• Começa implantação de novo modelo de bilhetagem Sitpass

    20/01/2021 Categoria: Esclarecimentos

    Tecnologia compõe algumas mudanças imediatas no sistema, como a biometria facial e a recarga a bordo. Trata-se de um passo inicial para possibilitar a implantação de novas políticas públicas de transporte, a exemplo do bilhete único.
    Mudanças começam a vigorar em 23 de janeiro 

    Mesmo diante da gravíssima crise financeira que assola o setor de transporte público coletivo, em razão somente de um empréstimo bancário firmado pelo RedeMob Consórcio em 2019, para amortização em sessenta (60) parcelas, é que começa a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica (SBE) com novas funcionalidades e que possibilitará o surgimento de novas políticas públicas para o transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Entre as novidades que serão implementadas a partir da zero hora de sábado, 23 de janeiro, estão a biometria facial, que será válida, neste primeiro momento para os idosos, e a recarga de créditos no cartão a bordo dos veículos. A previsão é que, com a continuidade da implantação no decorrer do primeiro semestre de 2021, o novo sistema tenha a adesão de novas formas de pagamento da passagem, como o pagamento via cartão de crédito, de débito, QR Code e também via conta corrente virtual, modelo de pagamento conhecido como pagamento baseado em conta (ABT).

    A migração terá nível mínimo de impacto aos clientes do sistema. Os usuários não precisarão trocar seus cartões atuais e não terão que realizar novo cadastro. Todos os 1,6 milhões de cartões continuarão a ser normalmente aceitos. O sistema tecnológico utilizado é nacional e a mudança deve impactar cerca de 500 mil pessoas, considerando uma movimentação fora do cenário de pandemia, que fazem uso diário do serviço, localizadas na região metropolitana de Goiânia. “Todo investimento em tecnologia que melhore o acesso ao serviço e geração de dados é bem-vindo. O transporte é essencial às cidades e o usuário precisa de facilidades para deslocar. A CMTC acompanhou todo esse processo e validou as ações por serem elas positivas ao sistema RMTC”, avalia Murilo Ulhôa, presidente da CMTC.  

    O novo projeto desenvolvido pelo RedeMob Consórcio com o apoio da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), será a base para a evolução de políticas públicas no transporte público coletivo da grande Goiânia.  

    Quando finalizada a implantação do projeto no decorrer de 2021, além de oferecer maior conveniência aos clientes, agregar novas formas de pagamentos e facilitar os deslocamentos pelas cidades, o novo sistema vai contribuir com o planejamento operacional nas respostas das complexas perguntas sobre o desenho da rede e contribuir na mitigação da evasão de receita. Para o diretor executivo do RedeMob Consórcio, o setor de transporte público coletivo necessita se adequar às necessidades operacionais e às expectativas dos clientes. “A tecnologia não para de evoluir e veio para somar nesta nova transformação. Com a implantação deste novo sistema abrimos possibilidade tecnológica para que o bilhete único venha a ser implantado em um futuro próximo”, conclui. 

    Os motoristas e atendentes de bilheterias também foram treinados para operar o novo equipamento, com foco principalmente na resolução de possíveis problemas e encaminhamentos junto aos clientes durante a operação. 

    Processo de migração 

    A partir de 23 de janeiro, o cliente deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus. Neste primeiro momento, e somente neste, a leitura do cartão será um pouquinho mais demorada porque o sistema estará migrando automaticamente todas as informações gravadas dentro do cartão para o novo sistema. A partir daí o cliente já terá “migrado” o seu cartão para o novo sistema. Este mesmo processo irá ocorrer na rede de vendas, caso o cliente precise carregar créditos em seu cartão antes de embarcar. O sistema não exigirá nenhuma outra ação específica. “Esse tempo de atualização levará menos de 10 segundos. O equipamento foi bastante testado, mas, caso haja uma alguma demora além disso, pedimos compreensão do usuário e que ele informe ao motorista ou ao atendente de bilheteria para que possam ser realizados os ajustes necessários”, detalha Leomar Avelino. 

    A coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará também apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário. Tudo de forma transparente ao cliente. Tudo de forma transparente. A câmera coleta a foto que fica temporariamente armazenada no validador do ônibus e, quanto este chega na garagem, o arquivo de imagem é descarregado para o servidor. 

    Em um momento posterior, após a descarga dos dados do veículo na garagem, a tecnologia da biometria fará o cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto do cadastro daquele cartão. Em caso de divergência, esta foto é enviada para inspeção visual e análise da ocorrência. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para análise de fotos dos clientes com uso de máscaras. 

    Para o cliente que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte, já poderá contar com a liberação dos seus créditos para recarga no cartão em todos os validadores dos ônibus e terminais. Esta recarga acontecerá automaticamente quando ele apresentar o seu Cartão Fácil no novo validador. Uma vez que comprou, o crédito será baixado no próprio validador.

    Fraudes 

    O novo modelo de bilhetagem eletrônica também vai trazer garantia de maior segurança contra fraudes. Os cartões comunicados como roubados ou extraviados pelos clientes poderão ser imediatamente bloqueados através da atualização automática da “lista vermelha” em todos os validadores em ônibus e terminais, que estarão online no novo sistema. Para se ter uma ideia, o atual sistema necessita importar, diariamente, de 3 mil a 5 mil cartões para a lista vermelha, conforme o resultado das auditorias de uso indevido de produtos tarifários dotados de benefícios, obrigando o rodízio dos registros dos cartões na lista. 

    A operação online dos equipamentos embarcados dentro dos ônibus permitirá o check automático do cartão, no momento da sua validação, uma forma muito mais eficiente de se evitar a fraude. 

    Políticas públicas podem avançar com o novo sistema 

    O novo sistema de bilhetagem também terá condições de absorver novas políticas tarifárias e de integração, que dependem de políticas públicas. Uma vez definidas, elas poderão ser parametrizadas, de forma simples e rápida, tornando o sistema dinâmico e adequado para as diferentes políticas operacionais e tarifarias de acordo com a política e ao modelo local. 

    Exemplo seria a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, determinados horários, dias e rotas, de forma a incentivar o uso nestes períodos e otimizar a taxa de ocupação da frota. Também já será possível tecnologicamente a integração de base temporal e espacial, nas diferentes linhas existentes na Região Metropolitana de Goiânia, quer sejam da mesma empresa de ônibus ou de empresas diferentes, através da utilização do cartão, permitindo as transferências em qualquer ponto da rede de transporte, com ou sem complementação de tarifa. 

    “Os elementos variáveis da política tarifária e de integração (valor da tarifa, tempo para a integração, quantidade de transferências, incremento tarifário nas transferências) a exemplo do Bilhete Único, dependem de políticas públicas que uma vez definidas poderão ser implantados, de forma simples e rápida, tornando o sistema dinâmico e, adequado para as diferentes políticas operacionais e tarifárias de acordo com a política e ao modelo local”, explica Leomar Avelino. 

    Continuidade da Implantação 

    O novo sistema conta com continuidade de implantação do projeto, prevista para ocorrer durante o ano de 2021. Nesta etapa, novos meios de pagamento serão implementados como o pagamento via Cartão de Crédito, de débito, QR Code Dinâmico e pagamento através de Conta Corrente em Nuvem, denominado ABT (Account Based Ticket). Este meio de pagamento exigirá cadastro prévio do cliente, o qual cadastrará uma conta no sistema e, ao utilizar o transporte público, precisa usar um dispositivo, a exemplo de celular, apenas para se identificar no validador. O débito será feito diretamente na conta informada. “Quando esse novo modelo estiver totalmente implantado o usuário sentirá as vantagens, principalmente pela facilidade de acesso com outras formas de pagamento da passagem”, avalia o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa.  

    Os novos validadores já estão equipados com o módulo leitor padrão EMV, que é utilizado pelos cartões de crédito bancário. A única exigência é que o cartão de crédito do cliente já possua a interface para comunicação sem contato, bastando apenas aproximá-lo do validador. “A grande maioria dos bancos já estão migrando seus cartões de créditos com contato para esse novo modelo”, ressalta Leomar Avelino. “A evolução dos sistemas de pagamento no transporte público é inevitável. Diante de um mercado cada vez mais exigente é uma questão de sobrevivência que o transporte público fortaleça sua competitividade frente aos demais modais, através da flexibilização e consequente facilitação dos meios de pagamento da viagem”, finaliza Leomar. 


    FUNCIONALIDADES QUE SERÃO PERMITIDAS COM O INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA 

    Utilização de recursos adicionais de segurança afim de se evitar fraudes 

    Utilização de Biometria Facial para assegurar o devido uso de produtos dotados de benefícios tarifários 

    Veículos online, permitindo atualizações e cargas de lista vermelha a bordo dos veículos, conforme necessidades 

    FUNCIONALIDADES QUE SERÃO PERMITIDAS COM CONTINUIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA NO DECORRER DE 2021 

    Utilização de múltiplas soluções de pagamento da viagem pelo cliente

    Possibilidade de flexibilização da estrutura tarifária com possibilidade de inserção de novos parâmetros, novas tarifas (diferenciação tarifária) e novas regras de negócios 

    Possibilidade de flexibilização da matriz de integração, permitindo a integração em base temporal e espacial, limitadas ou não a produtos, incluindo a possibilidade tecnológica da implantação do Bilhete Único. 

    Novas formas de aquisição e recarga de créditos de viagens como a recarga a bordo dos ônibus 

    Gestão online dos equipamentos em operação (identificação dos equipamentos operantes e não operantes) 

    Abertura e fechamento de serviço de forma automática e remota 

    Transferência automática e rápida dos dados de toda a frota, via Wi-Fi 

    O PRIMEIRO ACESSO 

    Apresentar o cartão fácil (fora de carteira ou bolsa) no novo leitor. 

    Aguardar a atualização dos dados do cartão e cadastro online. 

    Todo processo não dura mais que alguns segundos. 

    O PRIMEIRO ACESSO DO IDOSO 

    Apresentar o Cartão Fácil (fora de carteira ou bolsa) no novo leitor. 

    Aguardar a atualização dos dados do cartão e cadastro online. 

    Aguarda a biometria fácil que será feita pelo próprio equipamento no ônibus. Todo processo não dura mais que alguns segundos.