-
Rotina de limpeza é feita diariamente em terminais e veículos da Rede
Realizar a limpeza dos ônibus e proporcionar ambientes mais confortáveis é prática diária que garante maior conforto e comodidade ao usuário do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia
Os ônibus que circulam nas linhas que integram a Região Metropolitana de Goiânia passam diariamente por um processo de higienização interna e externa. A limpeza completa do veículo é realizada após o término de sua operação, quando os mesmos são recolhidos à garagem. Uma equipe terceirizada contratada é a responsável pela tarefa de garantir ônibus limpos e bem cuidados.
Os funcionários que integram as equipes de limpeza iniciam o processo a partir de uma vistoria completa no interior do veículo para verificar as condições do mesmo e se existem objetos esquecidos, como documentos e objetos pessoais. Em seguida, é feita a remoção de partículas de sujeira, como fuligens geradas pela poluição atmosférica, que se acumulam após cada viagem feita, utilizando uma mistura de sabão neutro com desengraxante. A limpeza, além de conservar o veículo, é uma atitude que garante o bem estar e preserva a saúde de motoristas e passageiros, pois suor e algumas bactérias que causam micoses e alergias são removidos.
Durante a limpeza, os equipamentos dos ônibus, como leitor de Sitpass, GPS, GPRS e computador para comunicação com a Central de Controle Operacional (CCO) são cobertos com capas plásticas para que a água não atinja diretamente os aparelhos, evitando que sejam danificados ou prejudicando seu funcionamento.
Campanhas internas são realizadas nas empresas operadoras do serviço, onde os funcionários são orientados a manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Os motoristas também passam por um processo de conscientização. Durante o treinamento, os novos funcionários são orientados a conservar o ambiente de trabalho, mantendo a limpeza e a ordem em dia, ações inclusas no regulamento interno das empresas. Uma parceria feita entre as empresas e a Gestão de Terminais (GTE) garante a conscientização dos motoristas e funcionários através de reuniões e treinamentos.
A limpeza dos terminais também é feita através de equipe terceirizada, mas garantir a ordem é dever de todos. Wilma Avelar, Gestora de Terminais, avalia a higienização, tanto dos ônibus quanto dos terminais, como forma de garantir comodidade: “A limpeza gera comodidade para o cliente. E mais do que isso, é dignidade. Um ambiente limpo é digno de ser usado”.
DICAS:• Não jogue lixo dentro do ônibus. Reserve-o para descartá-lo posteriormente;
• Não arranque os cartazes fixados no interior do veículo, assim como os adesivos. Eles são colocados para passar informações relevantes sobre a operação do serviço e servem como meio de comunicação da empresa com o cliente;
• Não coloque o pé no banco. Mais que uma questão de limpeza, trata-se de bom senso;
• Não danifique qualquer item no interior do ônibus. Lembre-se: depredação de bem público é crime. É um dever do usuário preservar pelo seu patrimônio. Assim, é possível melhorar cada vez mais a qualidade do serviço.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (5)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (679)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)