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Faixa exclusiva para ônibus diminui tempo de viagens no Distrito Federal
A eficiência das faixas exclusivas para ônibus – como tentativa de fluidez do trânsito e incentivo ao uso do transporte público – já tornou-se uma discussão rotineira no Distrito Federal. Se no início da implantação do sistema, no dia 27 de dezembro de 2011, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), os motoristas de veículos de passeio não viram as faixas com bons olhos, hoje a história é um pouco diferente. O Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e usuários do transporte destacam diminuição no tempo de viagem dos ônibus. E as infrações relacionadas ao não respeito da regra começam a diminuir.
Embora ainda existam condutores de carros e até mesmo alguns motoristas do coletivo urbano incomodados com a utilização do sistema, de acordo com o DFTrans, passageiros de ônibus que circulam pelas faixas exclusivas diminuíram o tempo de viagem na maioria dos trajetos. Na EPNB, por exemplo, usuários passam 20 minutos a menos nos coletivos, somando o trajeto de ida e volta. Nas vias W3 Sul e Norte, são 15 minutos. Quanto à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o órgão informou que o corredor prioritário trouxe segurança à via, a partir do momento em que motoristas de ônibus não podem trafegar em velocidade pelas faixas centrais.
Para o DER, os corredores exclusivos da EPNB e EPTG funcionam de maneira satisfatória, atualmente. De acordo com o órgão, a faixa da EPTG funcionará ainda melhor quando os coletivos que circulam pela via receberem portas do lado esquerdo, o que deve ocorrer após licitação para implantar novo sistema de transporte público no DF, suspensa pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recentemente.
No DF, existem atualmente cinco faixas exclusivas para ônibus. Nas vias EPNB, EPTG, W3 Sul e Norte e Setor Policial Sul, coletivos podem trafegar livremente (na teoria) pela extrema direita. Apesar da dificuldade inicial para aceitarem o novo sistema, motoristas de carros de passeio e de coletivos mostram sinais de melhora. Entre os dias 7 e 13 de maio, quase 300 motoristas foram penalizados por agentes do Departamento de Trânsito (Detran) na W3 Sul. O levantamento atual aponta que até o dia 31 de maio, o número continua sem extrapolar as três centenas de multas aplicadas. As infrações variam entre R$ 53,20 e R$ 85,13.
O diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, destacou que todas as faixas exclusivas para ônibus do DF funcionam eficientemente quanto à diminuição do tempo que usuários do transporte perdem em coletivos. “As faixas exclusivas que ligam a EPTG, Setor Policial, W3 Sul e Norte formam um grande corredor até a área central do Plano Piloto. São quase 30 quilômetros, na qual os usuários do transporte público ganham um tempo”, comentou.
Além do aumento destacado no respeito à faixa exclusiva, também é possível notar aceitação entre os usuários dos coletivos. O Alô Brasília visitou pontos de ônibus e constatou que muitos passageiros que utilizam diariamente o transporte público, em trechos que recebem o sistema, têm notado diferença no tempo de viagem. A atendente telefonista Juliana Mendes, 28 anos, move-se do Guará ao Plano Piloto todos os dias, em horários de pico, e garantiu que agora passa menos tempo dentro do ônibus. “Antes demorava entre 40 e 50 minutos para chegar em casa. Agora, cerca de 30. Sou a favor da faixa exclusiva”, revelou.
Fonte: Lucas Dutra – Jornal Alô Brasília.
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