• NTU lança campanha para qualificar transporte público

    18/11/2013 Categoria: Trânsito e Transporte

    NTU Faixa Exclusiva

    O Programa Emergencial de Qualificação do Transporte Público por Ônibus, apresentado pela NTU como proposta ao governo federal, contempla pilares estratégicos para melhorar e qualificar, em curto prazo, o transporte público nas cidades brasileiras. Essa proposta é alvo da Campanha Nacional de Qualificação das Redes Convencionais de Transporte Público Urbano que a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou no início de novembro, como uma de suas ações para buscar a qualificação dos serviços de ônibus.

    A proposta da NTU se insere dentro das oito medidas para melhoria do transporte público coletivo urbano no Brasil, apresentadas pela entidade em manifestação pública à sociedade, no último mês de julho. Além disso, medida idêntica foi contemplada em uma resolução aprovada no mês de outubro pelo Conselho das Cidades que recomenda proposta ao governo federal para o Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana.

    “Com a proposta nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos de operação, com a implantação de quatro mil quilômetros de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses”, esclarece o presidente da NTU, Otávio Cunha.

    Nessa linha, o programa proposto inclui a construção de faixas exclusivas de ônibus, com fiscalização eletrônica em tempo integral e melhorias nos pontos de parada, incluindo painéis de informações sobre rotas e horários dos coletivos. Esses projetos demandam soluções tecnológicas simples, sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário.

    Bons exemplos

    Para estimular a implantação das faixas exclusivas, a NTU chama a atenção para as experiências recentes de Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, entre outros exemplos positivos na implantação desse sistema. Com a publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” a NTU também pretende difundir a medida e contribuir com a divulgação de conhecimentos para a elaboração de projetos de mobilidade urbana. Segundo o presidente da NTU, o governo tem cobrado o setor pela falta de propostas nessa linha. “No caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer”, reforça Cunha.

    Ainda com relação às faixas seletivas, o presidente da NTU explica que as soluções devem ser adaptadas a cada realidade. “O mais importante é mostrar que esta é uma medida barata, rápida e eficiente, que serve para qualquer tamanho de cidade”, ressalta.

    A publicação “Faixas exclusivas de ônibus – experiências de sucesso” traz, detalhadamente, critérios técnicos, desenhos urbanos e os principais resultados operacionais obtidos em três capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia) após a adoção das faixas exclusivas e corredores BRS (Bus Rapid System, ou Sistema de Ônibus Rápido). Em São Paulo, por exemplo, a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir 108%, reduzindo os tempos de deslocamento em até 25 minutos.

     

    Principais características das faixas exclusivas:

    • Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;
    • Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
    • Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
    • Impactar positivamente nos deslocamentos individuais;
    • Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;
    • Disponibilizar informação aos usuários, monitoramento e reeducação;
    • Racionalizar a operação com a otimização da frota;
    • Aumentar a produtividade do transporte público sobre pneus;
    • Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária;
    • Facilitar a integração com os outros modos de transporte; e
    • Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.

     

    Fonte: NTU