• Rotina de limpeza é feita diariamente em terminais e veículos da Rede

    17/10/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    Realizar a limpeza dos ônibus e proporcionar ambientes mais confortáveis é prática diária que garante maior conforto e comodidade ao usuário do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia

    Ônibus é lavado na garagem diariamente

    Os ônibus que circulam nas linhas que integram a Região Metropolitana de Goiânia passam diariamente por um processo de higienização interna e externa. A limpeza completa do veículo é realizada após o término de sua operação, quando os mesmos são recolhidos à garagem. Uma equipe terceirizada contratada é a responsável pela tarefa de garantir ônibus limpos e bem cuidados.

     

    Os funcionários que integram as equipes de limpeza iniciam o processo a partir de uma vistoria completa no interior do veículo para verificar as condições do mesmo e se existem objetos esquecidos, como documentos e objetos pessoais. Em seguida, é feita a remoção de partículas de sujeira, como fuligens geradas pela poluição atmosférica, que se acumulam após cada viagem feita, utilizando uma mistura de sabão neutro com desengraxante. A limpeza, além de conservar o veículo, é uma atitude que garante o bem estar e preserva a saúde de motoristas e passageiros, pois suor e algumas bactérias que causam micoses e alergias são removidos.

    Durante a limpeza, os equipamentos dos ônibus, como leitor de Sitpass, GPS, GPRS e computador para comunicação com a Central de Controle Operacional (CCO) são cobertos com capas plásticas para que a água não atinja diretamente os aparelhos, evitando que sejam danificados ou prejudicando seu funcionamento.

    Campanhas internas são realizadas nas empresas operadoras do serviço, onde os funcionários são orientados a manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Os motoristas também passam por um processo de conscientização. Durante o treinamento, os novos funcionários são orientados a conservar o ambiente de trabalho, mantendo a limpeza e a ordem em dia, ações inclusas no regulamento interno das empresas. Uma parceria feita entre as empresas e a Gestão de Terminais (GTE) garante a conscientização dos motoristas e funcionários através de reuniões e treinamentos.

    A limpeza dos terminais também é feita através de equipe terceirizada, mas garantir a ordem é dever de todos. Wilma Avelar, Gestora de Terminais, avalia a higienização, tanto dos ônibus quanto dos terminais, como forma de garantir comodidade: “A limpeza gera comodidade para o cliente. E mais do que isso, é dignidade. Um ambiente limpo é digno de ser usado”.
    DICAS:

    • Não jogue lixo dentro do ônibus. Reserve-o para descartá-lo posteriormente;
    • Não arranque os cartazes fixados no interior do veículo, assim como os adesivos. Eles são colocados para passar informações relevantes sobre a operação do serviço e servem como meio de comunicação da empresa com o cliente;
    • Não coloque o pé no banco. Mais que uma questão de limpeza, trata-se de bom senso;
    • Não danifique qualquer item no interior do ônibus. Lembre-se: depredação de bem público é crime. É um dever do usuário preservar pelo seu patrimônio. Assim, é possível melhorar cada vez mais a qualidade do serviço.

    Funcionários se preparam para lavar o ônibus