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Chuvas causam atrasos nas linhas do transporte coletivo
As chuvas começaram a cair e já têm afetado o trânsito na região metropolitana de Goiânia e, consequentemente, a fluidez do transporte público.
Na segunda-feira, 2/10, a lentidão, fruto dos congestionamentos, causou atrasos em 59% das viagens, no período da manhã, entre o pico das 7h às 8h. Entre os locais afetados estavam: Avenida 85, T-9, T-63, T-10, T-7, Assis Chateaubriand, Avenida Goiás, Praça Cívica, Avenida César Lattes e BR-153, em Goiânia, e Avenida Rio Verde e Avenida São João, em Aparecida de Goiânia.
Os semáforos inoperantes em alguns pontos contribuíram para agravar a situação. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE), até amanhã ainda teremos pancadas de chuva fortes a qualquer hora do dia.
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Aplicativo mostra pontos de recarga do Cartão Fácil na Grande Goiânia
A fim de facilitar a vida do usuário do transporte coletivo da Grande Goiânia, o aplicativo oficial da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), SiMRmtc, exibe os pontos de recarga do Cartão Fácil. Assim é possível saber o local de venda mais próximo do passageiro.
A funcionalidade presente no aplicativo otimiza o atendimento e dá agilidade ao usuário do transporte público. Segundo a gerente do Sitpass da RMTC, Flávia Tillmann, existem hoje cerca de dois mil pontos de recargas espalhados pela região metropolitana da capital.
“O cliente não precisa embarcar no ônibus sem a passagem. A RMTC disponibiliza cerca de 2 mil pontos de venda de recarga distribuídos estrategicamente pela Região Metropolitana de Goiânia para facilitar o acesso ao produto. Além disso, através do aplicativo SiMRmtc o passageiro pode consultar o local mais próximo de recarga”, explicou ao jornal A Redação.
O aplicativo SiMRmtc, criado pela Rede em 2015, passou por uma recente atualização com o objetivo de aproximar a RMTC do usuário do transporte coletivo. Além de aumentar o relacionamento com o passageiro, o SimRmtc também permite ao usuário acompanhar o deslocamento dos ônibus em tempo real, planejar as viagens e programar alarmes para as linhas de ônibus marcadas como favoritas.
Fonte: A Redação
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Evento religioso muda trajeto de linhas em Goianira
Entre os dias 3 e 17 de outubro, parte da Avenida Goiás, no setor Central, em Goianira, será interditada para a realização da Festa em Louvor ao Padroeiro da cidade, São Geraldo. Dessa forma, as linhas do transporte público que atendem o local serão desviadas. Confira:
A linha 113 – T. Goianira / T. Pç. A sairá do terminal Goianira e passará pela Rua 4, Avenida Minas Gerais e Avenida José A. Gabriel, em seguida ela volta a para a Rodovia GO-070.
A linha 214 – T. Goianira / Brazabrantes, no sentido Terminal Goianira, desviará seu trajeto pela Rua 3 e Rua Guanabara. No sentido Brazabrantes, a linha passará pela Rua 4, Avenida Minas Gerais e Avenida José A. Gabriel até chegar à Rodovia GO-070.
A linha 332 – T. Goianira / Pq. Los Angeles, no sentido terminal Goianira, fará o retorno na Rodovia GO-070, depois passará pela Rua 3 e Rua Guanabara.
As linhas 350 – T. Goianira / St. Montreal e 351 – T. Goianira / Jd. Imperial, no sentido terminal, vão desviar pela Avenida José A. Gabriel, Rua 1, Rua 3 e Rua Guanabara.
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RMTC, poder público e entidades discutem transporte coletivo em Goiânia
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo, as propostas para melhorias do trânsito e os desafios da mobilidade urbana foram os temas debatidos durante um encontro, na tarde desta quinta-feira (28/9), promovido pela Organização Jaime Câmara, em Goiânia.
Presente no encontro, o diretor executivo da Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), Leomar Avelino, explicou ao jornal A Redação que um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que prestam o serviço de transporte público na Grande Goiânia são os vácuos residenciais nas regiões mais periféricas.
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
“A baixa densidade demográfica em algumas regiões prejudica muito o transporte público coletivo porque os ônibus buscam poucas pessoas muito longe e, consequentemente, realiza menos viagens. Quanto mais adensados os bairros na cidade, melhor vai funcionar o transporte público coletivo”, explicou.
Leomar Avelino concluiu dizendo que políticas públicas voltadas para a fluidez do trânsito colaboram com as empresas. “Se os ônibus conseguem trafegar em uma velocidade maior, temos condição de aumentar a quantidade de viagens para os passageiros e, como consequência, melhoramos o problema da superlotação no transporte público”.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), também participou do encontro e se declarou “feliz” com a iniciativa. “Ver que não é só a prefeitura que está preocupada com o transporte coletivo em Goiânia me encoraja muito porque sinto que não estou sozinho”, disse ao AR.
O chefe do executivo municipal reconheceu que a mobilidade urbana é um dos gargalos de Goiânia e ressaltou que a prefeitura investe em estudos sobre escalonamento do horário comercial. Para Iris, alternar os horários de funcionamento dos comércios é uma das soluções para o problema do trânsito na capital.
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
“Estabelecer a chegada alternada dos trabalhadores em seus locais de trabalho e dos estudantes em suas escolas melhoraria muito a fluidez do trânsito. Todo mundo saindo de casa no mesmo horário deixa o trânsito caótico. É uma mudança de comportamento da população, e vamos investir nessa ideia”, concluiu o prefeito.
O transporte público na Grande Goiânia é de responsabilidade de cinco empresas, que formam a Rede Metropolitana do Transporte Coletivo. O grupo atende 18 municípios, da região metropolitana, e transporta diariamente cerca de 300 mil pessoas.
Fonte: A Redação, confira aqui
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Mais de 3 mil pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia recebem adesivos QR Code e identificação
Todos os pontos de ônibus da Região Metropolitana que possuem abrigos, cerca de 3.170, estão recebendo adesivos e placas com QR Code – código de barras em 2D que pode ser escaneado por smartphones. Através deste recurso o cliente pode verificar quais linhas atendem o ponto específico e os horários dos próximos veículos, em tempo real.
Para ter acesso ao serviço basta o cliente baixar um aplicativo leitor de QR Code e ter acesso à internet pelo celular no momento da consulta. Os adesivos e placas instalados nos pontos de ônibus possuem dois códigos. Um direciona ao site da RMTC Goiânia – www.rmtcgoiania.com.br – onde é possível visualizar as informações apenas daquele ponto, em tempo real. O outro código abre o hotsite do aplicativo SiMRmtc onde é possível baixa-lo. Com o aplicativo além do tempo real dos veículos, o cliente terá diversas funcionalidades a sua disposição, possibilitando ainda várias outras interações com a RMTC.
Outra novidade é que, além dos adesivos QR Code, desde setembro os pontos de embarque e desembarque com abrigos recebem também nova identificação, número do ponto – fixado no canto superior do abrigo. Lembrando que o número do ponto é fundamental para consultas de horários e linhas.
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