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Boletim do Transporte Coletivo – Retorno das Atividades
Edição de 24 de Julho de 2020 (sexta-feita).
A partir de hoje faremos postagens diárias do Boletim do Transporte Coletivo, uma forma para dar transparência e informar sobre as ações do setor em Goiás, no Brasil e no mundo.
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A linha 137 tem trajeto estendido em Trindade
A partir de segunda-feira (20/07), a linha 137 – T. Vera Cruz / Renata Park / Pontakayana amplia seu atendimento até o Residencial Maria Monteiro, na cidade de Trindade. Com a mudança de rota, a linha passa a transitar pela Avenida das Paineiras, Rua das Parreiras e Alameda das Gardênias, e os pontos 3889, 8488 e 8489 serão atendidos. Confira o novo trajeto no mapa:
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Quase 80% dos usuários aprovam linhas diretas no transporte coletivo, sem passar pelos terminais de ônibus
Pesquisa de opinião realizada pelo RedeMob Consórcio aponta que 79% dos usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana aprovam a criação de linhas diretas, conectando seu bairro direto ao seu destino, sem passar pelos terminais de integração. Do total de 1.246 entrevistados, 76% dos usuários entendem que, com a interdição desses terminais e a criação de linha direta, ganharão tempo no uso do transporte público coletivo.
Pesquisa revela que a maioria dos passageiros do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana aprova a ideia de linhas diretas dos bairros e fechamento dos terminais durante o período de pandemia A pesquisa foi realizada nos Terminais Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília, que são os locais citados na proposta do RedeMob Consórcio enviada à Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) como sugestão de interdição temporária até que seja superado o problema da pandemia do coronavírus. O objetivo do levantamento foi obter a opinião dos clientes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) sobre criação de linhas diretas, ligando o bairro de origem da viagem, de modo direto, até o destino da viagem, evitando, assim, a passagem pelos terminais.
De acordo com o diretor de Transportes do RedeMob Consórcio, Cézane Eduardo de Siqueira, a pesquisa mostrou, de forma clara, que a proposta de criar linhas diretas, sem passar por terminais, é a melhor solução para mitigar o risco de contaminação da Covid-19 nestes locais e, ao mesmo tempo, proporcionar viagens mais rápidas no transporte público coletivo. “O momento que estamos vivendo frente a toda essa problemática da pandemia requer que tenhamos muita responsabilidade social e sabemos que os usuários do transporte público coletivo não querem correr riscos de serem infectados. Tínhamos sim expectativa de que uma proposta que mitigue riscos e ao mesmo tempo melhore o serviço seria bem aceita”, enfatiza.
Dos cinco terminais utilizados para realização da pesquisa, o Terminal Nerópolis apresentou a maior aprovação dos 168 usuários entrevistados quanto à criação de linha direta da cidade para o seu destino: 91,1% concordam com a proposta feita pelo RedeMob Consórcio. Em seguida está o Terminal Veiga Jardim, com 381 entrevistados e 83,7% de aprovação da medida.
Em relação ao ganho de tempo nas viagens diante da interdição dos terminais, novamente o Terminal Nerópolis figura em primeiro lugar em aprovação, com o apoio de 88,7% dos usuários. Em seguida também figura o Terminal Veiga Jardim, com aprovação da medida por 82,2% dos entrevistados.
Cézane destaca que é preciso agir rapidamente. “Estamos falando de saúde, de preservar vidas e os terminais oferecem riscos. A interdição temporária e a criação de linhas diretas, oferendo viagens mais rápidas, precisam ser implementados com urgência”, pontua. “As discussões já começaram com a CMTC, que também compartilha com nossa preocupação e com todo este contexto. A pesquisa será de grande valia, pois estamos tratando da opinião do usuário, o principal interessado”, explica.
Metodologia
A pesquisa teve como foco os passageiros do Transporte Público Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, que realizaram embarque nos terminais de integração Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília, que são citados na proposta do RedeMob Consórcio enviada à CMTC para interdição temporária até que seja superado o problema da pandemia do coronavírus.
As entrevistas foram realizadas nos dias 14 e 16 de julho deste ano, das 06h às 10h30, com 1.246 entrevistas, determinando uma margem de erro de no máximo 2,68% dentro de um coeficiente de segurança de 95%. A coleta de dados contou com 10 pesquisadores do RedeMob Consórcio, supervisionados por profissional com experiência em estudo congênere.
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Demanda do terceiro dia de retorno das atividades
Segue abaixo, demanda de passageiros na Rede Metropolitana de Transporte Público no dia 16 de julho de 2020.
Comparando com março, antes da pandemia, o fluxo de passageiros era de 521.630, e ontem foi de 178.647, uma queda de 66% na demanda de usuários. Ou seja, a demanda atual é apenas 34% da demanda antes da pandemia.
Estes números demonstram que o retorno no fluxo de passageiros no sistema de transporte público não foi e talvez não será automático como foi divulgado.
RedeMob Consórcio -
Demanda do segundo dia de retorno das atividades
Segue abaixo, demanda de passageiros na Rede Metropolitana de Transporte Público no dia 15 de julho de 2020.
Comparando com março, antes da pandemia, o fluxo de passageiros era de 521.630, e ontem 179.520, uma queda de 66% na demanda de usuários. Ou seja, a demanda atual é apenas 34% da demanda antes da pandemia.
Estes números demonstram que o retorno no fluxo de passageiros no sistema de transporte público não foi e talvez não será automático como foi divulgado ontem.
RedeMob Consórcio
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