-
Clientes do transporte público prejudicados com a depredação de 39 ônibus
No início da noite de quinta-feira, 8, um grupo de estudantes que havia agendado protesto pelas mídias sociais no Leste Universitário depredou 39 ônibus do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, a maioria deles nas proximidades dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia.
Manifestantes mascarados atiraram pedras e pedaços de madeira contra os ônibus que passavam pelo local, quebrando janelas, para-brisas e faróis e danificando a lataria dos veículos. Com a falta de segurança para continuar circulando, a operação das linhas ficou interrompida por várias horas na área Leste da RMTC e comprometeu seriamente o atendimento em toda a Rede, que funciona de maneira integrada.
O RedeMob Consórcio estima que pelo menos 130 mil pessoas foram diretamente afetadas pela interrupção da operação e boa parte delas ainda pode ser prejudicada nos próximos dias em função do recolhimento dos ônibus para conserto.
O diretor administrativo da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), que teve 17 ônibus depredados na noite de ontem, lamenta que os atos de vandalismo contra o transporte coletivo estejam se tornando uma rotina na Grande Goiânia. “Todos os dias chegam vários ônibus com vidros quebrados e nós já estamos até com dificuldade para conseguir reposição de vidros aqui em Goiânia. Hoje, além dos ônibus a menos nas ruas, o mais grave é que nós não estamos conseguindo contratar motoristas porque está todo mundo com medo de exercer a função por causa dessa violência”, ressaltou José César Curado.
Além dos veículos convencionais operados pelo RedeMob Consórcio, outros 10 ônibus articulados e biarticulados que fazem a linha Eixo Anhanguera também foram vandalizados, segundo informações da Metrobus. Um deles foi incendiado na Praça da Bíblia e ficou completamente destruído. Para se ter uma ideia da barbárie, queimar um ônibus biarticulado é o mesmo que amontoar e colocar fogo em mais de um milhão de reais, preço do veículo queimado ontem.
O RedeMob Consórcio reitera que as ações de depredação dos ônibus e interferência na circulação das linhas afetam diretamente a qualidade do transporte público coletivo e trazem prejuízos em cadeia para todos os clientes que dependem deste serviço. As concessionárias acreditam que os órgãos de segurança pública irão se empenhar na identificação e punição dos responsáveis por estes crimes, até mesmo para evitar que as ações isoladas de pequenos grupos continuem afetando tão seriamente a ordem e o bem comum.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)