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Clientes e motoristas do transporte coletivo aprovam implantação do Corredor 85
Pesquisa de satisfação com clientes e motoristas das linhas que passam pela avenida e dados de velocidade dos ônibus mostram que as viagens estão mais rápidas
O tempo de viagem está melhor segundo a avaliação de 60,5% dos usuários dos ônibus que trafegam pelo Corredor Preferencial 85, em Goiânia. Para 53,8% dos entrevistados, o tempo de percurso está mais rápido e para 6,7% melhorou muito. A pesquisa foi realizada pelo RedeMob Consórcio nos dias 29 e 30 de abril, com 185 clientes e motoristas de ônibus e margem de erro de 3%.
A maioria dos motoristas do transporte coletivo também avalia que houve melhora no tempo de viagem após a implantação da faixa preferencial. Para 68,7% dos entrevistados, o tempo de viagem está bom ou ótimo.
62,5% clientes afirmaram a velocidade dos ônibus melhorou após a implantação do projeto. Entre os motoristas, 73,2% consideram que a velocidade está boa ou ótima.
A pesquisa também coletou sugestões para melhorar a eficácia do Corredor. Para 41,1% dos clientes entrevistados, é preciso ampliar a fiscalização ao longo da via. Outros 33,9% pedem que os motoristas respeitem o corredor.
Dentre os motoristas de ônibus, 31,4% sugeriram que a fiscalização seja mais rigorosa para reduzir a invasão da faixa por outros veículos. Para 39,2%, é preciso podar as árvores porque a via do ônibus é estreita. 15,7% solicitaram medidas para reduzir o congestionamento no cruzamento com a T-10 e outros 13,7% pediram melhorias no tempo semafórico.
Melhoras na velocidade dos ônibus e tempo de viagem
Dados registrados pelo sistema da Central de Controle Operacional da RMTC mostram que, com a implantação do Corredor Preferencial, as linhas que passam pela Avenida 85 registraram velocidade até 32% mais rápida. A fluidez dos ônibus chegou a 23,2 quilômetros por hora, sendo que o incremento médio na velocidade foi de 19,6% no período analisado.
Os dados foram constatados no percurso entre o Setor Serrinha e a Praça Cívica. No sentido inverso, da Praça Cívica até o Serrinha, o ganho de velocidade chegou a 24%, com pico de 25,7 quilômetros por hora. A média neste trecho ficou em 20,6 quilômetros por hora. Já o tempo de viagem reduziu 23,7%.
Antes da implantação, a velocidade no trecho entre o Serrinha e a Praça Cívica chegou a 12,3 quilômetros por hora. No sentido contrário (Praça Cívica/Serrinha), a velocidade era de 14 quilômetros por hora.
O coordenador dos corredores preferenciais da Prefeitura de Goiânia, Sávio Afonso, afirma que os ganhos de velocidade registrados até o momento estão dentro da média esperada para os primeiros meses do projeto. Ele afirma que os condutores dos veículos ainda estão se adaptando à reorganização da via, pois continuam ocorrendo invasões da faixa preferencial, o que impacta de forma negativa na efetividade do Corredor.
Sávio Afonso explica que o Corredor 85 ainda não foi totalmente implantado. O projeto prevê um incremento médio de até 19 minutos no tempo de viagem, nos dois sentidos, ao longo de todo o corredor. Nesta primeira fase de implantação, chegou-se a 12 minutos de ganho nos dois sentidos. O corredor terá 7,2 quilômetros, sendo que atualmente apenas quatro quilômetros estão em funcionamento.
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