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Itinerário da linha 313 tem alteração no Jardim Guanabara
A linha 313 – T. Bíblia / Aldeia do Vale – via Aeroporto passará por uma alteração de itinerário a partir desta quarta-feira (16/10). A linha deixa de atender a Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, e passa a trafegar pela Rua Belo Horizonte. A mudança ocorreu por causa do cruzamento perigoso com a Rua Carioca e do deslocamento desnecessário que era feito até o viaduto da BR-153.
De acordo com o novo trajeto, a linha 313 segue pela Rua Carioca até a Rua Belo Horizonte, e depois retoma o seu trajeto original na Rua Marabás, em direção ao aeroporto. Os pontos 2748, 2749, 2750 e 8113, na Avenida Vera Cruz, deixam de ser atendidos, e a linha passa a contar com os novos pontos 8363 e 8364, na Rua Belo Horizonte. Com a mudança, a linha 313 ganha um trajeto mais seguro e mais agilidade no atendimento ao Jardim Guanabara.
Os clientes com dúvidas sobre a alteração podem receber mais informações por meio do telefone gratuito 0800 648 2222 (de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h) ou dos perfis oficiais nas redes sociais (Facebook e Twitter). Os horários em tempo real destas linhas estão disponíveis no aplicativo SiMRmtc, que pode ser baixado gratuitamente em celulares Android ou iOS.
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Obras na Avenida 2ª Radial alteram itinerário das linhas 014, 015, 198 e 934
A prefeitura de Goiânia interditará a pista da Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, a partir desta terça-feira (15/10), para obras de prolongamento da Marginal Botafogo. A interdição ocorre no sentido BR-153, com extensão da Alameda Botafogo até a Avenida Jardim Botânico. A previsão da prefeitura é de que as obras deste trecho sejam concluídas em até 120 dias.
A interdição na Avenida 2ª Radial provocará alteração de itinerário em quatro linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC): 014 – Pq. Atheneu / Campinas, 015 – T. Praça A / Flamboyant / Via T. Isidória, 198 – T. Isidória / Alto da Glória / Jd. Vitória, e 934 – T. Isidória / Paço Municipal / T. Novo Mundo / R. Minas Gerais.
No caso da linha 014, a alteração ocorre apenas no trajeto de volta, no sentido Parque Atheneu. Em vez de seguir pela Avenida 2ª Radial e Avenida Emília Póvoa, o trajeto passará pela Alameda Alfredo Lopes, Rua 1061, Avenida Botafogo, Rua Nonato Mota e Rua R-8. Os pontos 8337, 1354, 1355 e 1703 ficarão temporariamente sem atendimento no sentido Parque Atheneu.
A linha 015 teve apenas o seu trajeto de ida alterado, sentido Shopping Flamboyant. O desvio ocorre pela Rua 1018 e Rua Terezinha, deixando de atender a Avenida 2ª Radial e a Rua Recife em direção ao shopping. Os pontos 1354, 1355, 1356, 1357 e 125 ficarão temporariamente desativados, e o novo ponto 2378 fará o atendimento na Rua 1015 com 1018.
Em relação à linha 934, apenas o trajeto de ida, no sentido Paço Municipal, sofrerá alteração de itinerário, deixando de passar pela Avenida 2ª Radial, Rua Recife, Rua Florianópolis e Alameda das Paineiras no sentido Flamboyant. Agora, o trajeto passa pela Rua 1018 e Rua Terezinha em direção ao shopping. Os pontos 1354, 1355, 1356, 1357 e 125 ficarão temporariamente desativados, e o novo ponto 2378 fará o atendimento na Rua 1015 com 1018.
A linha 198 desvia do trecho interditado apenas em seu trajeto de ida, sentido Jardim Vitória, passando pela Alameda Alfredo Lopes, Rua 1061, Avenida Botafogo e Avenida Jardim Botânico antes de retornar ao trecho sem interdição da Avenida 2ª Radial para completar seu itinerário regular. Os pontos 8337 e 1354 ficarão temporariamente sem atendimento no sentido Jardim Vitória.
Os clientes com dúvidas sobre as alterações provocadas pela obra na Avenida 2ª Radial podem receber mais informações por meio do telefone gratuito 0800 648 2222 (de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h) ou dos perfis oficiais nas redes sociais (Facebook e Twitter). Os horários em tempo real destas linhas estão disponíveis no aplicativo SiMRmtc, que pode ser baixado gratuitamente em celulares Android ou iOS.
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Mudanças em linhas da RMTC deixam viagens mais rápidas
A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) promoveu mudanças em 11 linhas da Região Metropolitana de Goiânia desde o dia 02/10/2019. As alterações de itinerários e trajetos foram executadas a partir de sugestões dos próprios motoristas do transporte público coletivo, por meio do programa Tô Contigo, desenvolvido pelo RedeMob Consórcio.
Os motoristas fizeram apontamentos e sugestões a partir da experiência adquirida diariamente com as linhas. As mudanças têm o objetivo de dinamizar o percurso, evitar rotas muito congestionadas e, com isso, reduzir o tempo de deslocamento. Desta forma, os passageiros vão ser beneficiados com viagens mais rápidas e seguras.
Confira as mudanças a seguir:
081 – T. Senador Canedo / São Francisco / Caldazinha
Em Caldazinha, sentido T. Senador Canedo, a linha 081 passa a atender a Rua JP-3, no Jd. Primavera. O ponto de embarque e desembarque que havia na Rua JP-2 foi transferido.
210 – T. Vila Brasília / Vila Maria
O trajeto da linha foi alterado no sentido terminal/bairro e agora passa pela Rua Manguapé. Dois novos pontos de embarque e desembarque foram criados, e os pontos da Rua Araruama, no antigo trajeto, desativados. O sentido bairro/terminal não sofre alterações.
312 – T. Vila Brasília / Res. Cândido Queiroz
Assim como a linha 210, a linha 312 também teve seu trajeto alterado no sentido terminal/bairro e passa a trafegar pela Rua Manguapé. O sentido bairro/terminal não sofre alterações.
506 – Terminal Araguaia / Cepaigo
O trajeto da linha 506 passa a incluir a Rua dos Pássaros, Avenida Nossa Senhora Aparecida e entrar na pista auxiliar da BR-153 até a Rua São Domingos, Rua São Bernardo e Avenida B, antes de chegar ao Terminal Araguaia. Sete novos pontos foram criados.
717 – T. Pe. Pelágio / Jardim Vitória – Via Novo Planalto
Com operação em forma circular, a linha 717 deixa de trafegar no sentido horário e passa a operar no sentido anti-horário, no trajeto definido para as ruas SC-35, 46, 27,50, 29, 57, Rua A2, SC 35 e Avenida do Comércio. Na Rua SC-35, três pontos foram desativados e outros quatro criados. Na SC-29, um ponto foi desativado e outro criado. Já na CS- 57, três pontos foram desativados e dois criados.
011 – Terminal Praça A / Av. T-10
O trajeto da 011 que vai até o Goiânia Shopping teve sua numeração alterada e passa a se chamar 911 – Terminal Praça A / Avenida T-10. O trajeto não foi alterado.
970 – T. Araguaia / Santa Luzia / Via Pq. Industrial
Por causa de dificuldades em se fazer a conversão na Avenida Santana com a Rua da Alegria, na Vila Souza, o embarque e desembarque passa a ser feito em novo ponto de embarque localizado na Rua São José, esquina com a Rua Consolação.
582 – T. Bíblia / Bela Vista / Roselândia / Maria Nadir
A linha 582 teve extensão e alteração de rota para atender o Residencial Vitória, em Bela Vista de Goiás.
504 – Terminal Vila Brasília / Parque Real / Jardim dos Buritis
A saída da linha 504 continua pela Avenida São Paulo, mudando o sentido para Goiânia, entrando na Rua Barão de Itapetininga, Rua Conde de Monte Cristo voltando o itinerário pela Rua Luiz XV.
523 – Terminal Cruzeiro / Cidade Satélite São Luiz / Papillon Parque
A linha deixa de atender parte da Avenida Pedro Ribeiro e agora passará pela Rua Paranaíba e Rua Monteiro Lobato.
183 – Terminal Isidória / Vila Sul
Os ônibus vão contornar o Terminal Isidória, passando pela Avenida 3ª Radial e Rua 1047 antes de voltar à Avenida Antônio Borges. Um novo ponto de embarque foi criado.
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Opinião: O lento assassinato do transporte público
Cileide Alves
Artigo originalmente publicado em 28/09/2019 no jornal O Popular
Há dez anos o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) tinha 685 mil usuários por dia. Neste 2019 tem só 460 mil passageiros, queda de 33% na década. No mesmo período a população cresceu. Só a de Goiânia aumentou em 18%. Saltou de 1,281 milhão para 1,516 milhão. Já a frota de carros na capital, para continuar no maior dos municípios da RMG, aumentou em 43,27% e a de motos, 54,59%, revelou reportagem deste jornal no domingo (21).
A migração do transporte público para o individual não ocorreu por acaso. É decorrência de algumas políticas públicas e da omissão de gestores na gestão do transporte. A frota particular cresceu estimulada por facilidades de financiamento e redução de tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que vigorou até 2013.
Paralelamente, ocorreu na Região Metropolitana de Goiânia uma irresponsável omissão do poder público diante da complexa questão da mobilidade urbana. A última intervenção no sistema foi em 2008 com a licitação das linhas de ônibus e a renovação da frota. Portanto, o transporte individual avançou também no cenário de deterioração do sistema de transporte. Junto com os veículos, crescem o tempo gasto no trânsito, a poluição e o número de acidentes.
Atualmente há dois movimentos de reforço do transporte coletivo. A construção do BRT (Bus Rapid Transit), que terá aproximadamente 22 quilômetros de extensão e ligará as regiões norte e sul, entre Goiânia e Aparecida. Começou em marcha lenta na época do prefeito Paulo Garcia e quase foi abandonado por Iris Rezende. Foi com uma certa má vontade que o prefeito concordou em tocar o projeto adiante.
A segunda iniciativa responde pelo nome de desoneração da tarifa de ônibus. Ela prevê a criação de um fundo de transporte para subsidiar a tarifa e para investir na melhoria do sistema (vias, terminais, pontos de ônibus). Para dar conta desse desafio, a receita do fundo teria de ser de R$ 260 milhões por ano.
De onde viria esse recurso se os orçamentos públicos (do governo estadual e das prefeituras) estão no osso? Do transporte individual, ou seja, de uma taxa de cerca de 70 reais a ser cobrada na licença anual de veículos e de outras taxas, como publicidade em pontos de ônibus e de parquímetros.
Proposto pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o projeto recebeu apoio dos prefeitos de Goiânia, de Trindade (Jânio Darrot), de Aparecida (Gustavo Mendanha) e de Senador Canedo (Divino Lemos), os maiores da região. Mas sofre oposição direta de deputados estaduais dependentes do discurso populista que atrai likes fáceis nas redes sociais.
O projeto enfrenta também uma certa indefinição do governador Ronaldo Caiado (aliás a indecisão parece ser uma marca de seu governo). Caiado deu aval ao projeto de lei para desoneração da tarifa, em reunião com Iris em 13 de agosto. Só que na semana passada a Procuradoria-Geral do Estado deu sinal vermelho à proposta, alegando inconstitucionalidade.
Depois disso o governo fechou-se em silêncio. Os prefeitos não reagiram e deputados contrários ao projeto comemoraram o aparente recuo. Fizeram discurso para suas redes sociais, mas ao serem confrontados sobre a fonte de receita para investir no transporte apontam o combalido orçamento público ou recursos acessórios, como a publicidade. Em tempo: a receita de São Paulo com essa propaganda é de apenas R$ 38 milhões ao ano. A RMG precisa de R$ 260 milhões de receitas extra tarifárias.
O futuro é previsível. Em dezembro as concessionárias de ônibus vão solicitar o reajuste anual da tarifa, garantido em contrato, os mesmos políticos que se opõem à desoneração vão fazer discurso contra as empresas, vão ganhar likes em suas redes, o reajuste vai ser aprovado em maio e a qualidade do serviço continuará sofrível. É ou não um lento assassinato do sistema de transporte público?
Sem uma solução imediata para a mobilidade urbana, Goiânia tende a parar no trânsito.
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Linhas do Terminal Isidória Provisório
Devido às obras do BRT na região sul de Goiânia, a partir do dia 22 de setembro, domingo, o Terminal Isidória que fica localizado no Setor Pedro Ludovico será transferido provisoriamente para a Alameda João Elias da Silva Caldas, próxima à Av. 3ª Radial, a aproximadamente 300 metros de distância do terminal que entrará em obras.
As linhas que passam pelo Terminal Isidória terão seus trajetos ajustados de modo a se adequarem não só às obras do BRT e à reforma do terminal, mas também aos desvios das obras dos viadutos da Av. Jamel Cecílio e da Av. 136:
Linha 002- Pq. Atheneu/ T. Isidória/ Rodoviária e modos operacionais (reforço)
Em seu caminho regular, a linha no sentido Terminal Isidória, passa pela Av. 3ª Radial, segue para a Av. 1ª Radial, Rua 90, em seguida indo pela Rua 115, Rua 88, passando pela Praça do Cruzeiro, até chegar na Praça Cívica para seguir até a Rodoviária.
Agora, a linha seguirá pela 3ª Radial, acessando o Terminal pela Alameda João Elias, saindo pela Rua Antônio Borges, seguindo pela Avenida 4ª Radial, 1ª Radial, retornando ao seu trajeto normal a partir da Rua 90.
Dentro do terminal, as áreas de embarque e desembarque das linhas 002 são, 30086 – sentido Pq. Atheneu (9º totem) e 30092 – sentido centro. (3
ºtotem)Linha 006- T. Veiga Jd / Centro/ Eixo 90 e modos operacionais (reforço)
A linha do Terminal Veiga sentido Eixo 90, passa pela Av. 4ª Radial e segue pela Av. 1ª Radial.
Agora, com a mudança, a linha continuará passando pela Av. 4ª Radial, entrando à direita no semáforo da Av. Antônio Borges, em seguida pela Al. João Elias da Silva Caldas, acessando o terminal. Saindo do terminal pela Av. Antônio Borges, seguindo pela Av. 4ª Radial, retornando ao seu trajeto normal a partir da Rua 90.
Dentro do terminal, os pontos de embarque e desembarque são o 30089 – sentido T. Cruzeiro (6º totem) e o 30092 – sentido centro (3º totem).
Linha 007- T. Vila Brasília/ Centro / Rodoviária e modo operacionais (reforço)
A linha 007 continuará passando pela Av. 4ª Radial, entrando à direita no semáforo da Av. Antônio Borges, em seguida pela Al. João Elias da Silva Caldas, acessando o terminal. Saindo do terminal pela Av. Antônio Borges, seguindo pela Av. 4ª Radial, 1ª Radial, retornando ao seu trajeto normal a partir da Rua 90.
No terminal, os pontos de embarque e desembarque ficam localizados nos números 30092 – sentido centro (3º totem) e 30087 – sentido Vila Brasília (8º totem).
Linha 009- 1 – T. Pe. Pelágio / Av. Castelo Branco / T. Isidória
O acesso da linha 009 hoje ao terminal é feito pela Av. 4ª Radial vindo da Av. Circular. Agora, a linha irá continuar pela Av. Circular até a Av. 3ª Radial, para em seguida chegar ao terminal pela Al. João Elias da Silva Caldas e retornado pelo mesmo trajeto.
No terminal a área de embarque e desembarque da linha é o 30093 – sentido Campinas (2º totem).
Linha 015– T. Praça A / Flamboyant / Via T.Isidória
No seu percurso regular a linha que antes chegava no terminal pela Av. 4ª Radial e seguia pela Av. 2ª Radial. Agora, para chegar ao terminal a linha passa pela Av. Circular, descendo pela Av. 3ª Radial, para em seguida chegar ao terminal pela Al. João Elias da Silva Caldas.
Para retornar ao seu percurso sentido Flamboyant a linha sairá do terminal pela Al. João Elias da Silva, Av. 3ª Radial e seguirá pela Rua 1015, até a Av. 2ª Radial, para pegar seu trajeto normal.
No caminho de volta (sentido Praça A), a linha seguirá pela Av. 2ª Radial, Av. Botafogo, Rua 1022, Rua 1015 até Av. 3ª Radial para ter acesso ao terminal pela Al. João Elias da Silva Caldas.
Linha 020- T. Garavelo / T. Bíblia – via T. Isidória
A linha 020 sentido Terminal Bíblia, continuará passando pela Av. 4ª Radial, entrando à direita no semáforo da Av. Antônio Borges, em seguida pela Al. João Elias da Silva Caldas, acessando o terminal. Saindo do terminal pela Al. João Elias da Silva, Av. 3ª Radial e Rua 1015 seguindo seu trajeto normal.
Linha 025- – T. Bandeiras / Av. T-63 / T. Isidória
O acesso da linha 025 hoje ao terminal é feito pela Av. 4ª Radial vindo da Av. Circular. Agora, a linha irá continuar pela Av. Circular até a Av. 3ª Radial, para em seguida chegar ao terminal pela Al. João Elias da Silva Caldas e retornado pelo mesmo trajeto.
No terminal a área de embarque e desembarque da linha é o 30088 – sentido Campinas (7º totem).
Algumas linhas terão alteração apenas na chegada e saída do novo Terminal Isidória, o restante do trajeto não haverá mudanças, as linhas são:
– 185- T. Isidória / Av. E/ PUC
– 203 – T. Isidória / Av. W-5/ Santa Luzia,
– 203- 1 – T. Isidória / Av. W-1/ Santa Luzia (reforço nos horários de pico)
– 565- T. Isidória/ Jd. dos Buritis / CJ Mabel,
– 568 – T. Isidória / Res. Pq. Flamboyant/ Jd. Bela Vista,
– 616- Direto / T. Veiga Jd/ T. Isidória/ via T. Cruzeiro,
– 650- Circular Sul/ via BR-153,
– 651– Circular Sul/ Via Veiga Jardim
– 198– T. Isidória / Vl. Alto da Glória / Jd. Vitória
– 934– T. Isidória / Paço Municipal / T. Novo Mundo / R. Minas Gerais
– 183- T. Isidória/ Vila Sul
– 612-0 Direto / T. Garavelo / T. Bíblia
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