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Com entrada gratuita, seminário debate a inovação em mobilidade urbana
O Ciclo de Debates Desenvolvimento Urbano & Mobilidade apresenta o seminário “Inovação em Mobilidade Urbana”, com o conferencista Laércio Ávila, Diretor de Negócios e Inovação SIAN/HP Transportes, no dia 5 de dezembro. O evento será realizado no auditório da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), às 17h.
O Ciclo de Debates é realizado pela Coordenação Regional Centro-Oeste da ANTP, com apoio institucional do CAU-GO, CREA-GO, RedeMob Consórcio, CMTC, UFG, PUC-GO, UEG e UNICERRADO. O evento é aberto ao público em geral e tem entrada franca. O auditório da ANTP está localizado no Edifício Euro Working Concept, na Rua João de Abreu, número 116, Setor Oeste, em Goiânia.
O seminário é dirigido principalmente aos gestores públicos, estudantes, professores, profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharia e colaboradores envolvidos na temática da mobilidade urbana em Goiás. O objetivo desta edição é debater soluções inovadoras em mobilidade urbana para o transporte público coletivo, com foco nos desafios enfrentados pelo setor no Brasil.
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Mudanças deixam linhas 526 e 936 mais seguras
A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) promove alterações de itinerários em duas linhas a partir desta quarta-feira (04/12). As mudanças nas linhas 526 – T. Cruzeiro / Bairro Hilda e 936 – T. Pe. Pelágio / Bairro Vitória / T. Recanto do Bosque / Cândida de Morais têm o objetivo de deixar as viagens mais seguras para os nossos clientes.
No sentido Bairro Hilda, a linha 526 deixa de passar pela Rua dos Paulistas, onde o cruzamento com Avenida V-005 apresenta risco de acidentes, e segue até a rotatória, subindo pela Avenida 9 de Julho. O ponto 1886 fica sem atendimento da linha, enquanto o ponto 8425 é adicionado ao novo itinerário.
A alteração na linha 936 ocorre no Bairro Floresta, onde a rota foi alterada da Rua BF-27 para a Rua BF-33. A extensão do trajeto tem o objetivo de evitar a rotatória perigosa localizada entre as ruas BF-27 e JC-15. O ponto 4481 foi acrescentado ao trajeto da linha.
As tabelas de frequência horária e os mapas atualizados com os trajetos detalhados destas linhas, incluindo todos os pontos de embarque e desembarque que fazem parte dos itinerários, estarão disponíveis para consulta no site a partir do dia 04/12, na aba “Visualize sua linha”, localizada no lado direito do menu.
Os clientes com dúvidas podem receber mais informações por meio do telefone gratuito 0800 648 2222 (de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h) ou dos perfis oficiais nas redes sociais (Facebook e Twitter). Os horários em tempo real desta linha estão disponíveis no aplicativo SiMRmtc, que pode ser baixado gratuitamente em celulares Android ou iOS.
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O Popular destaca ação da CMTC para atrair turistas em ônibus de Goiânia
Em parceria com ABIH-Goiás, companhia vai incentivar o uso do transporte coletivo entre visitantes da capital, com mapa e informações sobre o sistema
por Vandré Abreu
Publicado no jornal O Popular em 03/12/2019Comum em diversas cidades de todo o mundo, só a partir de agora Goiânia terá um folheto com informações básicas a respeito do transporte coletivo da região metropolitana, indicando os principais locais do chamado Centro Expandido e as linhas que passam pelos eixos. Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), estas informações estão bem distribuídas pela internet e pelo aplicativo SIMRmtc, mas que faltava ao usuário um modo de ter alguns aspectos de modo rápido e fácil, especialmente para quem está na cidade como visitante e não conhece o sistema metropolitano.
Presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado revela que a ideia surgiu da última vez que esteve em São Paulo e foi atrás de um folheto para saber como estava o funcionamento do transporte público na capital paulista. “Aqui em Goiânia eu ando de transporte coletivo e quando viajo também faço isso e então sempre procuro esses folhetos com os mapas e as informações para saber como me locomover. Não tínhamos isso em Goiânia e queremos auxiliar quem vem para cá e não conhece a cidade direito”, diz.
A princípio, o folheto a ser oferecido a partir desta terça-feira (3) será focado em pontos turísticos e de interesse ao turista que vem à capital para negócios e compras. Com isso, a CMTC fez parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH), que desenvolveu projeto centralizado em locais de maior interesse. Em outras cidades, é oferecido um mapa de toda a extensão do município, informação sobre as linhas de transporte e os diferentes modais, além de método de pagamento, terminais e textos sobre os locais mais emblemáticos.
O folheto da CMTC com a ABIH tem a marcação de 20 pontos específicos, todos nas regiões Central e Sul, abrangendo bairros como Aeroporto, Centro, Leste Universitário, Oeste, Sul, Bueno, Marista, Pedro Ludovico e Jardim Goiás. Para o turismo de compras, por exemplo, foi contemplado o Polo da Moda da Rua 44 e os shoppings Flamboyant e Passeio das Águas, ficando de fora, neste primeiro projeto, os demais shoppings e regiões como a Avenida 24 de Outubro, em Campinas.
Há também a indicação de alguns hospitais, levando em consideração a força econômica da cidade na vinda de pessoas para tratamentos de saúde, e também de estádios de futebol, como o Serra Dourada, Olímpico e Hailé Pinheiro (Serrinha). Além disso, o folheto indica pontos turísticos municipais, como Mutirama, Zoológico e parques, e o Centro de Convenções. “Vamos divulgar nos hotéis e na rodoviária, informar sobre os deslocamentos e como pode ser feito o pagamento, ter o Cartão Fácil.”
Ele lembra que o sistema metropolitano permite que os motoristas recebam o pagamento em dinheiro dos passageiros, mesmo sem possuir os cartões próprios do sistema. “Nos terminais pode ser pago com cartões de crédito ou débito. Isso vai ser assim até julho do ano que vem, quando vamos implementar o novo sistema em que o pagamento com cartões vai poder ocorrer mesmo dentro dos ônibus.” Presidente da ABIH, Vanessa Pires Morales reforça que o projeto é pensado nos turistas que chegam de ônibus ou avião e para ilustrar os espaços que mais interessam aos visitantes.
“Vamos divulgar em 36 hotéis associados da ABIH e escolhemos aqueles que têm o perfil de receber eventos e congressos. A gente vai testar, mas o sucesso depende também o engajamento dos hotéis e dos funcionários. Muitas vezes os folhetos ficam nas recepções e não há o interesse em mostrar para os turistas, vai depender disso.” Ele conta que o setor tem investido na preparação dos trabalhadores para que se tenha o incentivo aos turistas. O projeto Conheça Goiânia, por exemplo, é feito para que os recepcionistas dos hotéis tenham informações sobre pontos de interesse na cidade para que os mesmos sejam indicados para os hóspedes.
Setor aposta nos modos alternativos
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH), Vanessa Pires Morales, acredita que o sistema de transporte por demanda em Goiânia, que é um serviço complementar da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), o CityBus 2.0 deve ser o mais utilizado pelos turistas na capital. “Achei bacana porque usa o aplicativo e muitas pessoas chegam em grupos para fazer compras na Rua 44 ou para participar de congressos ou eventos”, explica.
Vanessa conta que, atualmente, o custo do transporte é relevante na elaboração de um evento e, com a divulgação do serviço de transporte coletivo, será possível até mesmo competir com outras cidades para atrair novos acontecimentos em Goiânia. “Os grupos alugam uma van aqui e o custo disso varia entre 600 e 800 reais hoje em dia. Se forem usar o transporte por demanda, que teria o mesmo conforto que as vans alugadas, com ar-condicionado, vai ficar muito mais barato. Podemos convencer a fazer mais eventos aqui com isso, já que o custo seria menor.”
De acordo com o argumento da presidente, o transporte público tradicional na capital já possui seu público definido, que são os moradores, então pode ser que não aumente a demanda por ele. O folheto a ser divulgado a partir desta terça-feira já contém as informações sobre como utilizar o serviço complementar, além do tradicional. Além disso, há informações sobre o sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, mas não sobre a locação de patinetes elétricos.
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CityBus 2.0 passa a oferecer duas opções de veículos e tempos de embarque
Cliente poderá se planejar com antecedência e escolher qual viagem deseja selecionar, de acordo com o ponto de embarque e tempo estimado
O serviço CityBus 2.0 já possui 60 mil clientes cadastrados e ganha novas funcionalidades Desde do dia 20 de novembro (quarta-feira), os clientes do CityBus 2.0 passaram a contar com duas possibilidades de ETA – Estimated time of arrival (em português, tempo estimado de chegada) para escolher e poder se planejar com antecedência. O cliente poderá escolher qual viagem deseja selecionar, de acordo com o ponto de embarque e tempo estimado, e se programar melhor em relação ao tempo para embarque. Contudo, nem todas as viagens aparecerão com duas opções de tempo de espera, somente aquelas que possuírem dois miniônibus próximos ao cliente e se locomovendo para destinos semelhantes.
“Nós percebemos que vários clientes têm se planejado para realizar viagens com o CityBus 2.0 e, por isso, oferecemos mais esse recurso para melhorar essa experiência”, afirma Hugo Santana, Diretor de Transportes da HP.
O serviço já registra mais de 60 mil clientes cadastrados nas plataformas iOS e Android. Recentemente, CityBus 2.0 chegou à sua terceira expansão, passando a atender os bairros Vila Alpes e Vila Bela, ambos localizados na Região Sudoeste da Capital. Com isso, mais de 50 bairros estão sendo atendidos ao todo pelo CityBus 2.0, em um perímetro de aproximadamente 43 quilômetros e com 40 miniônibus.
Clientes do CityBus 2.0 passam a contar com duas possibilidades de tempo estimado de chegada Sobre o CityBus 2.0
O primeiro transporte coletivo por aplicativo de celular da América Latina surpreendeu os clientes da capital, que têm aderido ao projeto de mobilidade coletiva sustentável. Os miniônibus têm assentos confortáveis, ar condicionado, carregadores de tomada e USB para celulares, portas automatizadas e câmeras de segurança para monitoramento dos veículos, motoristas e clientes.
O CityBus 2.0 funciona de segunda-feira a sábado, das 6 às 23 horas, e percorre cerca de 50 bairros, entre eles os Setores Central, Sul, Universitário, Oeste, setor Aeroporto, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Pedro Ludovico, Nova Suíça, Jardim Goiás, Alto da Glória, Vila Redenção, Jardim América, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Alpes e Vila Rosa. O cliente pode fazer a avaliação pelo próprio aplicativo ao final da viagem ou pelas redes sociais “CITYBUSBR” no Facebook, Instagram e Twitter. O download do APP está disponível nos smartphones para os sistemas Android e iOS. Após o cadastro, poderá solicitar a sua viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.
Serviço é pioneiro no modelo de transporte coletivo por celular na América Latina -
Diário do Transporte destaca nova bilhetagem eletrônica da RMTC
Goiânia e Região Metropolitana implantam novo sistema de bilhetagem eletrônica
Pacote Tecnológico da Prodata vai modernizar o sistema de transporte coletivo da região, facilitando e ampliando o acesso
por Alexandre Pelegi
para Diário do Transporte
Publicado no dia 26/11/2019A Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), em conjunto com as empresas de ônibus da Grande Goiânia, lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 26 de novembro de 2019, a implementação de um pacote tecnológico que vai modernizar o sistema de transporte da região.
Além da biometria facial, o novo sistema promete a diversificação dos meios de pagamento – além do cartão de transporte, o usuário do ônibus pode pagar sua passagem com cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), e ainda por QRCode.
Em resumo, o extenso cardápio de inovações, que reúne o que de mais moderno o sistema de bilhetagem integrada oferece hoje, compõe a modernização do sistema contratada junto à Prodata. O financiamento e a implantação gradual será feita pelo RedeMob Consórcio.
O pacote tecnológico terá ainda o pagamento em nuvem (Procloud) e a recarga a bordo com Wi-Fi no interior dos ônibus. O sistema online permite a atualização de dados dos cartões de transporte dentro do próprio veículo.
A nova tecnologia da Prodata, líder de mercado na América do Sul, presente em 240 cidades e 9 capitais brasileiras, abre campo para uma série de novidades, permitindo ao poder concedente do sistema praticar tarifas flexíveis no transporte. Com os dados produzidos pelo sistema, o usuário poderá ser beneficiado com valores diferentes da passagem, a depender do dia, horário ou linha. Outro benefício que será possível com a nova bilhetagem é a maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.
O projeto de inovação da bilhetagem será implantado em fases, sem prejuízos ao sistema atual.
A primeira fase contempla a biometria facial e o QR Code, e será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. Na sequência virá a segunda fase, com prazo de conclusão de quatro meses. A previsão é que o novo sistema esteja em pleno funcionamento até dezembro de 2020.
Segundo a CMTC, todas as etapas buscarão esclarecer os usuários sobre os benefícios das mudanças, lançando mão de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.
Goiânia, na verdade, já atua na fronteira da inovação. O atual sistema de bilhetagem eletrônica, implantado há 22 anos, foi pioneiro no país. A RMTC possui cerca de 1 milhão e 900 mil unidades emitidas do Cartão Fácil. “A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada com a garantia de não prejudicar a população que utiliza o serviço. Os mais de 1.700 pontos de venda espalhados pelas cidades da Região Metropolitana de Goiânia continuarão realizando o serviço de recarga do Cartão Fácil até que o novo modelo esteja completamente implementado”, informa comunicado da RMTC.
Benjamin Kennedy Machado da Costa, presidente da CMTC, afirmou na solenidade desta manhã que a nova bilhetagem nada mais é do que a garantia de que a melhoria perseguida pela Companhia e pelas empresas concessionárias do transporte coletivo será alcançada. “É um sistema prático, que também usa a internet e o smartphone. Praticamente toda a população já utiliza hoje os cartões de crédito e débito ou o smartphone, então isso vai facilitar muito a adesão a essas novidades. Os nossos clientes não terão nenhuma dificuldade de adaptação às mudanças”, reforçou o presidente da CMTC.
O diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, ressaltou que os recursos que serão implantados no sistema de transporte já estão disponíveis em outras regiões do país, “mas a Região Metropolitana de Goiânia será a única com todas as funcionalidades juntas e integradas”, disse.
Essa revolução na forma de pagamento do sistema permitirá não somente mais alternativas e conforto ao usuário do transporte, como ainda redefinir o desenho da rede de transportes no médio prazo.
Essas inovações facilitam a criação de uma solução de cobrança de tarifas que independe da emissão de cartões dedicados ou outros dispositivos para acessar o transporte, como destaca Leonardo Ceragioli, diretor comercial da Prodata. Mais que novidade, o pacote anunciado hoje na capital de Goiás cria uma ponte para um completo Ecossistema de Cidade Inteligente.
Veja o vídeo sobre o projeto que será implantado:
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