• Viação Reunidas volta a operar parcialmente

    17/06/2020 Categoria: Esclarecimentos

    A Viação Reunidas (VR) volta a operar parcialmente hoje, 17/06, na expectativa de retomar brevemente toda a operação. A empresa conseguiu recursos através de operação de crédito e já efetuou o pagamento do ticket alimentação dos colaboradores e estruturou um cronograma para o pagamento parcelado da folha de maio. Metade do salário será pago até a próxima segunda-feira e a outra metade na semana seguinte. A notícia foi bem aceita por todos os funcionários, que sinalizaram acreditar na empresa e concordaram em voltar ao trabalho mesmo sem a quitação total da folha.

    Em nenhum momento dessa interrupção momentânea os passageiros ficaram sem o atendimento. A empresa espelho Rápido Araguaia assumiu e realiza os serviços da área atendida pela VR, sem deixar qualquer prejuízo para os passageiros que precisam do transporte para se deslocar.

    Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET)

  • Viação Reunidas suspende temporariamente operação no transporte público de Goiânia

    16/06/2020 Categoria: Esclarecimentos

    Prejuízos acumulados ao longo de quase 90 dias de operação com redução de passageiros transportados não deu outra alternativa à empresa.

    Depois de quase 90 dias mantendo os serviços e operando com prejuízo, a Viação Reunidas (VR), uma das concessionárias do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana, suspende temporariamente sua operação. A empresa, sua diretoria e seus mais de 400 colaboradores, pararam neste sábado último, 13. Sem receber salários e vale alimentação ainda referentes ao mês de maio, na garagem da empresa, de mão dadas, rezaram para que uma solução seja encontrada o mais rápido possível para que cada um dos funcionários não perca seus empregos e suas famílias a segurança.

    “A empresa é responsável, atua com profissionalismo, enxuta, com números transparentes, uma vez que é S/A (sociedade anônima) e publica seus balanços auditados regularmente, que, inclusive, estão à disposição da imprensa ou de quem desejar conhecer e analisar nossa realidade. Portanto, o problema existente não se trata de má de gestão, muito pelo contrário,” contextualiza Henrique Vinícius da Paz, diretor executivo da Viação Reunidas.

    Esta situação já havia sido levantada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET), quando da determinação do Governo do Estado através do Decreto no 9.638, de 20 de março de 2020, que definia a circulação de apenas passageiros sentados. Sem crédito e sem pagar funcionários e fornecedores, a Viação Reunidas não viu outro caminho até haver uma análise favorável de crédito bancário já solicitado, ou um dos planos de recuperação do sistema em discussão com o poder público terem efetividade.

    “Em virtude da drástica redução na demanda, que chegou em 80% após o primeiro decreto do Governo do Estado definindo a quarentena, as empresas perderam sua capacidade de pagamento, uma vez que a receita foi fortemente comprometida com a diminuição de passageiros e a determinação de somente transportar passageiros sentados. Com a reabertura parcial das atividades da cidade, esse índice se manteve baixo, em cerca de 30% a 40% do fluxo usual antes da pandemia. Esse é apenas um dos motivos que fizeram com que a Reunidas chegasse a esse momento crítico”, explica o presidente do SET, Adriano Rodrigues Oliveira.

    O próprio Governo do Estado, através do Plano Emergencial proposto em 18 de maio, comprovou a real situação de dificuldade econômico-financeira das empresas através de auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE) e foi, inclusive, aprovado pelos demais órgãos de controle, bem como Ministério Público e Defensoria Pública. Todos os números apresentados pelas empresas e auditados pela CGE comprovaram a dificuldade delas darem andamento à prestação de serviço no modelo em que foi imposto. “Estávamos esperançosos com a Plano Emergencial do Governo do Estado. Do valor que o Estado de Goiás apontou de déficit de custeio operacional das empresas, R$ 23 milhões e meio, a parte destinada à Reunidas seria de 2 milhões e meio, referentes somente a março e abril, sem contar maio e parte de junho. Se esse recurso tivesse saído, não teríamos chegado neste momento,” avalia Henrique.

    “A proposta feita pelo Estado de Goiás foi desenvolvida para dar uma resposta à população e fortalecer o transporte público coletivo. Infelizmente ainda não temos uma confirmação da viabilidade pela Justiça. Outros caminhos estão sendo buscados, mas sem a agilidade necessária para o socorro imediato. Esse trabalho do Governo reforça a visão, que tem de ser de todos, de que o Transporte Coletivo é um serviço público, essencial, e direito de todo cidadão e responsabilidade dos governos. Tudo que as empresas podem fazer, está sendo feito, mesmo que aos olhos do cidadão ainda não seja o suficiente,” conclui Oliveira.

    O retrato da Viação Reunidas hoje, é, infelizmente, um espelho do que está acontecendo com o sistema. O risco de outras empresas entrarem em colapso é real.

    A Viação Reunidas já comunicou à CMTC a suspensão do trabalho.

    Continuidade do atendimento

    A Viação Reunidas opera nas regiões oeste e noroeste. São transportados pela VR cerca de 1.120.000 passageiros por mês (em tempos normais, agora com a pandemia são cerca de 370 mil passageiros/mês), em 110 linhas na região que compreende os municípios de Goiânia, Trindade, Goianira, Abadia de Goiás, Guapó, Brazabrantes, Santo Antônio de Goiás e Nova Veneza. O que corresponde a mais 200 bairros atendidos.

    Enquanto não há linha de crédito bancário aprovada ou uma solução vinda do poder público, responsável pelo transporte público coletivo e por oferecer à população o serviço essencial, a empresa espelho Rápido Araguaia irá assumir e executar os serviços da área atendida pela VR, sem deixar qualquer prejuízo para os passageiros que precisam do transporte para se deslocar.

    Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET)

  • Distribuição de máscaras em terminais da RMTC

    10/06/2020 Categoria: Projetos e ações

    A máscara tem sido um acessório fundamental para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Para incentivar o uso, o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), distribuiu nesta terça-feira (9/6), o equipamento de proteção em cinco terminais de ônibus de Goiânia. A iniciativa é uma das ações da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus.

    As equipes da OVG entregaram 14.400 máscaras de tecido aos usuários do transporte coletivo nos terminais Novo Mundo, Padre Pelágio, das Bandeiras, Cruzeiro e Praça da Bíblia. A doação foi feita pela indústria têxtil à campanha no último mês de maio. Na ocasião, foram entregues 300 mil unidades.

    Trabalhadora da área de construção civil, Maria Ribeiro dos Santos, elogiou a iniciativa. “Foi ótima essa ideia porque precisamos usar máscaras todos os dias”.

    Moradora do Residencial Mansões Paraíso, Tânia Regina Martins, recebeu a máscara no Terminal Padre Pelágio ao voltar para sua residência. Ela também gostou de receber o equipamento de proteção individual. “Como estou procurando emprego, ando todos os dias de ônibus, na rua, então preciso sempre me proteger. Essa ajuda é muito importante neste momento tão arriscado que estamos vivendo”.

    A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, diz que a distribuição nos terminais foi uma forma de ajudar a proteger as pessoas que estão mais suscetíveis a ter contato com o vírus. “O uso da máscara é uma medida recomendada pelo Ministério da Saúde e é a melhor forma de diminuir o contágio pela Covid-19, já que ainda não temos a vacina. E para os usuários do transporte coletivo o item é imprescindível por estarem mais próximos uns dos outros”.

    A presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado, agradeceu a parceria na ação de prevenção à Covid-19. “Felizmente temos recebido o apoio de inúmeros parceiros que contribuem para diminuir o impacto causado por essa pandemia. Essas máscaras fazem a diferença para quem está passando dificuldade econômica. Muitos se deslocam para trabalhar ou procurar emprego e precisam dessa proteção e não têm condições de comprar”.

    Fonte: ovg.org.br / Karinthia Wanderley 

  • CityBus, por aplicativo, chega em Aparecida nesta semana

    28/05/2020 Categoria: CityBus 2.0,Mobilidade Urbana,Novidades da Rede,Trânsito e Transporte

    A partir desta quinta-feira, 28, o CityBus 2.0 passará a atender a região do Garavelo, chegando a Aparecida de Goiânia, com uma nova característica: o “CityBus Local”. As viagens serão exclusivas para deslocamentos entre 31 bairros da região, dentre eles Jardim Buriti Sereno, Jardim Colorado, Setor dos Bandeirantes, Jardim das Ortências, Jardim Tropical, Jardim Itaipi, entre outros bairros próximos em uma área com cerca de 19 quilômetros quadrados.

    “É um serviço para deslocamentos de curta distância, sendo uma nova opção para passeios, compras, consultas médicas e visita a igrejas, entre outros.”, explica o diretor da HP Transportes, Hugo Santana.

    Por ser uma operadora de Transporte Público Coletivo que atende o Arco Sul da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a HP Transportes sempre considerou Aparecida de Goiânia nos estudos de expansão do serviço. “Esse é o primeiro passo que estamos dando para o atendimento a cidades da Região Metropolitana de Goiânia. Com isso, Aparecida passa a ser a 3ª cidade na América Latina a contar com transporte público coletivo por aplicativo. A receptividade do serviço nessa região será valiosa para continuarmos avançando com o atendimento de novas áreas e ampliando o atendimento na cidade”, reforça o diretor.

    “Aparecida de Goiânia cresceu, está melhorando sua mobilidade urbana com ciclovias, eixos estruturantes e viaduto, o CityBus chega para inovar o sistema de transporte coletivo da nossa cidade. Esse é mais um investimento importante que além de oferecer à população uma nova opção de deslocamento entre os bairros da região Garavelo, vai proporcionar melhor comodidade ao usuário, agilidade nas viagens e acessibilidade a quem mais precisa”, destacou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

    A região Garavelo será atendida por miniônibus de segunda a sábado, das 6h às 23h. O “CityBus Local” é solicitado pelo aplicativo CityBus 2.0, para um serviço de esquina a esquina, necessitando que o usuário se desloque alguns metros para encontrar o miniônibus no ponto virtual para embarque e desembarque, indicado no aplicativo. Todos os veículos possuem carregadores de tomada e USB para celulares, câmeras de segurança e não admite passageiros em pé. Todos os motoristas são contratados e treinados, o que proporcionará mais segurança ao usuário. Quem ainda não conhece o serviço, pode experimentar com a primeira viagem na região grátis inserindo o código APARECIDA.

    Neste período de pandemia da Covid-19, os miniônibus têm circulado com número limitado de pessoas, o máximo é de seis passageiros e sempre com as janelas abertas, sendo obrigatório o uso de máscaras pelo motorista e clientes. Os miniônibus têm sido submetidos a um processo rigoroso de limpeza e desinfecção cumprindo o protocolo sanitário. “Sabemos que o momento exige bastante cuidado e proteção ao sair de casa, é por isso que o lançamento do CityBus Local vem reforçar as opções de mobilidade oferecendo mais segurança para todos aqueles que precisam se deslocar nesse período”, destaca Indiara Ferreira, Diretora Executiva da HP Transportes.

    Sobre o CityBus 2.0

    O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa que atua no segmento de transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, e da Via, a principal desenvolvedora mundial de transporte público sob demanda. O serviço já atende a mais de 95 mil clientes cadastrados nas plataformas IOS e Android. O download do app está disponível nos smartphones para ambos os sistemas. Após o cadastro, o cliente poderá solicitar a sua viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.

  • HP lança campanha “Viagem Solidária” para ajudar a OVG

    25/05/2020 Categoria: CityBus 2.0,Projetos e ações

    Miniônibus do City Bus 2.0 serão pontos de arrecadação de donativos para a Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus.

    A HP Transportes Coletivos, companhia de transporte público da região Metropolitana de Goiânia, se une à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para ajudar aqueles que mais precisam. A empresa lança a campanha “Viagem Solidária”, nesta segunda-feira, dia 25 de maio, para arrecadar produtos de higiene e limpeza que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

    Os miniônibus do City Bus 2.0 serão os pontos autorizados de arrecadação. Ao acessar o aplicativo de celular para solicitar a viagem, os passageiros serão informados sobre a campanha. Quem se interessar em ajudar, deverá entregar as doações ao motorista do veículo.

    Os produtos arrecadados serão destinados à Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, iniciativa do Governo de Goiás, realizada por meio da OVG e Gabinete de Políticas Sociais. A ação começou há dois meses e arrecada donativos e recursos para amenizar os efeitos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

    A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que o sucesso da campanha tem sido garantido pela união de forças de diversas empresas, órgãos públicos, autarquias e do cidadão. “Graças à solidariedade de tantas pessoas e empresas, como a HP, entregamos donativos nos 246 municípios goianos e continuamos atendendo a região metropolitana da capital. Com mais essa parceria poderemos ajudar mais famílias”.

    Diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado agradece a iniciativa da HP e lembra que a campanha continua. “É mais um aliado de peso neste momento tão difícil que estamos passando. Infelizmente a pandemia ainda persiste e somente com a contribuição de todos é que vamos continuar atendendo os mais vulneráveis”, pontua.

    “O medo de se contagiar pelo coronavírus, o isolamento social e dúvidas sobre o futuro é para todos. Porém o problema se acentua muito para as famílias de baixa renda, pois, além dos problemas comuns a todos, sofrem e se enfraquecem pela falta de alimento. É necessário, então que nos coloquemos no lugar dos mais pobres e nos unamos, solidariamente, para amenizar a dor da fome. Assim sairemos melhores dessa crise que afeta a humanidade”, considera a diretora executiva da HP Transportes Indiara Ferreira.

Categorias

Posts recentes

Tags