-
Aplicativo SiMRmtc Acessível beneficiará milhares de deficientes visuais
O SiMRmtc Acessível é uma funcionalidade do App que permite ao deficiente visual utilizar todos os serviços disponíveis na ferramenta sem a ajuda de outra pessoa
Foi lançada ontem, 03 de dezembro, em uma celebração alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia, a versão do aplicativo SiMRmtc Acessível. Com mais de 300 mil downloads, o SiMRmtc é uma importante ferramenta tecnológica desenvolvida pelo RedeMob Consórcio utilizando o ITS4Mobility Volvo, que permite ao passageiro acompanhar em tempo real os horários dos ônibus em suas linhas de interesse e, assim, ter condições de planejar melhor seu deslocamento na Região Metropolitana de Goiânia.
Com o lançamento da versão acessível do app SiMRmtc, os deficientes visuais também poderão ter acesso às informações sobre linhas, trajetos, pontos de embarque, pontos de venda de recarga SitPass, planejar sua viajem, fazer sugestões, elogios, denúncias e reclamações. Além de programar um alarme para ser avisado quando o veículo estiver próximo e até avaliar a viagem.
Em desenvolvimento a cerca de um ano e meio, a funcionalidade foi implantada no aplicativo com o objetivo de atender inicialmente cerca de 1.700 pessoas cadastradas no Passe Livre do Deficiente Visual atendidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Todavia, segundo estimativas, a Região Metropolitana de Goiânia tem mais de 30 mil deficientes visuais que poderão agora ter seu acesso facilitado ao transporte público coletivo.
O diretor executivo do Redemob Consórcio, Leomar Avelino Rodrigues, explicou que, o SiMRmtc acessível é o início de uma viagem que está apenas começando, pois, outras funcionalidades serão implantadas ou aperfeiçoadas no decorrer de 2019. “Tornar o aplicativo SiMRmtc acessível às pessoas com deficiência visual significa um ato de inclusão social e digital, acessibilidade e mobilidade por meio do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia”, completou.
Para o secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira, a versão acessível do SiMRmtc irá proporcionar aos deficientes visuais não só mobilidade, mas também dignidade. “Com a versão acessível as pessoas com deficiência visual terão total e plena possibilidade de pegar o ônibus e descer onde quiser, sem precisar da ajuda de terceiros”, ressaltou.
De acordo com o superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Antônio José Ferreira, que é deficiente visual, a independência é um dos maiores benefícios que o aplicativo irá proporcionar. “Com o aplicativo eu vou saber quantos minutos faltam para o ônibus chegar no ponto, vou saber a hora que ele chega, vou saber a hora de descer do ônibus no ponto que eu marquei, sem dizer a ninguém para onde eu vou, isso preserva a minha privacidade e me dá independência. Em muito boa hora a RMTC lembrou desse público, e está fazendo essa ação inclusiva, acessível, e acima de tudo humanitária”, comemorou o superintendente.
O professor e consultor, Romeu Fernandes de Lima, que participou do desenvolvimento da versão acessível do SiMRmtc e também é deficiente visual falou sobre a importância de participar desse projeto. “O desenvolvimento do aplicativo com os recursos de acessibilidade é um sonho antigo das pessoas com deficiência visual. Nós começamos de fato a testar o aplicativo em 2017. E então contribuímos com algumas considerações para a equipe desenvolvedora. Coisas que a gente entende que é necessário estar no aplicativo para atender as nossas necessidades”, afirmou.
Todo aplicativo passa por um histórico de amadurecimento e melhorias, o que não será diferente para as funcionalidades de acessibilidade do SiMRmtc acessível, apesar de seu tempo de operação e base instalada. Para que seja feito o aprimoramento, é preciso aumentar a base de usuários destas funcionalidades. A versão acessível já está disponível para smartphones com sistema operacional Android e devido a algumas regras burocráticas da Apple, a versão para iOS será lançada nos próximos 15 dias.
Na ocasião do lançamento onde também foi assinado um expediente de encaminhamento do Projeto de Lei das Calçadas à Câmara Municipal e firmado convênio com a Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG) para a implantação do Banco Municipal de Cadeira de Rodas, que irá beneficiar pessoas com mobilidade reduzida e que necessitam cadeiras para se locomoverem.
Funcionalidade acessível do App
A fim de viabilizar a acessibilidade dos deficientes visuais ao aplicativo SimRmtc os seguintes recursos foram implementados:
- Detecção automática da funcionalidade de leitura de tela ativa, normalmente utilizada pelo cliente com deficiência visual e capacidade de leitura reduzida de todas as telas do aplicativo;
- Apresentação da distância do cliente (em metros) até o ponto de ônibus próximo, com base em sua localização atual;
- Viajem guiada com informações sobre o percurso e sinalização de quando descer do ônibus, conforme destino programado (este recurso utiliza o Google Maps);
- Consulta de horários em tempo real, com feedback sonoro informando quanto tempo resta para a chegada de seu ônibus ao ponto de parada (de 5 em 5 minutos, quando este intervalo for superior a 5 minutos, e de 1 em 1 minuto, quando o intervalo for inferior a 5 minutos).
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)