• O sonho de ter ônibus sem catraca na Região Metropolitana de Goiânia

    18/12/2015 Categoria: Projetos e ações

    Veículos do transporte público coletivo foram adaptados em ação promovida com a finalidade de compreender o comportamento dos clientes 

    ????????????????????????????????????

    Durante o mês de dezembro, o RedeMob Consórcio colocou nas ruas alguns ônibus sem catraca. Trata-se de uma ação de continuidade da Campanha de Combate à Fraude no Transporte Público Coletivo.

    Até então, os resultados da Campanha tem demonstrado que a violência no transporte público coletivo, em boa parte, está diretamente associada às ações de fraudes quotidianas – a pessoa que comete fraude está predisposta a cometer violência pública.

    Contudo, buscando entender melhor o comportamento do cidadão no uso transporte público coletivo, definir o rumo das próximas ações da campanha de combate à fraude e principalmente, medir a possibilidade de realizar um grande sonho – retirar as catracas dos ônibus na Região Metropolitana de Goiânia (18 municípios), alguns ônibus operaram sem a existência da catraca.

    Duas hipóteses foram levantadas: sem a catraca a maioria dos clientes comete fraude – deixa de pagar a tarifa? É possível retirar a catraca de todos os ônibus?

    A amostragem ocorreu em dois dias (9 e 16 de dezembro), em três veículos, nas linhas 196, 275, 518, 574, 576 e 578.

    Inicialmente, as pessoas estranharam, porém a grande maioria agiu de forma correta e validou o bilhete ou cartão. No Total, considerando os dois dias, foram 1.406 embarques e 94 não pagaram a tarifa (cometeram fraudes). Isso representa 6,7% de evasão.

    Expandindo os dados, é possível afirmar que, sem as catracas, a fraude dentro dos ônibus aumentaria em torno de 50% em relação à fraude medida dentro dos ônibus com catraca.

    Conclui-se que, temos duas evidenciações / resultados: a positiva, independente de catraca a maioria dos clientes não cometem fraude = cerca de 93,3% pagam corretamente a tarifa; a negativa, a curto prazo, ainda não é possível retirar a catraca do ônibus.

    Os resultados demonstram que há dois caminhos importantes a serem seguidos: o primeiro ligado à educação e o segundo relacionado ao fortalecimento dos valores sociais.

    A Rmtc pretende, no próximo ano, desenvolver parcerias com escolas, associações de bairros, igrejas e outras instituições, nos sentido de trabalharem em conjunto para promover o entendimento e valorização da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Goiânia, em especial, do pilar denominado serviço de transporte público coletivo.

    Semelhantes às cidades europeias, americanas e de Buenos Aires, continuaremos a perseguir o sonho de ser a primeira Região Metropolitana do Brasil a possuir um serviço de transporte público coletivo com ônibus sem catracas.