-
Concessionárias atendem CMTC e colocam frota reserva em operação
As concessionárias de transporte coletivo da RMTC reuniram sua capacidade total de veículos e motoristas para atender à operação especial montada para substituir os 295 ônibus recolhidos pela Justiça como garantia de pagamento ao financiamento de parte da frota da Rápido Araguaia. Todos os ônibus reserva, previstos em Contrato de Concessão, estão sendo colocados em operação de forma a manter entre 85% e 90% das viagens em horário de pico e 100% da programação nos demais períodos.
A RMTC também adotará soluções de planejamento de forma que os corredores principais do transporte público recebam prioridade no atendimento, reduzindo o impacto sobre o fluxo de passageiros nas áreas mais populosas. Toda operação será acompanhada de perto pelos órgãos gestores do transporte público através da central de monitoramento do serviço, com recursos de GPS, Câmeras, fiscais de operação e equipes para enfrentamento de situações especiais.
Desde o último final de semana a RMTC e a CMTC iniciaram divulgação, nos terminais, de orientação aos usuários sugerindo compreensão e colaboração para que a excepcionalidade gere o menor volume de transtornos possível. O SET – Sindicato das Empresas de Transporte, informa que a empresa afetada está buscados recursos legais para liberação dos veículos impedidos pela justiça, alegando interesse público de alta relevância.
O Sindicato das empresas explica que a crise por que passa o setor de transportes é genérica em todo o país, tendo se agravado em Goiânia por imposição de novos custos. O SET menciona causas como perda de volume de passageiros, queda de velocidade do trânsito e diminuição da capacidade de novas viagens, aumento das distâncias com os novos bairros e ainda o fechamento das oportunidades de crédito por parte do mercado financeiro.
Tanto o Governo do Estado como a Prefeitura de Goiânia – ambos integrantes da Câmara Metropolitana de Transportes, manifestaram preocupação com a medida judicial e anunciaram disposição de apresentar recursos em defesa do interesse dos usuários do transporte. Também o sindicato dos Motoristas (SINDITRANSPORTE), trabalhadores do setor, manifestou sua preocupação e está acompanhando de perto a operação especial colocada em prática pelo Consórcio Metropolitano.
A operação especial será mantida até que seja resolvida a discussão jurídica, restando ao sistema o alento de operar em período de férias escolares e queda no volume de passageiros por conta dos feriados de final de ano. Todos os recursos disponíveis no sistema de transportes se manterão com carga total de operação de forma que, para o usuário, seja menor possível a percepção de mudanças.
-
O sonho de ter ônibus sem catraca na Região Metropolitana de Goiânia
Veículos do transporte público coletivo foram adaptados em ação promovida com a finalidade de compreender o comportamento dos clientes
Durante o mês de dezembro, o RedeMob Consórcio colocou nas ruas alguns ônibus sem catraca. Trata-se de uma ação de continuidade da Campanha de Combate à Fraude no Transporte Público Coletivo.
Até então, os resultados da Campanha tem demonstrado que a violência no transporte público coletivo, em boa parte, está diretamente associada às ações de fraudes quotidianas – a pessoa que comete fraude está predisposta a cometer violência pública.
Contudo, buscando entender melhor o comportamento do cidadão no uso transporte público coletivo, definir o rumo das próximas ações da campanha de combate à fraude e principalmente, medir a possibilidade de realizar um grande sonho – retirar as catracas dos ônibus na Região Metropolitana de Goiânia (18 municípios), alguns ônibus operaram sem a existência da catraca.
Duas hipóteses foram levantadas: sem a catraca a maioria dos clientes comete fraude – deixa de pagar a tarifa? É possível retirar a catraca de todos os ônibus?
A amostragem ocorreu em dois dias (9 e 16 de dezembro), em três veículos, nas linhas 196, 275, 518, 574, 576 e 578.
Inicialmente, as pessoas estranharam, porém a grande maioria agiu de forma correta e validou o bilhete ou cartão. No Total, considerando os dois dias, foram 1.406 embarques e 94 não pagaram a tarifa (cometeram fraudes). Isso representa 6,7% de evasão.
Expandindo os dados, é possível afirmar que, sem as catracas, a fraude dentro dos ônibus aumentaria em torno de 50% em relação à fraude medida dentro dos ônibus com catraca.
Conclui-se que, temos duas evidenciações / resultados: a positiva, independente de catraca a maioria dos clientes não cometem fraude = cerca de 93,3% pagam corretamente a tarifa; a negativa, a curto prazo, ainda não é possível retirar a catraca do ônibus.
Os resultados demonstram que há dois caminhos importantes a serem seguidos: o primeiro ligado à educação e o segundo relacionado ao fortalecimento dos valores sociais.
A Rmtc pretende, no próximo ano, desenvolver parcerias com escolas, associações de bairros, igrejas e outras instituições, nos sentido de trabalharem em conjunto para promover o entendimento e valorização da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Goiânia, em especial, do pilar denominado serviço de transporte público coletivo.
Semelhantes às cidades europeias, americanas e de Buenos Aires, continuaremos a perseguir o sonho de ser a primeira Região Metropolitana do Brasil a possuir um serviço de transporte público coletivo com ônibus sem catracas.
-
Câmeras no transporte coletivo contribuem para a segurança dos passageiros
O RedeMob Consórcio através da sua Central de Segurança de Transportes controla, em tempo real, cerca de 400 câmeras instaladas em 14 terminais da Região Metropolitana de Goiânia geridos pela empresa. Desde agosto do ano passado outras 920 câmeras registram tudo o que acontece em 230 ônibus que circulam nas ruas, são quatro câmeras em cada veículo, três delas filmam tudo que acontece no interior do veículo e outra mostra a visão que o motorista tem da rua.
Quando os controladores, que acompanham as câmeras, percebem algo estranho eles acionam o posto do RedeMob Consórcio dentro do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública (CIICC) que solicita rapidamente ao Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) o apoio da viatura mais próxima ao local da ocorrência. Os resultados alcançados foram muito positivos e a intenção é instalar os dispositivos gradualmente no restante da frota.
Os usuários do transporte coletivo podem denunciar casos de furto, roubo, violência sexual e ameaça à integridade física dentro dos ônibus e terminais da Região Metropolitana basta enviar uma mensagem de celular, via WhatsApp ou SMS, para o número (62) 8591-8952, informando o que está acontecendo e o número do ônibus ou o nome do terminal. O serviço funciona todos os dias das 4h30 à 1h da madrugada e trata exclusivamente de denúncias relacionadas à segurança pública.
O serviço de denúncia de crimes e atitudes suspeitas dentro dos ônibus e terminais da RMTC via WhatsApp é fruto de uma parceria firmada entre o RedeMob Consórcio e a Secretaria da Segurança Pública de Goiás com o objetivo de combater a criminalidade no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Grande parte das denúncias recebidas, cerca de 60%, está relacionada a casos de ameaça à integridade física, como brigas, ação de torcidas organizadas, vandalismo, pessoas armadas, dentre outros.
-
Trajeto da linha 269 voltará ao normal
A partir desta quarta-feira, 16, a linha 269 (Campus / Goiânia II / Centro), terá alteração de trajeto e voltará a ser como antes, portanto, deixará de atender, após a Avenida Perimetral Norte, as avenidas Pedro Paulo Souza, Afonso Pena e Rondônia, porém esse trecho continuará sendo atendido pela linha 268.
Agora, sentido Campus, o ônibus passa pela Avenida Perimetral; Avenida Presidente Kennedy; Rua Belo Horizonte; Alameda Contorno; Avenida Eng. Derval de Castro e Rua Dr. Napoleão. Os clientes do trecho da Avenida Perimetral deverão embarcar na Avenida Pedro Paulo Souza ou Avenida Presidente Kennedy.
No sentido Centro, a linha atende a Rua Dr. Napoleão e as avenidas Presidente Kennedy e Boulevard Conde dos Arcos. As alterações ocorreram por causa da liberação do tráfego no Viaduto/trincheira da Avenida Perimetral Norte com a Rodovia GO-080.
-
Extensão de linhas provocam mudanças de trajeto
A partir desta quarta-feira, 16, as linhas 502 (T. Veiga Jd./Pólo Empresarial – Via Terra Prometida) e 507 (T. Araguaia/Pólo Empresarial) terão extensão em seu trajeto.
A linha 502, continua na Rua 6, porém se estende até a rotatória com a Av. 1, onde foram criados dois novos pontos de parada (conforme ilustração abaixo), a Avenida Xavier Almeida não será mais atendida.
A linha 507, também continua na Rua 6, até a rotatória com a Av. 1, onde 4 novos pontos de parada foram criados e só depois passa pela Avenida Xavier Almeida. Apenas um trecho da Avenida Xavier Almeida deixou de ser atendido.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (6)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (8)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (680)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (148)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (18)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)
Posts recentes
- Terminal Dergo. Interdição a partir do dia 17 de março
- ENTREGA DA ESTAÇÃO VILA MORAIS
- CMTC lança novo serviço de atendimento aos idosos e PCDs
- ATENÇÃO CLIENTES DO TERMINAL BÍBLIA
- NOVAS ESTAÇÕES SÃO INAUGURADAS:
-
NOVA FROTA RMTC:
Mais 132 novos ônibus para frota do transporte coletivo - Perguntas e respostas sobre BRT Norte-Sul
- Confira o mapa do BRT Norte-Sul
- Conheça o atendimento do BRT Norte-Sul
- Conheça o BRT Norte-Sul