê passar por si e ir esperar o ônibus junto com os outros passageiros. O observador da história fica ali; espera o veículo chegar; vê o rapaz entrar; o ônibus partir. Vira as costas, ultrapassa a catraca, ganha a rua e vai embora.

    O homem que viu a cena e permitiu que ela fosse contada aqui não sabe, mas pulos sobre as regras como esse têm um custo. Qual? Ah, não importa, afinal trata-se de uma malandragem, um jeitinho. Nada de mais. “O malandro fica na linha intermediária entre o ‘caxias’, que segue todas as regras, e o criminoso, que não segue regra nenhuma”. A fala do antropólogo Roberto DaMatta, tirada de uma entrevista concedida ainda em 2010, explica bem o porquê de uma malandragem não ser tão avessa assim à população.

    Mas o que é a tal da malandragem? Para DaMatta, é o dinheiro não declarado no Imposto de Renda, o sinal de trânsito que o sujeito fura, a gambiarra que as pessoas fazem para roubar energia. Acrescentemos o pulo da catraca. Vem daí aquela ideia de que o Brasil é o país da malandragem, do povo que se utiliza do jeitinho brasileiro para se locomover em sociedade.

    O estereótipo do país da malandragem não vem fazendo alusão àquele outro, o do “complexo de vira-latas”. Este foi preconizado por Nelson Rodrigues, e com razão para o período em que foi escrito, mas não é o ponto central desta matéria. A questão aqui é outra: trata daquelas ações ilícitas cometidas pelas pessoas, que as consideram erradas, mas não corruptas. Coisas como pular uma catraca. Trata-se da alegria carnavalesca do dia-a-dia, de vencer todas as possibilidades com o “jeitinho”.

    Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2012, aponta que 23% dos brasileiros não considera corrupção ações como subornar um guarda para evitar uma multa ou falsificar carteirinha de estudante. São pequenas corrupções. De novo: nada de mais. O “porém” da questão é que o país vive um momento de certa intolerância com a corrupção. Contudo, àquela praticada pelo governo; a do povo, não.

    “A malandragem”, afirma DaMatta, “é o sintoma de uma sociedade que tem uma relação ruim com o Estado”. Aí está. O povo resolveu cobrar mais de seus representantes, mas sua relação com eles continua ruim. Talvez por isso a população não se atente para o fato de que pequenas corrupções também dão prejuízo, um que se torna grande quando se somam todos os “jeitinhos” dados ao longo do tempo.

    No transporte público, por exemplo, atos como pular a catraca garantem um déficit de aproximadamente R$ 41 milhões no ano. Mas o poder público fala disso? Os empresários falam sobre o tema? Precisam falar, pois a solução para os problemas não passa apenas pela punição, mas principalmente pela conscientização das pessoas. Veio daí, então, a ideia de falar a respeito da situação.

    “Sem jeitinho, o Brasil tem jeito” é o nome da campanha lançada na semana passada pelo Set, Metrobus e pelo RedeMob Consórcio em parceria com secretarias do governo do Estado. O objetivo é conscientizar os usuários a não cederem às pequenas corrupções, como utilizar o cartão de estudantes e idosos, fraudando assim o uso do transporte público.

    Os motivos da campanha

    O universo de passageiros do transporte coletivo em Goiânia é grande. E 25% deles não pagam tarifa. São estudantes, idosos, deficientes físicos, carteiros do Correios, fiscais do trabalho, entre outros. Quem paga por esse custo são os outros passageiros, pois dentro da tarifa de R$ 3,30 está incluso esse valor que não é gasto pelos beneficiados. A esse cálculo dá-se o nome de subsídio cruzado.

    “Hoje, se fizessem uma lei dizendo que todo mundo precisa pagar a tarifa, o valor poderia ser 25% mais barata”, diz Décio Caetano, presidente do Set — órgão que até semana passada se chamava Setransp; a mudança se deu por um motivo: o sindicato mudou de nome para passar outra mensagem à população, a de que o órgão agora caminha “no sentido de avançar mais para um transporte público de qualidade”.

    Décio recebeu a reportagem na sede administrativa do Set, no Setor Aeroporto, para explicar o porquê da campanha. Décio diz que a ideia da campanha veio depois de uma ação que não deu certo. Ele começa explicando que a tarifa do Eixo Anhanguera é subsidiada pelo governo. O usuário que tem o Cartão Fácil paga R$ 1,65. O outro R$ 1,65 é custeado pelo governo. Quem não tem o cartão, paga R$ 3,30 normalmente. Atualmente, de acordo com Décio, 95% da população utiliza o cartão, afinal ninguém quer pagar mais caro.

    Contudo, o seguinte fato acontece: às vezes o usuário não tem o cartão, mas sempre tem alguém vendendo passagens. Essa pessoa, que geralmente está de colete Sitpass, tem o cartão e cobra da pessoa R$ 3,30. Porém, quando ele passa o cartão, é debitado R$ 1,65. Ou seja, essa pessoa ganha 100% de lucro. A questão: para cada vez que o cartão é passado, o governo tem que subsidiar mais R$ 1,65 para a Metrobus. Isto é, o Estado paga R$ 1,65 para que o cidadão também pague R$ 1,65. Mas, na verdade, o usuário está pagando R$ 3,30.

    Quem perde nessa história? O cidadão e o governo. Quem ganha? Só a pessoa que vende o bilhete. “E isso é fraude. O Estado gasta de R$ 6 a 7 milhões em subsídio de tarifa. Um valor que poderia ser menor, se não houvesse essa fraude”, afirma Décio. Aqui entra a proposta que não funcionou. Para resolver a questão, o antigo Setransp limitou o número de viagens por usuário a quatro. O objetivo era cercear a fraude.

    Foi feito um levantamento que constatou: apenas 1,19% de usuários do Eixo precisa fazer mais de quatro viagens por dia. Limitou-se o número de passagens. Às pessoas que representavam o 1,19% bastava pedir um aumento no número de viagens por dia. Para Décio, essa foi uma forma de não prejudicar o usuário e restringir a fraude. Porém, houve uma falha de comunicação e as pessoas reagiram. Resultado: tiveram que liberar. “Foi bom, pois partimos assim para a conscientização”, avalia.

    As fraudes

    Voltemos ao início da matéria. Pular catraca é, com certeza, uma das fraudes as quais a campanha pretende combater. Dados da RMTC registraram mais de 14 milhões de fraudes por ano nos terminais, plataformas do Eixo Anhanguera e dentro dos ônibus. No Eixo são 12,5 mil por dia, das quais 2,4% são de pulo de catraca; nos ônibus do sistema esse número chega a 37,8% no ano.

    Mas existem outras: acesso às plataformas pela pista exclusiva dos ônibus; pessoas que viajam na parte da dianteira dos ônibus e descem sem pagar; usuários que entraram pela porta traseira dos veículos; passageiros que passam de dois na catraca. Além disso, há aqueles que utilizam os cartões de beneficiados com passe livre ou meia passagem, caso de estudantes e idosos.

    “O estudante tem direito a 120 passagens por mês. Em alguns casos, ele usa para ir à escola pela manhã, mas a tarde o pai, a mãe ou um colega utiliza aquele passe. Isso é fraude, pois alguém está pagando por aquela passagem. O idoso da mesma forma. No mês passado, fizemos um convênio com o INSS, que nos mandou todos os óbitos existentes no seu cadastro. Fizemos um cruzamento com o nosso cadastro de beneficiados de passe livre. Só nesse primeiro mês, pegamos mais de 6 mil pessoas que já faleceram, mas continuam usando o ônibus”, relata o presidente do Set. Será o apocalipse zumbi?

    É sabido que o leitor gosta de comparações mais práticas. Ve­jamos: o levantamento feito pelo Set dá conta de que, sem as mais de 4 milhões de fraudes realizadas no cinco terminais e 19 plataformas do Eixo Anhanguera, seria possível disponibilizar mais de 50 ônibus novos para a operação do serviço. Mais: as mais de 6 milhões de fraudes dentro dos ônibus do sistema de transporte privam o passageiro de 63 novos veículos.

    Uma solução para o Eixo Anhanguera? Metrobus adere ao RedeMob Consórcio

    O transporte público de Goiânia tem muitas falhas. Ninguém nega — não há como negar e os motivos são muitos. Porém, se o serviço prestado está aquém daquele que a população espera, o RedeMob Consórcio é apontado como aquele que detém certo know-how, isto é, o conhecimento acerca da execução; sobre como fazer dar certo.

    Nos últimos meses, ouviu-se falar muito acerca de assaltos, arrastões e diversos outros casos de violência no transporte público de Goiânia. E a maioria dessas notícias está ligada diretamente ao Eixo. A questão, segundo os administradores, é que a Metrobus, sendo pública, tem dificuldades legais para dar respostas rápidas às demandas, como contratar seguranças para as plataformas.

    Por isso, a Metrobus, empresa responsável pelo gerenciamento da linha do Eixo Anhanguera, pretende entrar para o consórcio. Mas a Metrobus é uma empresa pública. Ela pode se associar a empresas privadas? De acordo com o presidente do órgão, sim. Marlius Machado afirma que é necessário apenas que haja uma autorização legislativa para que a ação seja concluída. “E já existe um projeto de lei, que está tomando forma no gabinete civil para ser encaminhada à Assembleia Le­gislativa em breve”.

    Nas palavras de Marlius, a Metrobus só tem a ganhar entrando no consórcio: “Sendo uma empresa pública, a Metrobus tem muitas amarras jurídicas e legais, o que nos impede de tomar ações rápidas. Por exemplo, para contratar uma empresa de segurança precisamos fazer uma licitação, o que demora em média 180 dias. Entendemos, então, que fazer parte de um consórcio que já tem know-how, nos dará condições de responder muito mais rápido à população, combatendo as várias situações de fraude e violência”.

    Isso não significa, porém, que a Metrobus será privatizada — não que a ideia esteja longe dos radares do governo; há muito se comenta sobre esta possibilidade. “Privatização não deixa de ser uma opção, mas esse não é o foco no momento em que visamos melhorar o transporte urbano. Traba­lhamos para que a empresa seja o mais eficiente possível. Esperamos que nos próximos dois meses já possamos dar uma resposta nesse sentido. Agora, a decisão por privatizar será do nosso sócio, que é o governo”, relata.

    Quem também comenta sobre esta solução para o Eixo Anhan­guera é Leomar Avelino, diretor-geral do RedeMob Consórcio. Ele afirma que temos tratado dessa questão com frequência, pois “parece ser uma prioridade da Metrobus: se integrar ao consórcio e utilizar do know-how que já temos na gestão de terminais, segurança e informação. Mas ainda não há uma definição”.

    Um dos méritos da RMTC foi ter reformado grande parte dos terminais de ônibus de Goiânia. Questionado se o mesmo será feito nas plataformas do Eixo Anhanguera, tornando-as mais parecidas com o que é visto em Curitiba ou Uberlândia, por exemplo, ele responde: “Não necessariamente. Na verdade é um conjunto de ações que precisa ser levado em consideração. A questão da estrutura é importante, mas a gestão é mais. Eu digo que colocar câmeras no Eixo Anhanguera e ter vigilantes nas plataformas em prol da segurança seria muito mais importante que uma mudança estrutural”.

    Uma questão prática: se der certo — e tudo indica que dará —, a tarifa aumenta? Segundo Marlius, não.

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  • Discussão sobre os desafios da mobilidade

    23/11/2015 Categoria: Mobilidade Urbana

    Debate expõe pontos do planejamento urbano que precisam ser revistos diante grande extensão da Região Metropolitana de Goiânia

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    Aconteceu no último dia 19, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) o debate “Densidade e mobilidade: problemas planejados, soluções emergentes”. O evento foi realizado pelo Fórum de Mobilidade, Condur/FIEG e ANTP Centro-Oeste. Ilésio Inácio Ferreira, presidente da Condur/FIEG, iniciou a reunião, depois Miguel Ângelo Pricinote da ANTP Centro-Oeste fez suas considerações e em seguida os dois palestrantes fizeram suas apresentações.

    O arquiteto e urbanista Anthony Ling, é co-fundador e CEO da Bora, startup em tecnologia de transporte, editor do site de urbanismo Caos Planejado apresentou vários conceitos de planejamento urbano e mostrou exemplos de grandes cidades no mundo.  “As cidades são quase como organismos vivos, e responde às interferências que os planos causam, é difícil controlar a densidade, pois as pessoas transitam entre lugares de forma espontânea” diz.

    Para Ling, as cidades brasileiras não foram planejadas e muitos dos problemas que temos hoje é consequência de ações do passado, mas quando a cidade se desenvolve de forma orgânica ela tem condições de resolver alguns desses problemas. Em relação ao planejamento sempre há imprevistos, a cidades e as pessoas se baseiam em tudo que é estabelecido como regra nos planejamentos urbanos.

    A professora da UFG Érika Kneib e também coordenadora do Fórum de Mobilidade fez uma exposição voltada para os desafios de mobilidade enfrentados pela região metropolitana de Goiânia. Com um plano diretor desatualizado na Capital e a falta do mesmo nas cidades que integram o sistema de Transporte Coletivo a mobilidade acaba sendo ineficiente.

    Segundo Érika, com base nos conceitos de planejamento urbano a Região Metropolitana de Goiânia que hoje é composta por 20 municípios está completamente desequilibrada. “Estamos diante de dispersão regional muito séria e isso tem agravado muito os problemas”. É necessário criar um sistema de ordenamento territorial compatível com o sistema de transporte coletivo que favoreça a mobilidade na região.

    Em seguida, iniciaram-se os debates entre os participantes e os palestrantes. Participaram do evento o Diretor Geral do RedeMob Consórcio e vice-presidente do SET Leomar Avelino, o Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) Murilo Ulhôa e outras pessoas ligadas ao transporte e à mobilidade na Região Metropolitana de Goiânia.

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