• RMTC disponibiliza 41 pontos em Goiânia para descanso dos motoristas de ônibus

    27/11/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    Pontos de apoio são fundamentais para que motoristas retomem o trabalho de “cabeça fresca” para transportar passageiros com dignidade e respeito

    Ponto de Apoio: descanso aos motoristas de ônibus

    Assim como qualquer trabalhador, os motoristas do transporte coletivo da RMTC têm direito a descanso diário durante o período de trabalho. Descanso este, no caso deles, ainda mais importante, já que enfrentam o trânsito estressante de Goiânia cotidianamente. Pensando no conforto e bem estar destes profissionais, a RMTC disponibiliza 41 locais espalhados na Região Metropolitana exclusivamente destinados ao descanso dos motoristas. São os chamados Pontos de Apoio.

    Neles, os profissionais encontram infraestrutura completa: banheiro, armários de pia, microondas, escaninho, geladeira, bebedouro e mesa de refeitório. Um ambiente acolhedor e confortável para que o motorista relaxe entre uma viagem e outra. Desta forma, dão continuidade ao trabalho mais relaxados e motivados, de “cabeça fresca” para transportar os usuários com dignidade e respeito. Além da infraestrutura, a localização dos pontos de apoio também foi criteriosamente estudada. Eles foram implantados em locais estratégicos para não prejudicar a operação. Davi Gaudino de Araújo é motorista da RMTC desde 1989. Há pouco mais de um ano transporta, todos os dias, os passageiros da Linha 580 (T Bíblia/ BR-153/ T.Araguaia).

    Davi Gaudino e Romildo Batista: motoristas elogiam pontos de apoio

    Ele explica que a maioria dos motoristas trabalha cerca de quatro horas seguidas e têm entre uma hora e meia de intervalo. Tudo devidamente controlado para que a operação não seja prejudicada nas ruas da grande Goiânia. “O trânsito da cidade é muito estressante. Este período de descanso é fundamental”, explica o motorista. “Aproveito o tempinho também para fazer uma refeição e me alimentar com calma. Minha comida já está ali na geladeira, daqui a pouquinho vai direto pro microondas!” descontrai. Ele finaliza mandando um recado para a equipe da RMTC responsável pela reforma: “Ficou muito bom! Estão de parabéns!”.

    Reforma

    Mais de R$ 840 mil foram investidos na reforma de todos os Pontos de Apoio, que foram reformados entre os meses de julho e setembro deste ano. “O investimento trouxe 100% de melhorias. Agora temos água gelada, microondas e geladeira”, comemora o Davi. Romildo Batista de Souza, colega de Davi, concorda. “Tudo melhorou. Depois da reforma, os pontos de apoio ficaram ótimos”, diz. Ele destaca o banheiro próprio para motoristas, que trouxe mais conforto e higiene. Além disso, Romildo lembra a importância do descanso entre as operações. “Não trabalho em linha fixa, como meu colega Davi. Cada dia estou em uma operação diferente, portanto sinto que o descanso é ainda mais necessário no meu caso”.

    Placas com missão, visão, valores, política de qualidade e objetivo estratégicos

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Armário destinados aos motoristas