-
Concessionárias começam a cumprir compromissos recentes
Em cumprimento aos compromissos assumidos em carta pública recente, concessionárias iniciam ações para a retomada da melhoria da qualidade do transporte coletivo
A partir desta quarta-feira, 14, os clientes de 141 linhas de ônibus do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia vão contar com 737 novas viagens por dia. Com o incremento de 14 veículos na frota operacional, além de 57 motoristas e todo um trabalho para reorganizar a distribuição destes recursos, hoje já estão sendo disponibilizados diariamente 112.024 lugares a mais no transporte coletivo.
A ação faz parte de um cronograma de acréscimo na oferta do serviço que será implantado em quatro etapas, todas as quartas-feiras, até o dia 04 de junho. Esta é apenas uma das medidas efetivas que está sendo executada para o cumprimento dos compromissos assumidos pelas concessionárias em conjunto com entidades públicas e privadas que se comprometeram a trabalhar em prol da melhoria do transporte coletivo.
Nas próximas quatro semanas as empresas vão disponibilizar um adicional de 2.069 viagens por dia, com o acréscimo de 95 ônibus na frota e 275 novos motoristas, rodando cerca de um milhão e duzentos mil quilômetros a mais por mês. Em termos práticos, isto representa mais de 300 mil lugares ofertados a mais todos os dias no transporte público da Região Metropolitana de Goiânia.
O planejamento de como as viagens adicionais serão inseridas nas linhas foi definido pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As linhas que terão incremento de oferta de viagens para a 1ª e 2ª etapas, nos dias 14 e 21 de maio, respectivamente, já foram definidas. Já para a 3ª e 4ª etapas, nos dias 28 de maio e 4 de junho, a CMTC ainda realiza estudos técnicos com previsão de finalização nas próximas semanas.
Tabelas de frequência das linhas nos terminais
Com a reorganização da operação e o aumento da expectativa de cumprimento dos horários programados, também foi iniciada essa semana a reinstalação das tabelas impressas com a frequência das linhas nos 14 terminais geridos pelo RedeMob Consórcio.
Até a próxima semana, quem passa pelos terminais poderá consultar as tabelas nos locais de embarque nos terminais. “É claro que o trânsito continua sendo um fator determinante para o cumprimento dos horários, mas as pessoas terão ao menos uma referência de quanto tempo em média elas devem esperar pelo próximo ônibus. Nossa intenção na verdade é diminuir essa incerteza com a disponibilização efetiva dos displays eletrônicos que exibem informações reais sobre os horários de chegada e partida de cada linha e já estão em fase final de teste nos terminais”, afirmou o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)