• Hackers do bem

    02/04/2019 Categoria: Artigos,Mobilidade Urbana

    Fazer um debate honesto sobre transporte público coletivo é um desafio. Como entender que esse serviço essencial a população, descrito na Constituição Federal como Direito Social – no mesmo patamar que educação, saúde e moradia – padece com a escassez de investimentos públicos? Como não admitir que este é um problema das cidades, e não uma simples relação comercial entre quem compra e quem vende um produto?
    Como defender que neste setor a irrestrita concorrência entre os prestadores e serviço é nefasta e excludente? Em uma rede complexa como é o caso da RMTC, necessariamente existem dezenas de linha deficitárias, onde a tarifa paga por quem usa não consegue suprir os custos da operação? Como seria a vida dessas pessoas sem esse serviço? E se todos itinerários noturnos fossem excluídos porque comercialmente não são viáveis?
    Perguntas como essas não se sanam apenas com respostas. É necessário estabelecer uma cultura de debate sobre a mobilidade urbana e desmistificar algumas “verdades absolutas” para que se possa progredir.
    As grades curriculares e práticas acadêmicas nas escolas de arquitetura, que por vocação deveriam estudar o tema, negligenciam sua importância para a cidade. Daí a relevância do Hackinnovation Mobinova que aconteceu esse fim de semana em Goiânia. Uma espécie de maratona de hackers, formada majoritariamente por jovens com menos de 25 anos que são estudantes universitários ou recém formados em arquitetura, engenharia ou áreas ligadas ao desenvolvimento tecnológico. Uma imersão de 48 horas ininterruptas de muito trabalho onde o objetivo foi melhorar a forma como as pessoas se deslocam por aqui, com desenvolvimento de soluções que fomentam negócios inovadores e aplicação para a mobilidade urbana sustentável.
    Dos 80 selecionados para desenvolver as ideias, 90% nunca participou de um debate sobre mobilidade urbana. Independente das soluções criadas e da classificação de cada um nessa competição, o reforço de oito dezenas de formadores de opinião discutindo transporte público coletivo com uma abordagem mais honesta, é muito positivo.

    Olmo Xavier

    Arquiteto, Urbanista e Assessor de Mobilidade do RedeMob Consórcio

  • Jornal O Popular destaca evento sobre mobilidade

    01/04/2019 Categoria: Mobilidade Urbana

    O jornal O Popular destacou a realização do evento Hackinnovation Mobinova, neste final de semana, dias 29, 30 e 31 de março, em Goiânia. O evento realizado pelo RedeMob Consórcio, HP Transportes, Ponto Get e Urbi Mobilidade Urbana, teve como tema “ Inovação para Mobilidade coletiva e sustentável”, com a proposta de discutir soluções para a mobilidade urbana. Muita tecnologia e inovação em uma maratona de conhecimento.

    Foram 80 participantes entre profissionais e estudantes, com 40 mentores, divididos em equipes que realizaram diversas atividades visando a construção de ideias para o transporte coletivo e a mobilidade urbana da capital.

    Confira:

    matéria jornal O Popular – 01.04.2019

    matéria publicada 01.04.2019
  • Construção de trincheira no Setor Sul provoca mudanças de itinerário

    29/03/2019 Categoria: Esclarecimentos

    O início das obras para a abertura de uma trincheira na Praça Delmiro, na Rua 90 com a Avenida 136, no Setor Sul, em Goiânia, afetará o trânsito e provocará alterações no itinerário das linhas de ônibus que circulam pela região. Ao todo, 10 linhas da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo serão impactadas a partir do dia 1º de abril.

    A construção da trincheira fará com que a Rua 90 passe por baixo da Avenida 136, o que facilitará a circulação dos ônibus e contribuirá para desafogar o trânsito desta área. A obra será feita por etapas e tem término previsto para o dia 30 de novembro de 2019.

    Alteração de itinerário

    As linhas 002, 006 e 007 fogem do trecho interditado por meio de acesso às ruas 115 e 88, no sentido Centro, e ruas 89, 132 e 135, no sentido Setor Sul. A linha 023 evitará a rua 90 e a Avenida 136 com desvio pela Rua 88 e Marginal Botafogo.

    As linhas 026-1 e 026-2 terão um pequeno encurtamento do itinerário e não chegarão até a Praça Delmiro, com o retorno à Avenida 136 pela Rua 135 um pouco antes. No caso da linha 302, o desvio será feito pela Rua 89.

    A linha 612 desvia seguindo direto pela Marginal Botafogo e entrando no acesso da Décima Primeira Avenida, na ida, e fará o mesmo trajeto da linha 020 na volta. As linhas 907 e 950 desviam da interdição pelas ruas 89 e 132, enquanto a linha 951 adota um novo trajeto pelas ruas 115 e 88.

    Os clientes com dúvidas sobre os trajetos adotados durante a interdição podem entrar em contato com a RMTC por meio dos perfis oficiais no Facebook, Twitter e Instagram, além do atendimento por telefone (0800 648 2222). Confira os novos itinerários nos mapas abaixo (clique para ampliar).

  • Cidade Espraiada

    28/03/2019 Categoria: Artigos

    O debate sobre fluxo migratório internacional está cada vez mais presente na agenda geopolítica, em que pese isso não ser novidade na história da humanidade. A busca por melhores perspectivas de trabalho ou a fuga de guerras e repressões internas, fazem com que homens, mulheres e crianças apostem todas as fichas na possibilidade de construir um futuro diferente do que está desenhado para suas vidas.

    A Europa Ocidental e os EUA ainda são os locais que mais atraem os migrantes, contudo, cidades fora desse eixo, como Xangai (China) e Lagos (Nigéria) quase dobraram sua população nos últimos 20 anos e ultrapassaram a barreira de 15 milhões de pessoas vivendo dentro de seus limites territoriais.

    No Brasil, os 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes abrigam 21,9% da população. A taxa de urbanização saltou de 20 para 90% em pouco mais de 60 anos, o que provocou um crescimento não ordenado das cidades. Esse fenômeno desencadeia uma série de reivindicações populares por mais direitos e cidadania. O transporte público coletivo sempre compõe esta pauta.

    Cidades que alvitram uma melhor qualidade de vida para seus moradores tem a mobilidade urbana como um pilar de desenvolvimento. A sustentabilidade na racionalização dos espaços públicos contribui para que isso seja possível. A ilha de Manhattan em Nova Iorque tem 30 mil habitantes por Km². Neste compasso seguem Londres, Barcelona e Paris, respectivamente com 12, 15 e 21 mil habitantes por Km².

    Alcançar esses índices não tem que ser meta de nenhum município, contudo o espraiamento urbano antes da cidade atingir uma densidade ideal, talvez seja o principal vilão da crise vivida pelo do setor de transporte público. Goiânia tem pouco mais de 2 mil habitantes por Km² e cada revisão do plano diretor ganha uma nova expansão. Alqueires e hectares se transformam em metros quadrados e os vazios urbanos que já existem somam-se a outros criados e impactam diretamente o custo da infraestrutura e indicadores sociais como segurança e saúde.

    Via de regra, o planejamento de transporte é reativo a esta política e não cumpre o seu papel de ordenador do território. Novas linhas e extensões de itinerários são concebidos para suprir a perspectiva de demanda imposta pelo mercado imobiliário. De uma vez só as viagens ficam maiores, mais caras e menos atrativas.

    A falta de priorização em vias saturadas de automóveis e a necessidade de mais transbordos em terminais de integração, impõe ao usuário do ônibus perder até 60 horas semanais em deslocamentos pendulares. Nesta disputa desonesta, a migração deste passageiro para um modo de mobilidade individual motorizado, passa a ser limitada apenas pela capacidade de endividamento de cada um.

    Estas escolhas refletem na desidratação da demanda em todo País. A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia registrou queda de 37,9% nos últimos 10 anos, ao passo que a população cresceu 15% no mesmo período.

    Cidades inteligentes que usam a tecnologia em seu processo de planejamento, a universalização da informação através das redes sociais e a mecanização do trabalho no campo, fazem com que a reversão desta tendência de urbanização seja improvável.

    Cabe aos gestores e planejadores racionalizar os espaços construídos e buscar cidades mais compactas. Propostas criativas e sustentáveis para os ambientes urbanos ensejam um futuro mais próspero. O transporte público coletivo é parte indissociável deste processo. Um mundo melhor é coletivo e lá se chega de ônibus.

    Olmo Xavier – Assessor de Mobilidade Urbana do RedeMob Consórcio

  • Linha 113 realiza desvio de rota no aniversário de Goianira

    22/03/2019 Categoria: Desvio de rota,Esclarecimentos,Mudanças nas linhas

    A cidade de Goianira, localizada a 30 km de Goiânia, comemora seu 97º aniversário nesta segunda-feira, 25 de março. A data será celebrada com um desfile cívico na região central da cidade, e as proximidades das avenidas Goiás e José Rodrigues Naves ficarão interditadas no período das 5h da manhã às 13h da tarde. Os clientes da linha 113 do Eixo Anhanguera devem ficar atentos para o desvio.

    Os veículos da linha 113 vindos da GO-070 desviarão do trecho interditado da Avenida Goiás pela Avenida São Paulo, até retornar ao trajeto original. Com isso, o Terminal Goianira ficará temporariamente fechado, e os ônibus passarão por um terminal provisório que será instalado na Avenida São Paulo, na altura da Rua 4.

    O trajeto original da linha 113 será retomado assim que a prefeitura de Goianira liberar a área interditada. Os clientes que tiverem dúvidas sobre o trajeto podem entrar em contato com a RMTC por meio dos canais oficiais nas redes sociais, pelo Twitter, Facebook e Instagram. Confira no mapa abaixo o trajeto completo do desvio.

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