-
Dia Mundial Sem Carro propõe trânsito mais democrático e sustentável
Comemorada no dia 22 de setembro, a data surgiu na Europa, na década de 1990, como forma de reflexão sobre os problemas causados pelo uso intensivo de automóveis para o deslocamento individual, principalmente nos grandes centros urbanos
O Dia Mundial Sem Carro vem ganhando mais adeptos em todo o mundo e promovendo a importância de investir em um transporte sustentável, que seja capaz de levar mais pessoas, com o melhor custo-benefício e mais qualidade de vida. Na Região Metropolitana de Goiânia, onde o excesso de veículos nas ruas causa um sentimento de imobilidade, o evento tem como objetivo despertar na população o interesse em repensar a mobilidade urbana. A proposta é deixar o carro na garagem para aderir a modos de transportes coletivos ou não motorizados, como ônibus, bicicletas e caminhadas, conscientizando da importância de democratizar o trânsito e o uso dos espaços urbanos.
Para o universitário Yago Rodrigues Alvim, “andar de carro nas ruas de Goiânia tem sido cansativo e estressante, pois o trânsito está sobrecarregado e até pequenas trajetos levam muito tempo para serem percorridos. Acredito que o Dia Mundial sem Carro é uma medida interessante e que deve ser mais divulgada, para que a adesão seja sempre maior”, afirma.
Já para o ciclista Miguel Alexandre da Silva Neto, o evento deveria existir não só uma vez no ano. “É uma forma de mostrar à população a importância de se investir em qualidade de vida, mostrando os benefícios da não utilização do automóvel. Precisamos promover uma reeducação no trânsito, baseada no respeito mútuo e numa divisão mais justa entre todos que compartilham as vias”.
A dona de casa Núbia Naria Rodrigues Leão, cliente do transporte coletivo e pedestre, afirma que a promoção da ideia de substituir o automóvel por opções mais sustentáveis e que beneficiem mais pessoas é muito importante. E destaca: é preciso investir em medidas apropriadas, para que todos andem com segurança.
Motorista do transporte público coletivo há um ano e meio, Milton Ribeiro dos Passos vê o Dia Mundial sem Carro como reflexão da necessidade de um trânsito mais humanizado. “Com menos carros nas ruas, menores serão os índices de acidentes e maiores serão os benefícios para a população. Além disso, ajuda a diminuir a poluição, já que o carro leva menos gente e, proporcionalmente, acaba poluindo mais que o ônibus”, opina.
Bicicletários instalados nos Terminais Goiânia Viva, Senador Canedo e Trindade estão quase sempre cheios: população adere à ideia de utilizar modos mais sustentáveis, como a integração entre o transporte público coletivo e a bicicleta
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)