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Alteração de trajeto na linha 262 começa a valer hoje
A partir de hoje (30/03) o trajeto da linha 262 – Jd. Guanabara / Centro – será alterado. Agora o veículo passa da Rua Pitangui, depois pela Rua Juíz de Fora, em seguida pela Rua Itaúna e volta ao percurso antigo. Conforme figura abaixo:
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Para ofertar um serviço de qualidade setor de transporte precisaria de 50% a mais de receita
Dados da NTU mostram que custo do transporte gira em torno dos 30 bilhões, entretanto seriam necessários mais 15 bilhões para um serviço adequado
Com informações de Renato Siqueira – Revista Ônibus
De acordo com matéria publicada na Revista Ônibus o modelo de financiamento do transporte público onde a tarifa é o único canal de receita está se deteriorando e há a necessidade de revisão desse padrão. Associado a isso estão os incentivos ao transporte individual e as gratuidades, que contribuem para o reajuste da tarifa além da inflação e torna o transporte coletivo menos competitivo em relação ao carro.
Uma das opções para que o passageiro não arque sozinho com os custos seria a oferta de subsídios ao setor. A reportagem apresenta vários exemplos de cidades fora do Brasil que tem tido bons resultados com esse modelo de financiamento.
No Brasil, também há algumas propostas em tramitação para o custeio do transporte coletivo como a transferência de parte do Fundo Nacional do Idoso para arcar com a concessão da gratuidade tarifária para quem tem 65 anos ou mais e o repasse de parte do valor obtido com a venda de combustíveis em benefício de famílias de baixa renda.
Em entrevista à publicação, o pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Carlos Henrique Carvalho declarou que “não é possível, simplesmente, eleger um modelo e aplicar. Deve-se adotar os princípios que vão orientar as políticas públicas. Estas definirão, de maneira equilibrada, os segmentos que atualmente não contribuem para a melhoria do transporte urbano e que devem fazer parte da divisão desses custos”.
Reportagem completa:
http://revistaonibus.com.br/flip/onibus_93/index.html?Inicio=18&
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RedeMob Consórcio cadastra instituições de caridade interessadas em receber doações
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Projeto aprovado agrava penas de crimes praticados em transporte público
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou no último dia 2 de março um projeto de lei que prevê punição mais severa para crime cometido no ambiente do transporte público. Nesse caso, são considerados ônibus, terminais de passageiros, pontos de embarque e desembarque, táxis e mototáxis. Com isso, o juiz, ao definir a punição, deve levar este fato em consideração.
O PLS 253/2014 que teve parecer favorável do relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), o parlamentar fundamentou sua iniciativa em estatísticas que comprovam a larga incidência de roubos, furtos e outros delitos no interior de ônibus municipais ou nas estradas, nos metrôs e trens. Agora, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
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Ônibus urbanos perderam 900 mil passageiros por dia no país em 2015
Matéria Publicada no Blog Ponto de Ônibus
Redução foi de 4,2% em relação a 2014. NTU diz que números são explicados pela crise econômica. Dados confirmam informação do Blog Ponto de Ônibus sobre São Paulo
A perda anual de passageiros de ônibus urbanos em todo o país registrada na última década aumentou ainda mais em 2015.
De acordo com dados da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que reúne em torno de 500 viações, no ano passado, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia em 15 das principais cidades do país e uma região metropolitana, incluindo as maiores capitais, que somam quase dois terços da demanda dos passageiros de ônibus em todo o país.
O número significa uma queda de 4,2% em relação aos patamares de 2014. É o quarto ano de perda seguida e a maior registrada nesta década.
De acordo com o levantamento da NTU, se anteriormente o motivo da redução do número de passageiros foi a concorrência com outras formas de deslocamento, como carros e motos que receberam incentivos especiais do Governo Federal, desta vez segundo a entidade patronal, a crise econômica é que explica esta queda maior.
Segundo os empresários, a situação faz com que mais pessoas se desloquem a pé e também com desemprego, menos pessoas usam diariamente os ônibus para se deslocarem ao trabalho. Mesmo que saiam para procurar emprego, o número de viagens tende a ser menor que a rotina anterior.
As piores perdas, de acordo com este levantamento da NTU, divulgado a parte da imprensa, foram nas cidades de Curitiba e Goiânia com que de 8% e 7,9% respectivamente no número de passageiros em 2015. Em São Paulo, a queda foi de 0,9%, conforme adiantou o Blog Ponto de Ônibus. Veja em: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/02/02/onibus-de-sao-paulo-deixaram-de-transportar-26-milhoes-passageiros-em-2015/
Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo foram as cidades com as reduções menores de passageiros.
Para tentar reverter o quadro, a NTU sugere uma série de incentivos para o transporte público, como a criação de uma taxa por litro combustível para reduzir os aumentos nas tarifas.
Confira as cidades ou regiões metropolitanas pesquisadas pela NTU:
– Grande Porto Alegre: queda de 6,1%
– Joinville: queda de 4,3%
– Curitiba: queda de 8%
– Londrina: queda de 4,7%
– São Paulo: queda de 0,9%
– Rio de Janeiro: queda de 0,1%
– Belo Horizonte: queda de 6,5%
– Goiânia: queda de 7,9%
– Salvador: queda de 4,1%
– Aracaju: queda de 5,9%
– Maceió: queda de 0,8%
– Recife: queda de 5,2%
– Natal: queda de 5,2%
– Teresina: queda de 7,8%
– Fortaleza: queda de 2,2%
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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