• Motorista da RMTC recebe mulheres em ponto de ônibus com flores e decoração especial

    06/03/2020 Categoria: Cultura em Movimento,Homenagens,Projetos e ações

    Além da decoração ele fez questão de entregar pessoalmente as flores e um esmalte a cada mulher que passou por lá

    Reportagem de Hérica Marissa
    Publicada no site Curta Mais

    Desde 2015, o motorista Roberto Rufina celebra o Dia Internacional da Mulher de forma especial

    Um dia comum, andando pela cidade, todos se encaminhando para os seus compromissos como seguem normais todos os dias. Quando de repente você desce do ônibus e se depara com uma obra de arte, uma delicadeza, ou um ‘mimo’, que mesmo vindo de um ‘estranho’ arrancou sorrisos de muitas mulheres nesta manhã de uma sexta-feira comum.

    Hoje foi um dia diferente, um dia para refletirmos sobre o amor ao próximo, na delicadeza de receber um presente por sermos o que somos, ‘MULHERES’. Esta manhã foi diferente na Praça Pedro Ludovico Teixeira, ela amanheceu mais bonita, mais colorida e porque não, mais ‘romântica’! Isso tudo se deve à um cidadão que tem tamanha humanidade no coração para prestar, desde 2015, uma bela, delicada e singela homenagem ao dia internacional das mulheres, o senhor Roberto Soares Rufino, de 45 anos. Motorista de ônibus.

    Ele decorou um ponto de ônibus inteiro com direito a tapete vermelho, entrega de rosas e até um esmaltes para cada mulher que por ali passou, um gesto de amor, cuidado e zelo pelo significado da mulher na sociedade. A reafirmação de que as mulheres merecem um dia só para elas, além de merecerem ser bem tratadas, respeitadas e amadas em todos os outros dias do ano!

    “Eu sou motorista, e nosso público em quase 80% de passageiros são mulheres, e por aumentar o número de feminicídio, e eu resolvi manifestar a favor das mulheres. Vocês mulheres é presente de Deus para os homens aqui na terra”. Ele ainda brinca: – Se Deus fez alguma coisa melhor do que mulher na terra, ele guardou pra ele, afirma o motorista.

    “Já tem 5 anos que eu trabalho no transporte coletivo e faço desde quando entrei. É uma coisa gratificante, tudo que eu tenho feito à favor das mulheres tem dado resultado pra mim. Através da mulher o salvador do mundo nasceu. Vocês são especiais porque sabem ser mãe, completam a nossa vida dando alegria, aformoseia a empresa, e enobrece todas as situações de forma mais humana. Sem as mulheres o mundo seria sem graça”, conta Roberto emocionado em entrevista ao Curta Mais.     

  • Prazo para cadastro do Passe Livre Estudantil vai até dia 31 de março

    06/03/2020 Categoria: Passe Livre Estudantil

    O período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil já está chegando à reta final! O prazo vai até o dia 31 de março de 2020. Os estudantes podem realizar o procedimento por meio do site da Superintendência da Juventude. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a RMTC por meio do telefone 0800 648 2222, de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 20h, ou também nos perfis oficiais do FacebookInstagram e Twitter, de segunda a sexta-feira, das 05h às 23h.

    O Passe Livre Estudantil é um benefício subsidiado pelo Governo do Estado que oferece passagens de ônibus gratuitas a estudantes matriculados e com frequência regular em instituições de ensino (ensino fundamental, ensino médio, técnico de nível médio, superior graduação e pós-graduação) autorizadas pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação.

    Para realizar o cadastro ou recadastro, é necessário postar a documentação solicitada no site, indicar uma unidade do Vapt Vupt mais adequada à sua rotina e comparecer ao local após 15 dias úteis para fazer a retirada do cartão. A retirada só se destina aos estudantes que nunca tiveram o cartão Passe Livre Estudantil (para os que já possuem, permanece o mesmo cartão).

    Após a aprovação do cadastro, o estudante terá direito ao limite de 48 viagens por mês, para utilizar exclusivamente no trajeto entre sua residência e a instituição de ensino. O uso indevido do cartão e a sua utilização por terceiros podem acarretar na suspensão ou perda do benefício.

  • RedeMob Consórcio tem 16 vagas abertas para novo sistema de bilhetagem Sitpass

    26/02/2020 Categoria: Folha da Rede,Novidades da Rede

    O RedeMob Consórcio está com processo aberto para o preenchimento de vagas de emprego para a equipe que irá trabalhar na instalação e configuração do novo sistema de bilhetagem Sitpass. São 16 postos de trabalho para o cargo de Técnico em Eletrônica Júnior.

    Confira os detalhes da vaga:

    Com tecnologia de ponta e diversos recursos digitais, o novo sistema de bilhetagem Sitpass vai tornar a utilização do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia mais fácil, prática e segura, além de ampliar o acesso dos clientes ao serviço.

    Saiba mais sobre o novo sistema clicando aqui!

  • Frota do CityBus 2.0 recebe 28 novos veículos

    21/02/2020 Categoria: CityBus 2.0

    Mais 28 novos veículos se somarão aos 40 miniônibus para atender demanda na área em atendimento. O incremento faz parte do plano de consolidação e expansão do serviço durante 2020

    CityBus 2.0 ganhou reforço de 28 novos veículos

    Recém completado um ano de operação do CityBus 2.0, a HP Transportes acaba de receber 28 novos carros, que vão incrementar a frota já existente, atualmente de 40 miniônibus. Além dos modelos já utilizados da marca Mercedes Benz, novos veículos das marcas Renault e Citroën, com catorze e oito lugares respectivamente, também passarão a fazer parte da frota e passaram a ser testados a partir do dia 20. O incremento vem cumprir o plano de consolidação e expansão do serviço que vai ocorrer em 2020. Além disso, ainda no primeiro semestre deste ano novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão. “Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, explica Hugo Santana, diretor de transportes da HP Transportes.

    Um ano de CityBus

    Inicialmente em período de testes, com 15 miniônibus e abrangendo 11 bairros do centro da capital, em julho a operação do CityBus 2.0 foi consolidada com a sua primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados. Em novembro, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros.

    Durante um ano, a frota do CityBus 2.0 percorreu uma distância total de 1.172.095 quilômetros, um percurso equivalente a três idas à lua. Nesse período, estima-se que o serviço tenha retirado 6.500 veículos das ruas da capital de Goiás, já que 81% dos clientes do CityBus 2.0 vieram de modos individuais (carro, moto, apps e outros), segundo apurou pesquisa realizada por discentes de mestrado em Transportes da Universidade Nacional de Brasília (UNB), comprovando a tendência de troca de carros e transporte individual pelo serviço coletivo por aplicativo.

    O serviço é avaliado pelos clientes em 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus, rotas e paradas do trajeto. Além disso, 98% dos clientes indicam o serviço. A influenciadora digital Cláudia Cristina Soares de Souza, de 40 anos, conheceu o CityBus 2.0 através de reportagens na TV, e considera o serviço prático, seguro e rápido e recomenda. “Indicaria sim, principalmente para que o serviço cresça e tenha continuidade”, afirma Cláudia, que sempre o utiliza sozinha ou com o marido e os filhos. 

    O bancário Maurício Acedo de Aquino utiliza o serviço desde o lançamento e, após as expansões, aumentou seu número de viagens de duas para em torno de 10 por semana, para trabalho e lazer com a família. Ele considera o serviço um ótimo custo benefício por tudo que ele entrega. “Como um transporte coletivo, ele é muito bem executado, não somente pelo custo benefício. Além do conforto e conveniência, o atendimento de todos os motoristas é espetacular. Eu nunca tive ocorrência negativa, sempre fui muito bem atendido e com muita cordialidade”, considera, completando o importante papel do serviço para a mobilidade da cidade. “O serviço coletivo do Citybus 2.0 nos faz repensar ainda mais as necessidades de ter um automóvel como um bem, já que as cidades não estão preparadas para o aumento constante do transporte individual, e logo o ‘sistema de mobilidade do Brasil’, das grandes cidades, vai travar se a conscientização não mudar”.

    Modelo já se tornou referência de mobilidade em Goiânia

    Modelo é referência

    O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa que atua no segmento de transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, e da Via, a principal desenvolvedora mundial de transporte público sob demanda. O serviço é resultado de uma longa jornada de inovação com o objetivo de transformar o transporte público, a visão de goianiense sobre o transporte público e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.

    A iniciativa em Goiânia tem sido referência para outras cidades no país. Em dezembro, Fortaleza implementou o TopBus +, um serviço de transporte público sob demanda, semelhante ao CityBus 2.0, e também operado pela Via.  A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tornou a capital cearense a segunda cidade brasileira a oferecer esse serviço.

    Em abril, está prevista a implantação do CityBus DF, que inicialmente circulará na região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. A operação será feita pela Urbi Mobilidade Urbana, empresa do grupo HP Transportes. “Queremos levar para o Distrito Federal a experiência do CityBus e uma nova cultura de mobilidade. Na medida em que o nosso cliente deixa seu carro em casa e viaja conosco, pode aproveitar o tempo do percurso para trabalhar, ler, conversar, e ainda contribuir para um trânsito melhor na cidade”, explica Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.

    “Goiânia, Fortaleza e o Distrito Federal são agora três das quase 100 cidades parceiras da Via em todo o mundo que fornece transporte público sob demanda. Assim como a CMTC (Câmara Metropolitana de Transporte Coletivo), outros órgãos gestores públicos que usam a tecnologia da Via incluem o Metrô de Los Angeles, o Transport for London (TfL), o Transport for New South Wales (TfNSW), de Sydney, e o Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) de Berlim”, pontua o co-fundador e CEO da Via, Daniel Ramot.

  • NTU destaca aniversário de 1 ano do CityBus 2.0

    12/02/2020 Categoria: CityBus 2.0

    Em Goiânia, modelo de transporte já atende a quase 40 bairros e promete nova expansão. Experiência já deu frutos em Fortaleza e prepara sua entrada no Distrito Federal

    Primeiro transporte público coletivo sob demanda da América Latina, o CityBus 2.0 iniciou sua operação em Goiânia no dia 11 de fevereiro de 2019, completando nesse mês seu primeiro ano de serviço. Nesse período, muitas conquistas, mas também muitos desafios para que o serviço, inédito, conquistasse a confiança dos goianienses e a credibilidade de outros Estados, que hoje querem seguir o modelo de serviço implantado em Goiânia.

    O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa do segmento de transporte público coletivo que atua na Região Metropolitana de Goiânia. O serviço é o resultado de uma longa jornada de inovação com o objetivo de transformar o transporte público coletivo, a visão do goianiense sobre transporte coletivo e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.

    Inicialmente em período de testes, com 15 miniônibus e abrangendo 11 bairros do centro da capital. Em julho a operação do CityBus 2.0 foi consolidada com a sua primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados. Em novembro, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros.

    Durante um ano, a frota do CityBus 2.0, que hoje conta com 40 veículos, percorreu uma distância total de 1.172.095 quilômetros, um percurso equivalente a três idas à lua. Nesse período, estima-se que o serviço tenha retirado 6.500 veículos das ruas da capital de Goiás, já que 81% dos clientes do CityBus 2.0 vieram de modos individuais (carro, moto, apps e outros), segundo apurou pesquisa realizada por discentes de mestrado em Transportes da Universidade Nacional de Brasília (UNB), comprovando a tendência de troca de carros e transporte individual pelo serviço coletivo por aplicativo.

    Precisa caminhar só um pouquinho

    O CityBus 2.0 pode ser considerado um serviço de esquina a esquina, já que o cliente precisa se deslocar, em média, 130 metros para encontrar o transporte no ponto virtual de embarque e desembarque. Todos esses passinhos ao longo de um ano geraram um gasto de 13.187 calorias, considerando a soma das distâncias por todas as pessoas para embarque e desembarque em um ano de serviço.

    “Como o serviço é coletivo, o cliente tem que se deslocar alguns metros para aguardar o transporte. Isso garante viagens mais rápidas em percursos mais otimizados. Durante o dia são apenas alguns passos, às vezes, menos até do que costumamos andar entre o local em que estacionamos o carro e nosso destino. E à noite ainda tentamos reduzir essa distância para melhorar a segurança dos passageiros”, pontua Hugo Santana, diretor de transportes da HP Transportes.

    Melhorias e avaliação

    À medida que o serviço foi se desenvolvendo, os miniônibus foram aperfeiçoados a partir da vivência e das sugestões dos clientes. Os veículos com assentos confortáveis e ar condicionado ganharam carregadores de tomada e USB para celulares e câmeras de segurança para monitoramento das viagens, oferecendo segurança para motoristas e clientes. Os passageiros passaram a contar duas possibilidades ETA – Estimated time of arrival (em português, tempo estimado de chegada), para escolher e poder planejar sua viagem com antecedência. Houve ainda o incremento do serviço aos domingos, atendendo também pedidos de clientes.

    O bancário Maurício Acedo de Aquino utiliza o serviço desde o lançamento e, após as expansões, aumentou seu número de viagens de duas para em torno de 10 por semana, para trabalho e lazer com a família. Ele considera o serviço um ótimo custo benefício por tudo que ele entrega. “Como um transporte coletivo, ele é muito bem executado, não somente pelo custo benefício. Além do conforto e conveniência, o atendimento de todos os motoristas é espetacular. Eu nunca tive ocorrência negativa, sempre fui muito bem atendido e com muita cordialidade”, considera, completando o importante papel do serviço para a mobilidade da cidade. “O serviço coletivo do Citybus 2.0 nos faz repensar ainda mais as necessidades de ter um automóvel como um bem, já que as cidades não estão preparadas para o aumento constante do transporte individual, e logo o ‘sistema de mobilidade do Brasil’, das grandes cidades, vai travar se a conscientização não mudar”.

    O serviço já registra 80 mil clientes cadastrados nas plataformas iOS e Android e seu app tem excelente avaliação nas lojas virtuais, 4.8, assim como o serviço, com avaliação dos clientes em 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus, rotas e paradas do trajeto. Além disso, 98% dos clientes indicam o serviço. A influenciadora digital Cláudia Cristina Soares de Souza, de 40 anos, conheceu o CityBus 2.0 através de reportagens na TV, e considera o serviço prático, seguro e rápido e recomenda. “Indicaria sim, principalmente para que o serviço cresça e tenha continuidade”, afirma Cláudia, que sempre o utiliza sozinha ou com o marido e os filhos. 

    O empresário Leonardo Coifman afirma que, além de utilizar o serviço desde a implantação, sempre divulga entre seus conhecidos. “Há momentos que fica mais viável utilizar o CityBus 2.0 do que um uber. Isso é muito melhor, inclusive em relação aos gastos com um automóvel próprio”, avalia.

    Modelo é referência

    A iniciativa em Goiânia é referência para outras cidades no país. Em dezembro, Fortaleza implantou o TopBus+, serviço de transporte público coletivo sob demanda, similar ao CityBus 2.0. A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tornou a capital cearense a segunda cidade brasileira a oferecer esse serviço. Em abril, está prevista a implantação do CityBus DF, que inicialmente circulará na região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. A operação será feita pela Urbi Mobilidade Urbana, empresa do grupo HP Transportes. “Queremos levar para o Distrito Federal a experiência do CityBus e uma nova cultura de mobilidade. Na medida em que o nosso cliente deixa seu carro em casa e viaja conosco, pode aproveitar o tempo do percurso para trabalhar, ler, conversar, e ainda contribuir para um trânsito melhor na cidade”, explica Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.

    Ainda no primeiro semestre deste ano novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão. “Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, adianta Santana.

    Números do CityBus 2.0 em um ano

    Clientes cadastrados: Mais de 80 mil cadastros: volume capaz de lotar quase dois Estádios Serra Dourada (capacidade para até 50.049 pessoas)

    Avaliação do Serviço: 4,9 Estrelas. 98% dos clientes que usam, indicam.

    Distância Percorrida: 1.172.095 Km. Daria para ir à Lua 3 vezes (Distância da Terra à Lua: 384.403 Km)

    Calorias Queimadas: 13.187 Kcal (soma de toda a distância de caminhada para embarque e desembarque até o destino selecionado de todos os clientes ao longo de 1 ano de operação). Equivale queimar as calorias de mais de 440 mil pequis (Considerando a polpa de um caroço de pequi: 30 calorias)

    Quantidade de veículos retirados das ruas: 6.500. Daria pra lotar todo o estacionamento do Estádio Serra Dourada e ainda sobrariam 500 veículos estacionados ao redor. (Estádio Serra Dourada: capacidade para estacionar até 6 mil veículos).

    CO2 não emitidos na atmosfera: 64 toneladas, o equivalente a absorção de CO2 de mais de 392.638 árvores adultas da Mata Atlântica. (Árvores da Mata Atlântica: em fase adulta chegam a retirar até 163Kg de CO2 da atmosfera).

    Bairros atendidos pelo CityBus:

    Setor Central

    Setor Universitário

    Setor Sul

    Setor Marista

    Setor Bela Vista

    Vila São João

    Vila Maria José

    Jardim Goiás

    Setor Nova Vila

    Setor Oeste

    Setor Bueno

    Alto da Glória

    Parque Amazônia

    Serrinha

    Nova Suíça

    Setor Areião

    Conjunto Vila Isabel

    Jardim da Luz

    Vila Redenção

    Jardim América

    Setor Pedro Ludovico

    Vila Rosa

    Jardim Atlântico

    Vila Divino Pai Eterno

    Setor dos Afonsos

    Vila São Tomaz

    Setor Coimbra

    Vila Alpes

    Vila Bela

    Setor Norte Ferroviário

    Vila União

    Vila Lucy

    Setor Sudoeste

    Jardim Europa

    Vila Santa Efigênia

    Sobre o CityBus 2.0

    O CityBus 2.0 funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 6 às 23 horas, sexta e sábado, das 6 horas até meia-noite e meia, e domingo das 8 às 22h20. Percorre cerca de 40 bairros, entre eles os setores Central, Sul, Universitário, Oeste, setor Aeroporto, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Pedro Ludovico, Nova Suíça, Jardim Goiás, Alto da Glória, Vila Redenção, Jardim América, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Alpes e Vila Rosa. O cliente pode fazer a avaliação pelo próprio aplicativo ao final da viagem ou pelas redes sociais “CITYBUSBR” no Facebook, Instagram e Twitter.  O download do app está disponível nos smartphones para os sistemas Android e iOS. Após o cadastro, poderá solicitar a sua viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.

    Disponível em http://www.ntu.org.br/novo/NoticiaCompleta.aspx?idArea=10&idNoticia=1286

Categorias

Posts recentes

Tags