-
Prefeitura de Goiânia e RedeMob Consórcio inauguram parklet na Rua 137
Às 18h30 desta terça-feira, 09, o prefeito Paulo Garcia, inaugura o Parklet 137, um espaço público de lazer e convivência instalado pelo RedeMob Consórcio em uma área que antes era usada como vaga de estacionamento, no início da Rua 137, Setor Marista. Os pedestres e ciclistas que costumam passar pela Praça Adélia Martins Batista terão a oportunidade de conhecer essa novidade que surgiu nos Estados Unidos e tem sido cada vez mais adotada pela administração pública dos grandes centros urbanos como política de lazer e mobilidade urbana.
A proposta do parklet – trocadilho com os termos em inglês “parking” (estacionar) e “parks” (parques) – é aumentar a oferta de espaços públicos nas ruas que proporcionem a convivência entre as pessoas e a melhoria da paisagem urbana, estimulando assim a coletividade e o uso de transportes não motorizados.
Inspirado na dinâmica e movimento do transporte coletivo, o Parklet 137 foi construído com materiais de fácil manutenção e que priorizam o conforto e a interação dos frequentadores. A plataforma de 10 metros de comprimento por 2,2 metros de largura está equipada com floreiras, mesa com estação para recarregar dispositivos eletrônicos, biblioteca, bancos, espreguiçadeira, paraciclos, câmeras de segurança e um display eletrônico. O ambiente é público e pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa.
Para o diretor geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, a criação de espaços públicos que priorizem a mobilidade e a convivência coletiva representa um ganho para os clientes do transporte público e para toda a sociedade. “Nós nos propusemos a apoiar esta iniciativa porque acreditamos que o estímulo à coletividade e ao uso democrático das vias públicas também contribui para um transporte coletivo melhor. A experiência de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo tem mostrado que os parklets proporcionam mais interação social e segurança, humanizam a cidade e incentivam o comércio e a economia local. Todos estes fatores têm influência direta sobre a qualidade do serviço que prestamos”, afirma.
O projeto obedeceu às regras estabelecidas pela Prefeitura de Goiânia no Decreto Nº 791, de 30 de março de 2015, que regulamenta a instalação dos parklets na capital por pessoas ou empresas que tenham interesse em apoiar a iniciativa. De acordo com o decreto, o espaço é temporário e poderá permanecer no local pelo período máximo de três anos.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)