• BOLETIM DIÁRIO DE FLUXO E DEMANDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

    15/03/2021 Categoria: Esclarecimentos

    O RedeMob Consórcio começa a divulgar diariamente o fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Abaixo as analises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC. 

    Em Goiânia, foram realizadas 24.992 viagens. Das 4 às 10 da manhã, desta segunda-feira, 15 de março, o fluxo ficou 60% maior que a demanda esperada para o período em lockdown, quando apenas os serviços essenciais deveriam estar funcionando. Já na faixa horária de 5 horas da manhã, houve um aumento de 80% em relação ao fluxo esperado.  

    Das 4 às 9 horas da manhã, o RedeMob Consórcio constatou que a demanda ficou 63% maior do que o esperado no período em Aparecida de Goiânia. Destaque para o horário das 7 horas quando o fluxo de passageiros foi 104% maior do que o esperado para o horário. Uma prova de que as pessoas continuam se locomovendo em Aparecida de Goiânia, mesmo em tempo de pandemia. Importante ressaltar que o município vizinho à capital instituiu um lockdown intermitente, com rodizio de funcionamento entre os setores. 

    No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA, fez 30.611 viagens das 4 às 10 horas da manhã e a demanda ficou 55% maior que a esperada. No horário das 7 horas, esse fluxo ficou 82% maior. “Vale Lembrar que os municípios da região metropolitana de Goiânia que integram o Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital”, explica Leomar Avelino, diretor executivo do RedeMob Consórcio

    Fazendo uma análise de toda RMTC na manhã de hoje, das 77.486 viagens realizadas das 4 às 10 horas da manhã, o fluxo de passageiros ficou 59% maior que a demanda esperada para o período. Destaque para a faixa das 7 horas que apresentou 82% mais demanda que o esperado. 

    “Os resultados parciais de hoje evidenciam que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando parcialmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino.