-
RMTC apresenta a evolução do transporte coletivo
Primeiro capítulo da série conta a história das carruagens de aluguel que funcionavam em Londres e Paris no século XVII
A RMTC inicia hoje uma série de matérias em que apresenta a evolução do transporte coletivo: desde os aluguéis de carruagens até os ônibus modernos. Conheça agora como era o transporte coletivo nos séculos XVII, XVIII e XIX. Você não vai querer perder esta.
O transporte público urbano teve início no ano de 1600 em Londres e em 1612 em Paris quando surgiram as carruagens de aluguel puxadas por animais. Somente 50 anos depois desse modal, quando Paris já contava com 150 mil habitantes, que o matemático francês Blaise Pascal organizou o primeiro serviço regular de transporte público com linhas, itinerários e horários fixos e predeterminados. O serviço era realizado por carruagens com oito lugares, puxadas por cavalos e contava com cinco linhas.
O aparecimento quase que simultâneo do transporte público em várias cidades decorreu da Revolução Industrial, época que a demanda por transporte de funcionários para as fábricas passou a ser maior. Houve uma sensível mudança na produção dos bens que antes da Revolução eram feitos pelos próprios trabalhadores em suas casas de maneira artesanal ou semi-artesanal e posteriormente era necessário pensar na locomoção dos trabalhadores de suas casas até as fábricas onde ficavam as máquinas e ferramentas especiais necessárias para as novas tarefas diárias.
O porquê do nome ônibus
Na década de 1820, em Nantes (França), um proprietário de uma casa de banhos nos arredores da cidade notou que seus clientes estavam enfrentando dificuldades para chegar até seu estabelecimento. Para solucionar essa dificuldade, ele adquiriu um veículo de grandes dimensões para levar seus clientes até a casa de banhos. O sucesso do veículo chegou a tal ponto em que o veículo passou a ser utilizado pelas pessoas para se deslocarem dentro da cidade e não só para irem até a casa de banhos.Um dos pontos de parada desse veículo era em frente a uma loja de chapéus cujo dono chamava-se Omnes. Em frente à sua loja, existia uma placa em que estava escrito ´´Omnes-Omnibus“, cuja tradução era ´´Omnes Tudo para Todos“. Não demorou para que a população associasse o nome Omnibus ao veículo que parava em frente à loja e assim surgiu o termo ´´Omnibus“, precursor do termo Ônibus.Na próxima edição você confere a criação dos bondinhos e o criação dos ônibus.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)