• Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito discute desafios da mobilidade urbana

    15/10/2013 Categoria: Por dentro da Rede, Trânsito e Transporte

    Congresso ANTP 2013

    Mobilidade urbana, cidades sustentáveis, transporte público, trânsito seguro, acessibilidade e qualidade de vida: estes foram os principais assuntos discutidos de 08 a 10 de outubro, em Brasília, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. O Congresso é promovido a cada dois anos pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e reuniu visitantes estrangeiros, autoridades municipais, estaduais e federais, operadores públicos e privados de transporte coletivo, empresários, técnicos e acadêmicos da área e lideranças comunitárias. Os participantes também tiveram acesso às mais recentes soluções e tecnologias em termos de equipamentos, técnicas e serviços para a área de trânsito e transporte público, na programação paralela da VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito.

    Representantes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC) marcaram presença no evento e participaram dos diversos debates que tiveram como objetivo central a busca de iniciativas concretas para a construção de cidades mais sustentáveis, considerando o papel do transporte público neste processo.

    Na quarta-feira (09) o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, apresentou o modelo de gestão da operação e dos terminais da RMTC e os principais resultados alcançados desde a implantação de um sistema inteligente de transporte (ITS). O diretor do Consórcio falou sobre as lições aprendidas, desafios e perspectivas para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. “Uma das dificuldades que enfrentamos hoje é o cumprimento de horários. Com a perda de eficiência dos ônibus nos últimos anos, em função da falta de investimentos na infraestrutura pública, nosso grande desafio é conseguir conciliar produtividade, preço e qualidade”, destacou.

    Leomar Avelino, diretor geral do Consórcio Rmtc fala sobre o controle da operação

    Leomar Avelino, diretor geral do RedeMob Consórcio, em sessão temática sobre Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS)

    A crise do sistema de transporte público e da mobilidade urbana foi um dos temas que permeou todos os debates do evento. Para o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), Nazareno Stanislau, “A sociedade brasileira vive um momento importante e tem a possibilidade de finalmente reverter uma política que foi adotada pelo poder público durante décadas, de incentivo à indústria automobilística e ao uso do transporte individual em detrimento do transporte coletivo. Neste contexto, não podemos nos esquecer da necessidade de integrar as políticas de mobilidade com as políticas de urbanização das cidades”.

    Ricardo Mendanha Ladeira, coordenador regional da ANTP/MG, falou sobre a importância da participação do poder público e de toda a sociedade nesse processo de mudança. “Há muito tempo esperávamos que a mobilidade urbana e o transporte público entrassem na agenda política dos nossos governantes. E, desde as manifestações do meio do ano, isso finalmente aconteceu. Agora precisamos amadurecer os debates, dividir as responsabilidades e pensar em soluções sustentáveis”, afirmou.

    Durante mesa-redonda sobre o Custeio do Transporte Público, o diretor administrativo e institucional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho, defendeu que a sustentabilidade do transporte público depende do equilíbrio entre custo e qualidade. “Estamos tentando buscar, junto ao pode público, soluções mais viáveis para o setor. Redução de custos, aumento de produtividade, tarifa e serviços mais atrativos são as bases para a discussão sobre a melhoria da qualidade do transporte público”, concluiu.