• Velocidade do transporte coletivo melhora em 26% no Corredor T-63. População já sente os benefícios

    05/04/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    Confira a opinião de passageiros, motoristas e até mesmo a percepção de quem não utiliza o transporte coletivo em Goiânia. Dados levantados pela RMTC comprovam benefícios reais após proibição de estacionamento ao longo da via

    Corredor T-63

    O corredor preferencial da Avenida T-63 ainda não foi finalizado, mas a proibição de estacionamento e a sinalização que indica preferência dos ônibus na faixa lateral já contabilizam ganhos reais de velocidade para o transporte coletivo. Desde a implantação destas duas medidas, ocorreu uma melhoria da fluidez do transporte coletivo na ordem de 26% no horário critico da manhã (sentido Terminal Isidória).

    Já no período da tarde, a melhoria foi de 14% (sentido Parque Anhanguera – Avenida Pasteur). Cerca de 80 mil passageiros que embarcam diariamente nas nove linhas do transporte coletivo que passam pela T-63 são beneficiados com os ganhos de velocidade nos ônibus. É importante ressaltar que alguns motoristas de carro e moto ainda não respeitam a faixa preferencial, insistindo em circular e até mesmo estacionar em cima da faixa.

    Neste sentido, a implantação de fiscalização eletrônica e do novo plano semafórico irá contribuir para que os resultados almejados (algo em torno de 25km/h para ônibus) sejam alcançados nos dois sentidos da avenida.

    Confira a opinião de passageiros, motoristas e pessoas que trabalham na Avenida T-63 sobre a implantação do corredor.

    AUDIRENE DE SOUZA VALADARES – PORTEIRA E CLIENTE DO TRANSPORTE COLETIVO
    “Em pouco tempo, senti que melhorou bastante! Com a proibição do estacionamento e a faixa preferencial para ônibus, parece que o espaço do transporte coletivo ficou mais amplo. Está bem mais fácil para os ônibus trafegar. Antes era muito apertadinho, o ônibus tinha que parar no meio da rua. Achei que ficou muito bom. Normalmente, embarco no Circular Praça A até o Terminal Isidória. Neste trechinho daqui até lá já dá para ver a diferença. Ta chegando mais rápido.”

    LUIS JOSÉ DA COSTA – VENDEDOR DE ALIMENTOS HÁ UM ANO E MEIO NO PONTO PRÓXIMO À PRAÇA NOVA SUÍÇA
    “Já melhorou bastante, está bem melhor. Percebo que os ônibus trafegam de forma mais rápida depois da proibição de estacionamento. Os passageiros comentam sempre comigo que agora está melhor, que está mais rápido para chegar no serviço. Dizem que antes chegavam atrasados devido ao tumulto causado pelo trânsito. Só não está 100% porque ainda vejo gente que não respeita e estaciona carro e moto na faixa preferencial. Mas com a fiscalização vai melhorar bastante.”

    AMÉRICA DE OLIVEIRA – DO LAR E CLIENTE DO TRANSPORTE COLETIVO
    “Melhorou e vai melhorar ainda mais! Serão menos carros no corredor de ônibus e o transporte coletivo vai flui melhor. É uma medida que poderia ser aplicada nas principais avenidas (onde tem muito ônibus) porque facilita bastante para os passageiros. Eu já senti que facilitou. Aqui ficava engarrafado mesmo… Às vezes, quando o ônibus anda devagar, vejo muitos passageiros reclamando para o motorista. Mas eles não entendem que a culpa é do trânsito, e não do funcionário!”

    MOTORISTA DA LINHA 175: ARNALDO GONÇALVES RODRIGUES DA HP
    “Todos os meus colegas motoristas comentam na garagem que o trânsito está fluindo melhor depois da proibição de estacionamento e criação da faixa preferencial. Os motoristas da linha 035 eram os que mais atrasavam devido ao trânsito. Hoje já não atrasam mais e cumprem o horário correto. Com certeza a medida ajuda e muito os clientes do transporte coletivo.”