• CMTC lança novo serviço de atendimento aos idosos e PCDs

    14/02/2025 Categoria: Cartão Benefício, Sitpass

    Dentro do novo site Sitpass idosos e PCD’s terão atendimento de forma rápida, segura e eficaz. O serviço será lançado nesta sexta-feira (14/2), às 9 horas, durante a entrega da nova Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

    Idosos e/ou portadores de deficiência que usam o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana contarão, a partir desta sexta-feira (14/2), com um novo serviço de atendimento. Moderno e inovador, o novo site Sitpass foi pensado para oferecer de forma intuitiva e fácil serviços como cadastro, bloqueio de cartões, solicitação de novas vias, processos administrativos e consulta de situação cadastral serão realizados de forma 100% digital para idosos e no caso de portadores de deficiência terão que comparecer à Loja Sitpass, apenas para realizarem a perícia médica.

    A iniciativa permite a migração de diversos serviços presenciais para o ambiente digital, tornando o processo mais acessível e prático. Um dos principais pilares do novo atendimento é facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que elas consigam resolver as suas demandas sem a necessidade de deslocamento. O lançamento do novo sistema será realizado nesta sexta-feira (14/2), durante a inauguração da Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste, pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), às 9 horas.

    O atendimento digital foi desenvolvido com um design moderno e que proporcione mais familiaridade dos idosos e portadores de deficiência com a plataforma, possibilitando até mesmo uma adaptação gradual dos usuários do transporte coletivo com a nova ferramenta. Com a implementação de landing pages direcionadas, os idosos e PCDs são orientados de forma clara ao serviço desejado. Além disso, uma interface prioriza a objetividade, com recursos como busca otimizada e personalizada de conteúdo, facilitando o acesso rápido às informações. A iniciativa é uma parceria entre o RedeMob Consórcio e a CMTC.

    O idoso não precisará mais ir à loja Sitpass para fazer o cartão, deverá solicita-lo pelo site Sitpass e retira-lo em um dos 23 terminais de ônibus da RMTC de sua maior conveniência. Já o PCD que atualmente vai à loja Sitpass duas vezes, será necessário apenas um deslocamento para realização da perícia médica para sair com o cartão Sitpass em mãos.

    Para o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, a migração do atendimento de pessoas idosas e/ou com deficiência para o meio digital é um marco na história do transporte porque possibilita de forma empática e humana que esses usuários consigam atendimento personalizado sem sair de casa. “Com a crescente digitalização de serviços e produtos, é crucial que pessoas idosas não sejam deixadas para trás. A inclusão digital permite que eles tenham acesso a informações, serviços e benefícios que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. Para nós é um marco importante porque estamos promovendo mais autonomia e independência para os idosos e pessoas com baixa mobilidade, e isso vai de encontro com a nossa proposta de entregar um transporte coletivo de qualidade”, explica.

    Novo atendimento digital:

    Passo a Passo para Acesso aos Serviços no Site Sitpass

    Cadastro Idoso

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto “Idoso”.

    5.         Informe seu CPF para acessar o Cadastro de Idoso.

    6.         Preencha os dados solicitados e anexe os seguintes documentos:

    o          Cópia do RG;

    o          Cópia do CPF;

    o          Cópia do comprovante de endereço;

    o          Foto recente.

    7.         Leia e aceite o Termo de Uso do Passe Livre.

    8.         Após completar essa etapa, sua solicitação de cadastro será enviada.

    9.         Acompanhe o andamento da solicitação diretamente pelo site. Quando o cartão estiver pronto, você será notificado e poderá agendar o atendimento para retirá-lo no local escolhido no momento do cadastro. (Loja Sitpass, Terminais de Integração da RMTC).

    Cadastro Pessoa com Deficiência (PCD)

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto “PCD”.

    5.         Informe seu CPF para acessar o Cadastro de PCD.

    6.         Preencha os dados solicitados e anexe os seguintes documentos:

    o          Cópia do RG;

    o          Cópia do CPF;

    o          Cópia do comprovante de endereço;

    o          Atestado médico com CID;

    o          Foto recente.

    7.         Leia e aceite o Termo de Uso do Passe Livre.

    8.         Após completar essa etapa, sua solicitação de cadastro será enviada.

    9.         Acompanhe o andamento da solicitação diretamente pelo site. Após validação da documentação, você será notificado para agendar a perícia médica na Loja Sitpass. O cartão será entregue no mesmo dia da perícia.

    Consulta Situação Cadastral

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.

    5.         Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.

    6.         Após acessar, você terá informações sobre a sua situação cadastral, como:

    o          Status do cadastro (ativo ou vencido).

    o          Bloqueios existentes no cartão, caso haja.

    Solicitação de Segunda Via do Cartão

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.

    5.         Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.

    6.         No cadastro, escolha a opção “Solicitar 2ª Via do Cartão”.

    7.         O sistema realizará o bloqueio do cartão atual e gerará um boleto no valor de R$ 43,00.

    8.         Após o pagamento, o novo cartão será produzido em até 5 dias úteis.

    9.         Você poderá acompanhar o andamento pelo site e, quando o cartão estiver pronto, agendar o atendimento para retirá-lo na Loja Sitpass.

    Bloqueio de Cartão

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.

    5.         Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.

    6.         No cadastro, escolha a opção “Bloquear Cartão”.

    7.         O sistema realizará o bloqueio do cartão imediatamente.

    Processo Administrativo

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.

    5.         Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.

    6.         Se o cadastro estiver bloqueado, escolha a opção “Processo Administrativo”.

    7.         Você terá informações detalhadas sobre o bloqueio, como:

    o          Motivo do bloqueio.

    o          Prazo e data prevista para liberação do cartão.

    8.         Caso deseje, apresente uma justificativa para solicitar o desbloqueio do cartão.

    9.         Acompanhe pelo site o status da análise da sua justificativa.

    Extrato de Utilização

    1.         Acesse o site sitpass.com.br.

    2.         Clique no menu “Para Você”.

    3.         Escolha a opção “Gratuidades”.

    4.         Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.

    5.         Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.

    6.         Escolha a opção “Extrato de Utilização”.

    7.         Informe o período desejado (data inicial e data final).

    8.         Clique em “Gerar Extrato Utilização”.

    9.         O extrato do uso do cartão no período solicitado será exibido.