• BOLETIM DIÁRIO DE FLUXO E DEMANDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

    15/03/2021 Categoria: Boletim Diário de Fluxo e Demanda

    Edição das 19h

    O RedeMob Consórcio começa a divulgar diariamente o fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 19 horas.

    Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020 período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia. 

    Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada)) 

    Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximos as curvas dos gráficos, quanto mais eles se aproximarem, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima do mesmo cenário do lockdown de março/abril de 2020. 

    “Os resultados parciais de hoje têm evidenciado que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando preliminarmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino. 

    A demanda realizada em Goiânia, 62.383 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 63% maior do que a demanda esperada para o período, frustrando parcialmente todas as expectativas de uma demanda menor. Os resultados parciais de hoje evidenciam que enorme quantidade de pessoas continua se locomovendo em Goiânia, independentemente do cenário de pandemia e determinação do lockdown. O horário mais critico no dia de hoje foi as 17 horas e 18 horas com 119% e 124% de aumento respectivamente. 

    A demanda realizada em Aparecida, 42.797 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 58% maior do que a demanda esperada para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que muitas pessoas continuam se locomovendo em Aparecida, independentemente do cenário de pandemia. Vale lembrar que, no município de Aparecida não está sendo adotado o lockdown, mas sim o rodizio intermitente por região.

    No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA, a demanda realizada foi de, 66.975 viagens registradas, hoje, das 04 às 19h ficou 66% acima do esperado para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que elevada quantidade de pessoas continua se locomovendo no SIMA, independentemente do cenário de pandemia. Vale lembrar que, os municípios da Região Metropolitana de Goiânia que integram no Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital. 

    Fazendo uma análise de toda RMTC, a demanda realizada na Rede foi de 172.155 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 63% maior do que a demanda esperada para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que elevada quantidade de pessoas continuam se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando parcialmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020. 

    RedeMob Consórcio