-
Fluidez aumenta e número de acidentes cai no primeiro ano do corredor preferencial universitário
Em um ano, Corredor Preferencial proporcionou ganho em rapidez no deslocamento dos ônibus em todas as faixas de horário e nos sentidos do itinerário. Todos os segmentos que o utilizam obtiveram sensível melhoria no seu dia a dia
Fluidez do transporte coletivo registrou aumento e o índice de acidentes e mortes apresentou queda no primeiro ano de vigência do Corredor Preferencial Universitário, que liga a Praça Cívica, avenida Universitária (antiga rua 10), rua 261 e a Praça da Bíblia, na região Centro-Universitário.
A reorganização do trânsito, feita com a implantação do Corredor Preferencial Universitário, priorizou o transporte coletivo, que é utilizado por 50 mil passageiros por dia, e trouxe mais segurança para todos os que circulam pela região.
Neste primeiro ano, além dos ganhos em velocidade dos ônibus, a reformulação da sinalização e a ampliação da fiscalização do trânsito, com equipamentos eletrônicos e agentes, têm contribuído para a redução dos acidentes.
Sustentabilidade também é marca do projeto que possui calçada sustentável e ciclovia em toda a extensão do corredor (2,5 quilômetros). Há ainda equipamentos voltados para os deficientes físicos, como rampas de acessibilidade, piso podotatil, espaço para cadeirantes e abrigos modernos com comunicação visual que interage com os usuários do transporte coletivo.
Aprovação popular
Priorização do transporte coletivo integra a política de mobilidade e sustentabilidade da Prefeitura de Goiânia que tem beneficiado a cidade a partir da garantia de maior velocidade operacional. Instalação de corredores de transporte coletivo consta no Plano Diretor de Goiânia, que foi amplamente discutido com a sociedade e a Câmara Municipal desde 2005.Projeto da Prefeitura de Goiânia reúne 14 corredores de ônibus que juntos somam 102 quilômetros. Outros cinco corredores (T-7, T-9, avenida 85, avenida 24 de Outubro e Independência) já estão com o projeto básico de tráfego concluído.
Em um ano, Corredor Preferencial Universitário proporcionou ganho em rapidez no deslocamento dos ônibus em todas as faixas de horário e nos sentidos do itinerário. Além disso, todos os segmentos que o utilizam obtiveram sensível melhoria no seu dia a dia.
O Corredor Preferencial da T-63, que ainda está em fase de implantação, também ganhou a adesão dos usuários do transporte coletivo, moradores e motoristas de veículos. Pesquisa realizada pelo Instituto Verus, em junho deste ano, aponta que 84,7% dos usuários do transporte coletivo apoiam os corredores de ônibus. A pesquisa entrevistou 900 pessoas e foi feita a pedido do Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia.
Fonte: CMTC
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)