• Modernização do Sistema de Transporte chega às Estações de Conexão

    23/04/2012 Categoria: Esclarecimentos

    O novo ambiente de embarque experimentado pelos novos e modernos terminais de passageiros começa a ser implantado nas estações de conexão, que são estruturas formadas por conjunto de abrigos em locais onde existe mais de uma linha alimentadora na conexão e o fluxo de passageiros é superior a 1000/dia e distribuídos na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). A chamada ECO é uma forma de dar segurança e conforto na integração eletrônica, em locais onde existe um grande fluxo de usuários e linhas.

    Os primeiros beneficiários do projeto são os moradores da região do Parque Trindade e Parque Atheneu. Eles vão receber melhorias na ECO TRINDADE renovada, com piso limpo, iluminação de qualidade, acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

    Hoje, pela manhã, a gestora de projetos da RMTC, Cristina Afonso, esteve juntamente com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), José Carlos Xavier (Grafite); e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, fazendo visita à ECO TRINDADE, marco do início das obras de sua qualificação, que terá duração de 30 dias.

    O projeto de reforma prevê a construção de um conjunto de três abrigos com cobertura e assentos para até 40 pessoas. Será instalado um totem de identificação e será reconstruído todo o calçamento com rebaixamento em rampa para acesso de cadeirantes. A iluminação ficará por conta da Prefeitura de Goiânia, através dos postes de iluminação em pétalas, que garante sensação da luz do dia.

    Outra melhoria da reforma será na sinalização já testada e aprovada nos grandes terminais. Haverá um painel de informações sobre as linhas e horários dos itinerários que passam ou partem do local. Também haverá espaço para orientação sobre uso de serviços via celular ou computador, como SMS, WAP e o próprio site da RMTC. Com eles, o usuário poderá programar a viagem com exatidão, sem perder tempo com espera. Um mapa simplificado da região será exposto para localização da ECO na malha de linhas da região, incluindo dicas sobre pontos importantes nas proximidades, como hospitais, segurança e serviços.

    No entorno da Eco também serão realizadas muitas melhorias, como sinalização viária pontual (demarcação da linha de bordo, demarcação da faixa de contenção, sinalização horizontal e vertical). A jardinagem e paisagismo darão mais vida ao ambiente.

    ECO TRINDADE
    Atuais linhas (e sub-linhas) Integradas e Alimentadoras:
    002 (Pq. Atheneu/Centro/Rodoviária)
    – 002 (PC Trindade/T. Isidória/Praça Cívica)
    – 002 (Pq. Ateneu/T. Isidória/Rodoviária)
    014 (Pq. Atheneu/Campinas)
    – 014 (PC Trindade/Av. Mutirão/Av. D)
    021 (Pq. Atheneu/Flamboyant/T. Bíblia)
    208 (PC Trindade/Jd. Mariliza)
    201 (PC Trindade/Pq. São Jorge)
    567 (PC Trindade/Pq. Trindade)
    591 (PC Trindade/Vale das Pombas).

    Além da ECO – também está prevista a construção do chamado PC, ou Ponto de Conexão, pontos distribuídos na Região Metropolitana de Goiânia onde existem apenas uma linha alimentadora na integração e o fluxo de passageiros na transferência é menor que 1000 pessoas por dia. Serão instalados os PCs Jardim Progresso, Papilon, Mabel, Diamante e Amazônia.

    Depois da ECO Trindade  provavelmente serão construídas as ECOs Laranjeiras e São Francisco, ainda na dependência de definições de áreas pela CMTC.