• Eixo Anhanguera tem desvio em Trindade durante Festa do Divino Pai Eterno

    03/07/2019 Categoria: Desvio de rota,Terminais de Integração

    A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) informa que a linha 112 do Eixo Anhanguera terá desvio em Trindade, no sentido Terminal Padre Pelágio, de quinta-feira (04/07) a domingo (07/07), devido à Festa do Divino Pai Eterno.

    O trajeto temporário do Eixo Anhanguera passará pela Rua 11, em frente ao Estádio Abrão Manoel da Costa, e deixará os pontos 6044, 4046 e 3511, localizados na Avenida Raimundo Aquino, sem atendimento durante este período. Confira no mapa:

    O trajeto no sentido T. Trindade não sofrerá alterações e continuará atendendo normalmente as avenidas Raimundo Aquino e Francisco Paulo Ramos, e seus respectivos pontos de embarque e desembarque. Na segunda-feira (08/07), a linha retoma seu trajeto regular, pela Av. Manoel Monteiro.

    A Romaria 2019 ocorre de 28 de junho a 7 de julho, com uma extensa programação de missas, novenas, procissões e shows. A tradicional festa de Trindade é considerada um dos maiores eventos religiosos do Brasil e deve atrair mais de três milhões de pessoas durante os 10 dias de programação.

  • RMTC terá atendimento especial e CityBus gratuito para romeiros de Trindade

    27/06/2019 Categoria: Linhas especiais,Novidades da Rede,Projetos e ações,Trânsito e Transporte

    A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) terá atendimento especial para os fiéis que participarão da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Durante a festa, o Eixo Anhanguera terá funcionamento 24 horas e frequência horária ampliada. Além dos ônibus do Eixo Anhanguera, ligando Trindade a Goiânia, os romeiros contarão também com CityBus gratuitos que farão o trajeto do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno até o Terminal Trindade.

    A operação gratuita do CityBus propiciará mais conforto aos romeiros. Cinco veículos farão o atendimento com embarque na Basílica e intervalos de cinco minutos, e deixarão os clientes na entrada do Terminal Trindade, onde eles poderão efetuar o pagamento da passagem para o Eixo Anhanguera para prosseguir a viagem.

    A partir do dia 4 de julho até o fim da festa, o atendimento do Eixo Anhanguera passará a ser feito na Feira Coberta, na Vila Pai Eterno, ao lado do Terminal. Durante este período, as linhas alimentadoras da cidade (700, 729, 730, 731, 732 e 734) terão atendimento gratuito para todos os usuários.

    A Romaria 2019 ocorrerá de 28 de junho a 7 de julho, com uma extensa programação de missas, novenas, procissões e shows. A tradicional festa de Trindade é considerada um dos maiores eventos religiosos do Brasil e deve levar mais de três milhões de pessoas à cidade goiana durante os 10 dias de programação.

  • Seminário debate financiamento do transporte coletivo

    21/06/2019 Categoria: Mobilidade Urbana,Por dentro da Rede,Projetos e ações

    O Ciclo de Debates Desenvolvimento Urbano & Mobilidade apresenta o seminário “Financiamento do Transporte Coletivo”, com os conferencistas Jeovalter Correia, consultor em Gestão Pública, e Benjamin Kennedy, presidente da CMTC, no próximo dia 28 de junho. O evento terá mediação da professora Poliana de Sousa Leite, da Universidade Federal de Goiás.

    O Ciclo de Debates é realizado pela Coordenação Regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com o CAU-GO e apoio institucional do RedeMob Consórcio, CMTC, UFG, PUC, UEG, CNM, ABRACO e UNICERRADO. O debate contará também com a presença dos debatedores Paulo Henrique Cirino, professor da Universidade Federal de Goiás, e Rilvadar Gonçalves, presidente da Cootego.

    O evento é dirigido principalmente aos gestores públicos (das secretarias de trânsito, saúde, planejamento e afins), profissionais da área, estudantes, professores, profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharia e colaboradores envolvidos na temática da mobilidade urbana em Goiás. O objetivo desta edição é debater os modelos de financiamento do transporte coletivo e alternativas de arrecadação de recursos.

    O seminário será realizado no auditório do CREA-GO, na Rua 239, número 561, Setor Universitário, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cidadesgo.com.br/. Os inscritos receberão certificado de participação e, durante o evento, serão sorteados vouchers para utilização no serviço CityBus 2.0.

  • Mudanças nas linhas 150, 578 e 703 a partir de 24/06

    21/06/2019 Categoria: Mudanças nas linhas,Novidades da Rede

    Algumas linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) terão mudanças a partir desta segunda-feira (24/06). Os mapas com as alterações detalhadas podem ser consultados nesta página (clique para aumentar).

    Linha 150

    A linha 150 terá seu trajeto alterado. A linha passará primeiro pelas avenidas Paineiras e Palmas, e retornará pela Alameda Begônia e rua RSP-11, no Residencial Solar das Paineiras.

    Linha 578

    A linha 578 terá seu trajeto alterado e deixará de passar nas ruas Caranhas e Tampaqui. A linha continua com atendimento na Av. Brasil, no Res. Aquárius II.

    Linha 703

    A linha 703 terá novas viagens, com atendimento nos bairros Jardim Marista, Setor Cristina e Jardim Califórnia nos horários de entrepico.

    Os clientes com dúvidas podem receber mais informações por meio do telefone gratuito 0800 648 2222 (de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h) ou de nossos perfis oficiais nas redes sociais (Facebook e Twitter).

  • Opinião: Investir no transporte

    13/06/2019 Categoria: Artigos,Mobilidade Urbana,Trânsito e Transporte

    Publicado originalmente no Jornal O Popular
    13/06/2019

    por Olmo Borges Xavier
    Assessor de Mobilidade Urbana do RedeMob Consórcio

    “Investir em mobilidade é fundamental para que as cidades possam se desenvolver em uma esteira racional e sustentável”

    O modelo utilizado para custear as redes de transporte na grande maioria das cidades brasileiras está ultrapassado. A ancoragem nas receitas arrecadadas com a tarifa paga pelo usuário limita a melhoria do serviço e faz com que qualquer comparação com outras localidades de países da Europa e América do Norte seja, no mínimo, grosseira.

    Além do investimento em infraestrutura, ação basilar para garantir fluidez e competitividade aos modos coletivos de mobilidade, os entes federados – prefeituras, Estados e a União – têm que enfrentar o problema do custo operacional dos sistemas de transporte público, que é maior do que o cidadão comum pode suportar.

    Quão melhor o serviço ofertado, maior é seu custo. Essa máxima não pode ser atenuante para acomodações, ao mesmo tempo que desconsiderá-la é uma irresponsabilidade. Construir soluções para melhorar a experiência de quem usa transporte de massa em seus deslocamentos diários tem que ser meta perene de gestores, operadores, técnicos e estudiosos do setor. Contudo, um real upgrade de qualidade transcende a capacidade de planejamento e exige investimentos por parte do poder público.

    Madri conta com uma complexa rede de ônibus, metrôs e trens urbanos para atender os mais de 6 milhões de habitantes de sua região metropolitana. Passageiros de todas as classes sociais atestam a boa qualidade do serviço ofertado. O preço básico da passagem é 1,5 euro e equivale a 44% do custo total, algo em torno de 3,4 euros. Convertendo a moeda, podemos afirmar que o passageiro de lá paga menos de 7 reais por um serviço que custa mais que 15 reais. Essa diferença provém de receitas extratarifárias, em regra, subsidiadas pelo Estado.

    O impacto do custo do transporte público na renda mensal expõe ainda mais esta fratura. Em Paris, o preço do bilhete básico é 1,9 euro, enquanto os ganhos mensais ali giram em torno 2.270 euros por pessoa. Considerando duas viagens por dia, o transporte compromete pouco mais de 5% da renda de um parisiense. No Brasil, com esse mesmo padrão de cálculo, essa razão varia entre 10% e 17%, a depender do centro urbano. Isso comprova que nossos sistemas de transporte público, além de serem considerados deficientes, são caros para quem usa.

    É preciso desmistificar esse tema, encarar a realidade e garantir o incremento de recursos públicos para subsidiar os sistemas de transporte urbano. Atribuir essa tarefa aos reajustes tarifários é hipocrisia. Investir em mobilidade é fundamental para que as cidades possam se desenvolver em uma esteira racional e sustentável.

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