• RMTC promove Cantata de Natal para clientes do transporte coletivo

    14/12/2015 Categoria: Projetos e ações,Terminais de Integração

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    Os usuários do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia poderão assistir hoje, 14 de dezembro, às 17 horas, no Terminal Bandeiras uma Cantata de Natal, quem se apresentará será o Coral Vozes da HP Transportes. O evento também será realizado no Terminal Cruzeiro no dia 17 de dezembro, às 16 horas.

    O Coral Vozes da HP participou, na última sexta-feira, 11, do evento Natal de Luz da HP Transportes que lançou oficialmente a decoração de natal da empresa, o Grupo Cantoria também se apresentou na ocasião para centenas de pessoas que estavam presentes.

    A RMTC visa com essa ação promover a integração dos clientes e possibilitar o acesso à cultura e entretenimento sem que eles precisem mudar sua rotina, o intuito é trazer o clima natalino para dentro dos terminais.

    Então, não perca essa oportunidade!

     

  • Goiânia é escolhida para lançamento do ITS4Mobility América Latina

    08/12/2015 Categoria: Mobilidade Urbana

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    A Volvo Bus Latin America e a Ericsson lançaram no último dia 1º de dezembro, em Goiânia, o ITS4Mobility América Latina. O programa é uma versão do sistema já utilizado pelo RedeMob Consórcio para controle operacional e informação ao passageiro, que foi customizado pela Ericsson para a América Latina.

    O ITS4Mobility é uma solução global da Volvo Bus utilizada com sucesso em vários países da Europa, no Canadá e na África do Sul. No Brasil, a Região Metropolitana de Goiânia é a primeira cidade a utilizar o sistema e tem tido ótimos resultados em eficiência de transporte. Essa tecnologia permite acompanhar em tempo real o deslocamento dos veículos e essas informações são repassadas instantaneamente  ao cliente, proporcionando maior conforto. A capital goiana foi escolhida exatamente por ser uma cidade exemplo de como sistemas inteligentes conectam informações e pessoas em favor da mobilidade urbana e consequente melhoria da qualidade de vida.

    Estiveram presentes no lançamento Leomar Avelino Rodrigues, diretor executivo do RedeMob Consórcio e vice-presidente do Set; Luiz Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America e Jo Arne Lindstad; vice-presidente de Indústrias e Sociedade da Ericsson América Latina.

    Foram convidados cerca de 19 jornalistas especializados em transporte de passageiros e mobilidade urbana de todo o Brasil. Depois de acompanhar o lançamento, eles visitaram a sede do RedeMob Consórcio para conhecer na prática como o sistema funciona, além disso eles puderam entender o que é feito com as informações obtidas através do ITS4Mobility. Esses dados são usados para alimentar o site da Rmtc, o aplicativo SimRmtc e todos os outros serviços que fornecem informações em tempo real ao cliente do transporte coletivo.

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  • Goiânia será a primeira capital brasileira com transporte coletivo totalmente acessível

    04/12/2015 Categoria: Mobilidade Urbana

    Acordo assinado com o Ministério Público prevê que parte da frota que ainda não é acessível seja adaptada em no máximo 6 meses 

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    Aconteceu na tarde de ontem, na sede do Ministério Público de Goiás, uma reunião com as empresas de ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que as empresas se comprometem a disponibilizar uma frota totalmente acessível para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

    A reunião foi coordenada pela promotora Marilda Helena dos Santos, também estavam presentes Décio Caetano, presidente do SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia); Murilo Ulhôa, presidente da CMTC; André Jonas, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO);  Francisco Almeida, presidente do CREA-GO e Tênio do Prado, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB.

    Goiânia tem hoje uma frota de 1.439 veículos, desses apenas 118 ainda não são acessíveis. As empresas de ônibus têm duas opções para se adequar, elas podem adaptar os veículos já em funcionamento em um prazo máximo de 90 dias ou comprar veículos novos já adaptados, para isso o prazo é de 180 dias, no máximo.

    O presidente do SET, Décio Caetano destacou que, com o cumprimento do TAC, Goiânia será a primeira capital brasileira a ter 100 por cento da frota do transporte coletivo acessível a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. “Antes mesmo da lei de acessibilidade, há mais 15 anos atrás, comemorávamos a aquisição de cinco ônibus acessíveis. E hoje estamos aqui anunciando que quase mil e quinhentos veículos vão estar totalmente adaptados, isso é motivo de muito orgulho para nós”, ressaltou.

    O presidente do CREA-GO, Francisco Almeida parabenizou as empresas pelo compromisso assumido e se colocou à disposição para parcerias que visem contribuir para o bem estar da população. Já o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Tênio do Prado destacou a importância dessa iniciativa para a sociedade e frisou que o acordo representa uma evolução. A promotora de justiça, Marilda Helena dos Santos, lembrou que é necessário que a população fiscalize o serviço prestado e que o acordo é importante para atender as exigências legais já existentes.

    Além da frota convencional, a CMTC oferece também o transporte acessível especial para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e de baixa renda (que recebam até um salário mínimo e não possuam veículo) irem até unidades de saúde e de educação. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o cidadão solicite encaminhamento nos departamentos de Assistência Social das entidades credenciadas junto à CMTC. Atualmente, esse serviço atende 266 pessoas e seus acompanhantes em cinco rotas diferentes. Mais informações pelo telefones 3524-5071 e 3524-1851 / 0800 646 1851 (Ouvidoria CMTC).

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  • Em Manaus, ônibus terão biometria facial após fraudes de R$ 230 mil por mês

    02/12/2015 Categoria: Esclarecimentos

    A partir desta terça-feira (24) entrará em vigor o sistema de fiscalização por biometria facial no transporte coletivo urbano de Manaus. A medida é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus para tentar impedir fraudes com a utilização do cartão “Passa Fácil” meia passagem e dos direitos de gratuidade. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) calcula que o prejuízo mensal gerado ao sistema, com cerca de 120 mil irregularidades, alcance cerca de R$ 230 mil. A SMTU afirma que pessoas estariam utilizando o benefício de usuários que teriam morrido.

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    A resolução de nº 002/2015 da SMTU, que regulamenta a fiscalização da gratuidade e meia passagem no transporte coletivo por meio de biometria facial, será publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial do Município (DOM).

    Com a publicação, os equipamentos do sistema de fiscalização que foram instalados nos últimos três anos nos ônibus da frota convencional de transporte da capital começarão a ser usados para impedir fraudes e o uso indevido de cartões.

    A fiscalização no sistema de bilhetagem eletrônica será efetuada por avaliação facial com coleta de imagem quando o usuário se aproximar da catraca do ônibus e passar o cartão no leitor do chip. Se o portador do cartão “Passa Fácil” não for o titular, o sistema emitirá sinal sonoro a partir da segunda vez em que o cartão passar pelo validador.

    Após duas confirmações de uso indevido por terceiros, o titular do cartão terá o benefício suspenso até que o usuário se apresente no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) para tomar ciência da ocorrência  e solicite a reativação do cartão mediante assinatura de termo.

    Um Boletim de Ocorrência Policial deverá ser apresentado, com data anterior à suspensão, em casos de perda, furto ou roubo do cartão. Em casos de reincidência da irregularidade, o benefício do cartão será suspenso por seis meses. “O titular terá que assinar um termo de responsabilidade se comprometendo não deixar o cartão ser usado indevidamente”, enfatizou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

    Segundo o superintendente da SMTU, os equipamentos usados para o reconhecimento de identificação do usuário por biometria facial estão instalados em 1.410 ônibus que operam na frota convencional.
    Ele explica que o sistema de reconhecimento estava sendo testado e aperfeiçoado nos últimos anos antes de entrar em operação.  A implantação do reconhecimento biométrico facial integra um pacote de novas tecnologias que são incorporadas ao sistema após um investimento de R$ 50 milhões.

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    Para Pedro Carvalho, a medida terá impacto positivo devido à quantidade de fraudes ocorridas no sistema de bilhetagem eletrônica de Manaus. De acordo com o SMTU, p volume de casos chega a 120 mil por mês, sendo mais de 88 mil somente com usuários de meia passagem. Além de 32 mil casos envolvendo Carteiras de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O prejuízo mensal estimado é de R$ 230 mil.

    “Sabemos que tem pessoas usando cartão de usuários que morreram. Adulto usando cartão Passa Fácil de criança e até homem usando cartão de mulher. A nossa intenção é impedir o uso indevido porque temos a obrigação de corrigir essa irregularidade que provoca desequilíbrio e perdas ao sistema”, ressaltou o superintendente da SMTU.

    Inicialmente, o sistema de biometria facial terá como alvo os ônibus do transporte convencional, mas posteriormente a SMTU pretende expandir e utilizar no micro-ônibus do transporte alternativo.

     

    Matéria publicada no site

    http://meutransporte.blogspot.com.br/2015/11/em-manaus-onibus-terao-biometria-facial.html?m=1

     

  • Tribunal de Justiça entende que fraudes prejudicam o equilíbrio da tarifa e que a limitação de viagens no Eixo Anhanguera visa coibir essas práticas

    01/12/2015 Categoria: Esclarecimentos,Sitpass

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    No dia 18 de outubro de 2015, a justiça analisou o pedido do Ministério Público, e deferiu liminar para que o Set não limitasse o número de viagens pelo Cartão Fácil no sistema Eixo Anhanguera onde a passagem é subsidiada pelo governo, de forma que o acesso às plataformas mediante uso do cartão fosse feito de modo irrestrito. O Set cumpriu a decisão.

    No entanto, no dia 24 de novembro, o Desembargador Geraldo Gonçalves da Costa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entendeu que “a limitação imposta no sistema de tarifa reduzida do Cartão Fácil no Eixo Anhanguera visa coibir a ocorrência de fraudes que são prejudiciais ao equilíbrio da tarifa necessário à manutenção dos serviços de transporte público coletivo”.

    Dessa forma, o Desembargador suspendeu a liminar que permitia o uso ilimitado do Cartão Fácil no Eixo Anhanguera, e ainda destacou “que a medida fora objeto de prévia divulgação… e aparentemente atingiu parcela mínima do contingente de usuários” e que a “decisão recorrida gera perigo de lesão… aos cofres públicos, vez que possibilita a perpetuação das fraudes verificadas”.

    O Set reforça que é necessário que todos se conscientizem e se unam no combate à fraude. Grandes avanços foram feitos, inclusive a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, agora a justiça mostra compreensão das ações tomadas para coibir esse tipo de atitude.

    Nos próximos dias, o Set vai reprogramar o sistema para que a decisão do Desembargador seja cumprida, e reitera que a limitação é exclusivamente para combater a fraude e evitar o uso indevido do Cartão Fácil no Eixo Anhanguera.

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