-
RMTC, poder público e entidades discutem transporte coletivo em Goiânia
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo, as propostas para melhorias do trânsito e os desafios da mobilidade urbana foram os temas debatidos durante um encontro, na tarde desta quinta-feira (28/9), promovido pela Organização Jaime Câmara, em Goiânia.
Presente no encontro, o diretor executivo da Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC), Leomar Avelino, explicou ao jornal A Redação que um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que prestam o serviço de transporte público na Grande Goiânia são os vácuos residenciais nas regiões mais periféricas.
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
“A baixa densidade demográfica em algumas regiões prejudica muito o transporte público coletivo porque os ônibus buscam poucas pessoas muito longe e, consequentemente, realiza menos viagens. Quanto mais adensados os bairros na cidade, melhor vai funcionar o transporte público coletivo”, explicou.
Leomar Avelino concluiu dizendo que políticas públicas voltadas para a fluidez do trânsito colaboram com as empresas. “Se os ônibus conseguem trafegar em uma velocidade maior, temos condição de aumentar a quantidade de viagens para os passageiros e, como consequência, melhoramos o problema da superlotação no transporte público”.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), também participou do encontro e se declarou “feliz” com a iniciativa. “Ver que não é só a prefeitura que está preocupada com o transporte coletivo em Goiânia me encoraja muito porque sinto que não estou sozinho”, disse ao AR.
O chefe do executivo municipal reconheceu que a mobilidade urbana é um dos gargalos de Goiânia e ressaltou que a prefeitura investe em estudos sobre escalonamento do horário comercial. Para Iris, alternar os horários de funcionamento dos comércios é uma das soluções para o problema do trânsito na capital.
(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
“Estabelecer a chegada alternada dos trabalhadores em seus locais de trabalho e dos estudantes em suas escolas melhoraria muito a fluidez do trânsito. Todo mundo saindo de casa no mesmo horário deixa o trânsito caótico. É uma mudança de comportamento da população, e vamos investir nessa ideia”, concluiu o prefeito.
O transporte público na Grande Goiânia é de responsabilidade de cinco empresas, que formam a Rede Metropolitana do Transporte Coletivo. O grupo atende 18 municípios, da região metropolitana, e transporta diariamente cerca de 300 mil pessoas.
Fonte: A Redação, confira aqui
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (6)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (8)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (680)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (148)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (18)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)