-
RMTC disponibiliza 41 pontos em Goiânia para descanso dos motoristas de ônibus
Pontos de apoio são fundamentais para que motoristas retomem o trabalho de “cabeça fresca” para transportar passageiros com dignidade e respeito
Assim como qualquer trabalhador, os motoristas do transporte coletivo da RMTC têm direito a descanso diário durante o período de trabalho. Descanso este, no caso deles, ainda mais importante, já que enfrentam o trânsito estressante de Goiânia cotidianamente. Pensando no conforto e bem estar destes profissionais, a RMTC disponibiliza 41 locais espalhados na Região Metropolitana exclusivamente destinados ao descanso dos motoristas. São os chamados Pontos de Apoio.
Neles, os profissionais encontram infraestrutura completa: banheiro, armários de pia, microondas, escaninho, geladeira, bebedouro e mesa de refeitório. Um ambiente acolhedor e confortável para que o motorista relaxe entre uma viagem e outra. Desta forma, dão continuidade ao trabalho mais relaxados e motivados, de “cabeça fresca” para transportar os usuários com dignidade e respeito. Além da infraestrutura, a localização dos pontos de apoio também foi criteriosamente estudada. Eles foram implantados em locais estratégicos para não prejudicar a operação. Davi Gaudino de Araújo é motorista da RMTC desde 1989. Há pouco mais de um ano transporta, todos os dias, os passageiros da Linha 580 (T Bíblia/ BR-153/ T.Araguaia).
Ele explica que a maioria dos motoristas trabalha cerca de quatro horas seguidas e têm entre uma hora e meia de intervalo. Tudo devidamente controlado para que a operação não seja prejudicada nas ruas da grande Goiânia. “O trânsito da cidade é muito estressante. Este período de descanso é fundamental”, explica o motorista. “Aproveito o tempinho também para fazer uma refeição e me alimentar com calma. Minha comida já está ali na geladeira, daqui a pouquinho vai direto pro microondas!” descontrai. Ele finaliza mandando um recado para a equipe da RMTC responsável pela reforma: “Ficou muito bom! Estão de parabéns!”.
Reforma
Mais de R$ 840 mil foram investidos na reforma de todos os Pontos de Apoio, que foram reformados entre os meses de julho e setembro deste ano. “O investimento trouxe 100% de melhorias. Agora temos água gelada, microondas e geladeira”, comemora o Davi. Romildo Batista de Souza, colega de Davi, concorda. “Tudo melhorou. Depois da reforma, os pontos de apoio ficaram ótimos”, diz. Ele destaca o banheiro próprio para motoristas, que trouxe mais conforto e higiene. Além disso, Romildo lembra a importância do descanso entre as operações. “Não trabalho em linha fixa, como meu colega Davi. Cada dia estou em uma operação diferente, portanto sinto que o descanso é ainda mais necessário no meu caso”.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)